Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O que deixa um patrocínio bonito?

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Rho

Rho 11 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 14/04/2017 às 12:56
Por Rho Rangel (@rho.rangel)

Fala Fiel!

Com as recentes notícias sobre a saída da Caixa do espaço master do nosso manto, andei pensando em fazer um pequeno guia sobre o que torna um patrocínio bonito em uma camisa de futebol.

Eu já cheguei a fazer diversos mockups de camisas do Timão e durante essa experiência cheguei a algumas conclusões.

Obs: claro que, em tempos difíceis não dá pra ficar escolhendo esse ou aquele patrocínio, essa é uma análise puramente estética. Como disse um cara aqui no forum: 'Pagando bem, pode ser até Dolly!' ... Então relaxa e cola ae.

  • O que de fato deixa um patrocínio bonito?

A resposta é a combinação de simplicidade da forma e uniformidade das cores.
Tome como exemplo o patrocínio da Volkswagen no Wolfsburg da Alemanha.

Repare que o uniforme inteiro do time é verde e bem no meio existe um círculo azul. Isso é um exemplo de falta de uniformidade das cores. Ainda nesse exemplo é possível notar a ausência da simplicidade, já que os patrocínios mais elegantes são geralmente escritos, e nesse caso optou-se por colocar o logo redondo.

E você deve estar pensando: 'É claro que uma empresa como a Volkswagen não tirará suas cores e seu formato padrão do logo...'

Bem, de 2008 a 2012, o D.C. United dos EUA jogaram com o patrocínio da montadora alemã. Embora continua o círculo horroroso, as cores mudaram para se 'ajustar' às do time. Ficando muito mais natural:

Pensando nisso, algumas coisas precisam ser ditas. Alguns clubes tem, de uma certa forma, a se darem melhor com um tipo de patrocínio que outros.

Dessa vez vamos analisar as seguintes imagens e me diga qual melhor combinou com as cores do time e as da marca:

É nítido que a camisa do Inter tem uma aceitação visual muito mais forte que as demais.

Mesmo com a Coca deixando suas cores de lado para se ajustar às do Palmeiras ou do Grêmio (que tem as cores da Pepsi!) é possível notar que ainda há uma falta de uniformidade no conjunto completo, embora o logo esteja simples e bem disposto nos uniformes.

  • E quando o patrocínio é o que tem pra hoje?

Nos exemplos acima pode-se notar que houve, em alguns casos, uma preocupação em fazer uma montagem com as cores de modo que ficasse mais natural possível (imagine só o texto da Coca em vermelho na camisa do Palmeiras... Ai meus olhos!).

Mas em alguns casos, as cores do time a as da marca simplesmente não combinam! Veja do que estou falando:

Embora o logo do BMG é bonito com letras bem grandes, nota-se que as cores acabam atrapalhando e 'poluindo' o uniforme dos clubes. O do Cruzeiro, acho, que seria o mais fácil de arrumar, apenas mudando a cor de laranja para branco, já que as principais cores do banco são essas mesmas. Mas no caso do São Paulo isso não seria tão simples...

... Já que o preto tiraria a identidade visual da marca em questão.

Volto, assim, no tópico acima. Quando eu disse que existem certo patrocínios que são melhores em uns uniformes e piores em outros.

  • Tá, então cadê os bons patrocínios?

Vamos lá então!

Em alguns casos, como da companhia aérea Emirates, pouco importa as cores do time já que seu próprio logo não faz uso intenso das cores para 'marcar território'.
Veja, que eles já pintaram mantos brancos, roxo, azul, vermelho, rosa, amarelo... E por ai vai! E em todos os casos é possível notar simplicidade e como o logo se encaixa perfeitamente no uniforme.

A Pirelli também é outra que, na minha opinião, acertou:

Podem me julgar, mas deixando o clubismo de lado, a camisa dos sem mundial e com a mãe Crefisa acabou funcionando muito bem também:

  • Ok, mas o que tudo isso tem haver com o Timão?

Bem, o melhor ficou no fim.

Em relação ao Todo Poderoso fico feliz em ver que já acertamos muitas vezes. (tirando as duchas Corona, que Meu Deus né!)

A Neo Química foi a que melhor funcionou no nosso manto nos últimos anos. Já usamos na branca, na preta, em bege e até grená! Todas lindas!

Não é atoa. Duas das camisas favoritas da Fiel são justamente a do Centenário e a em homenagem ao Torino! Repare que a Bozzano também não faz feio nas mangas, deixando tudo mais natural aos olhos.

