Venha fazer parte da KTO
x

Post de PAULO no fórum "Análise dos jogos" do Meu Timão

Parabéns pela avaliação. Muito interessante...

em Análise dos jogos > [QUADRO ALVINEGRO] Números de Corinthians x Chapecoense

Em resposta ao tópico:

Salve Fiel,

O jogo de ontem não saiu como esperamos. Não saímos de um empate com o time recém reconstruído da Chapecoense, muito em virtude da condição física comprometida do time devido as viagens e a gripe que atingiu o elenco essa semana.

O mapa de passes ilustra bastante do que foi o jogo. Muitos passes trocados entre os jogadores de defesa sem conseguir furar as linhas de marcação da Chape. Mesmo os jogadores de criação na frente, Jadson e Rodriguinho, só tiveram a posse de bola quando recuaram para armar o jogo de trás, sem conseguir a posse em terreno mais avançado. Balbuena foi o alvo preferido para a saída de bola, mas muito disso se deve a contusão do Pablo no fim do primeiro tempo. No posicionamento médio do jogo, pode-se enxergar o 4-2-3-1 de Carille que se tornou a variação tática mais utilizada pelo time.

(legenda: quanto maior o ponto de cada jogador, maior foi a posse de bola com ele. As setas representam que houveram 5 ou mais passes no jogo de um para outro jogador. Quanto mais grossa a seta, mais passes houveram.)

Muito embora eu acho que haja um exagero no tom, os críticos tem alguma razão em dizer que o Corinthians se sente muito mais confortável sem a obrigação de ter a bola, como dizem os nossos últimos resultados de mata-mata fora de casa. Quando teve a bola, como ontem (59%, 548 passes certos), pouco se consegue fazer para furar a barreira do adversário, ainda mais um bem organizado como a Chapecoense. 20 desarmes pode ser um número normal para um time de futebol, mas um pouco abaixo da média para um time intenso como o nosso, que consegue roubar bolas importantes já no campo de ataque.

Sobre o nosso número baixo de finalizações, é melhor comentar a luz do gráfico de xG (explicações sobre esse conceito no link* no fim do artigo). Pior do que as poucas chances criadas, é ver a baixa chance desses lances ocasionarem em gol. Por sorte contamos com a efetividade do Jô, que em sua única oportunidade no jogo conseguiu marcar o gol. É verdade também que o xG da Chape é inflado pela chance que teve Wellington Paulista a 50cm do gol e sem goleiro após um cruzamento desviado. Não fosse por isso, seria um jogo morno com poucas oportunidades reais pra cada lado.

Para reforçar a baixa qualidade das nossas chances no jogo, 3 foram de muito longe e apenas duas de dentro da área, enquanto a Chapecoense teve algum sucesso em infiltrar a nossa área e chegarem mais próximos ao Cássio, algo que é muito incomum tendo como base os nossos últimos jogos.

O WhoScored tem um score baseado nas estatísticas de cada jogador, que na minha opinião é superior ao Footstats, então passarei a usá-lo aqui nos meus tópicos. Considero o score do Footstats um pouco desequilibrado, causando com que atacantes frequentemente tenham o score médio superior ao dos defensores, enquanto no WhoScored não é incomum ver defensores que tiveram boas performances sendo eleitos o homem do jogo. Nosso melhor jogador em campo para o WhoScored foi Jô, com 7,2, logo atrás do condá Andrei Girotto (7,3). Jô esteve frequentemente em situações de pressão no jogo, o que o fez errar muitos passes, porém conseguiu na sua única oportunidade no jogo marcar o gol que nos deu um ponto na arena. Estatísticas detalhadas abaixo:

Conclusão: tivemos um jogo bem fora da curva do que estamos acostumados, e realmente não esperamos que essa seja uma atuação normal do Corinthians nesse Brasileirão 2017. Condição física ruim, gripe, confiança alta demais após os últimos resultados, tudo pode ter influenciado para um dos piores jogos que fizemos esse ano, além de uma Chapecoense taticamente obediente e aplicada. Fábio Carille vai ter uma semana livre pra trabalhar, recuperar seus jogadores e os trazerem de volta a realidade, passo importante para um campeonato como o brasileiro em que os estaduais frequentemente levam as análises a direções erradas. Nota triste para a contusão de Pablo, melhor jogador do Corinthians esse ano até aqui. Nossa zaga não é a mesma sem ele, é verdade, mas o time compacto como vem jogando deve minimizar os perigos para a última linha de quatro. Tanto Pedro Henrique como Léo Santos não são Pablo, mas são jogadores muito promissores e que podem agora ter uma boa sequência de jogos para mostrarem seu potencial. Que venha o Vitória no domingo!

* https://www.meutimao.com.br/forum-do-corinthians/analise-dos-jogos/397533/quadro-alvinegro-o-que-e-xg [Quadro alvinegro] o que é xg? Salve Fiel, Pretendo começar hoje uma nova sequência de tópicos, o Quadro Alvinegro. Após cada jogo, postarei uma análise estatística da partida com base em... meutimao.com.br meutimao.com.br

Fontes: Footstats, WhoScored e Opta via @11tegen11.

Responder ao post do PAULO

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Cristiano Oliveira

    Auditoria Ernest & young recomenda 3 ceos na arena!

    Última resposta há 1 segundo por Ueber Carvalho

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Professor girafales

    O Corinthians acabou depois da saída desse cara aqui

    Última resposta há 16 segundos por Lucas Batista Ferreira

    60respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Florencio Lesbhers

    Augusto resolverá questão do patrocínio do CT, Rubão e quitação da Arena, na semana que vem

    Última resposta há 19 segundos por Djalma Mosqueteiro

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Edney Paes

    Ernst & Young recomenda contratação de CEO, mas os urubus não querem!

    Última resposta há 25 segundos por Herbert de Souza

    51respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de FAMILIA NASCIMENTO 7

    Já tem treinador novo na área! Vamos debater!

    Última resposta há 30 segundos por Joslair Mendes

    99respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Wolverine

    Se o António Oliveira chutasse o balde, esse seria o time contra o Fluminense!

    Última resposta há 36 segundos por Master Chief

    114respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Indio Campaner

    A organizada SUMIU

    Criado em 5 minutos por Indio Campaner

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Aldo Silva

    Reunião pelo futuro do Cássio:precisa desse drama todo pra por o Cássio na reserva?

    Última resposta há 42 segundos por Rodrigo Portella

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Cascão

    Fora Tite no Twitter

    Última resposta há 45 segundos por Marco Magnago

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Loro José

    A ESPN nem disfarça mais kkkkkkkkkk

    Última resposta há 50 segundos por André Rossi

    151respostas

    acessar o tópico