A Batavo já errou mas também já acertou:

A Kalunga também acertou em cheio:

Falando da Caixa agora. Eu particularmente não gostava muito da forma como o logo deles era exibido no nosso manto (aquele azul). Porém, na camisa comemorativa do terrão (sim, aquela laranja que você odeia) eu me surpreendi com a mudança que eles fizeram. Claro, eles têm laranja no logo e nossa camisa ficou laranja então... Não se esperava menos. O resultado foi magnífico:

Vale lembrar da vez que eles estamparam 'Hexa' na camisa, comemorando nosso sexto título brasileiro! (O que estragou foram esses quadradinhos amarelos...)



  • Deixe sua opinião!

Eae, gostou? Não? (sério?!). Concorda, discorda ou nunca tinha parado pra pensar a respeito? Me conte nos comentários sobre o que você achou.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Wellington Henrique

Ranking: 3.939º

Wellington 730 posts

@w.henry em 14/04/2017 às 13:25

O que deixa bonito é os milhões em caixa de preferência o que pagar mais

Foto do perfil de Adriano Moraes

Adriano 18 posts

@drimoraes em 14/04/2017 às 18:17

Excelente tópico!

Sou designer gráfico e esse erro visual é muito comum aqui no Brasil, coloco também a camisa do Cruzeiro que foi 'enfeiada' a um bom tempo, mas pouca gente dá importância para isso, realmente.

É possível e aconselhável aliar um trabalho limpo a um grande investimento.

Lembro da disposição que a Batavo anunciava na nossa camiseta no fim dos anos 90, em um tom de azul claro, meio ciano. Na camisa Away, no lugar do 'quadrado branco' -que a Medial adorava fazer na camisa de 2008- o patrocínio era destacado por uma margem branca que envolvia o nome da empresa e acompanhava o desenho das listras da camisa.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Danilo Carvalho

Ranking: 8.138º

Danilo 244 posts

@danilo.carvalho2 em 15/04/2017 às 10:34

Nossa como tem gente que não sabe interpretar um texto sem por o clubismo a frente... Ótimo tópico parceiro, eu também não gosto da camisa do sem mundial, mas o ponto analisado aqui não foi esse.. Ótima analise, parabéns. Vamos torcer pra nossa diretoria de M E R D A acertar um patrocínio descente para o nosso poderoso Timão.

Foto do perfil de Renan Ferreira Da Silva

Ranking: 85º

Renan 15.629 posts

@fiel.renan em 15/04/2017 às 10:32

Analise perfeita!

Foto do perfil de Lucas Vinícius

Lucas 154 posts

@lucas.vinicius2 em 15/04/2017 às 09:23

Na minha opinião o que deixa a camisa bonita são os títulos, exemplo: Batavo 99,2009; Iveco 2012; Pepsi 2001,2002,2003.

Foto do perfil de Sthéfano Vieira Mello

Ranking: 2.847º

Sthéfano 1.100 posts

@sthefano.vieira.mell em 15/04/2017 às 09:11

Bela analise

Publicidade

Foto do perfil de Edison Timão

Ranking: 5.800º

Edison 426 posts

@timaodesde1972 em 15/04/2017 às 08:59

Saindo um pouco do foco do patrocínio, mas ainda na questão camisa, o que me incomoda bastante é o contorno branco do símbolo do Corinthians, que fica com cara de adesivo, um horror! Teria que, ou manter contorno branco para camisa clara e contorno preto para camisa escura ou contorno algum, somente o símbolo. Veja o exemplo no terceiro uniforme de jogo, azul, parece ou não um adesivo colado de improviso?

Foto do perfil de Alex Bahu

Ranking: 19º

Alex 32.447 posts

@alexbahu em 15/04/2017 às 05:46

O que deixa um patrocínio bonito? Vou te dizer...

Dinheiro muito dinheiro nos cofres do time, isso deixa lindo o patrocínio.

Foto do perfil de Fábio De Carvalho

Ranking: 147º

Fábio 11.119 posts

@fabiomcbaltz em 15/04/2017 às 02:39

'o logo do BMG é bonito com letras bem grandes' Sinto cheiro de sobrinho do corel nesse 'letras bem grandes' Hahahaha A marca é feinha...

O BMG laranja no uniforme azul combina porque são quase complementares.

De resto, preto e branco combinam com tudo, véi. Nem precisa de muito pra explicar.

Foto do perfil de Henrique Prainha Netto

Ranking: 3.141º

Henrique 979 posts

@henrique.prainha.net em 15/04/2017 às 01:07

A da coca cola no Timão ia ser bom A Zero ou no Palmeiras a Estevia entende..

Mais especificando falando zero ou estevia na

Camisa

Seria legal

Chevrolet, Ambev, Votorantin, Guerdal, Tigre, Bradesco, KALUNGA, Unilever, Bic, New Holand, Elma Chips, Walmart,...

Mais a que Mais queria seria a Samsung

Simples o logo, apenas escrito, e bem presença na camisa.

Problema é os pepas já terem usado