Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Respeito e Igualdade

Tópico popular Entenda as regras
Foto do perfil de Thiago

Thiago 131 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/07/2017 às 14:25
Por Thiago Ferreira Fagundes (@zikaboleiro)

Amigos,

Venho escrever sobre algo que vem me incomodando um pouco.

A torcida do Corinthians é gigantesca, aproximadamente 1 de cada 6 pessoas no Brasil torce para o Corinthians. E isso significa que temos na nossa torcida uma quantidade gigante tanto de idosos quanto de crianças, tanto de homens quanto de mulheres, tanto de heterossexuais quanto de homossexuais, assim como pessoas das mais diversas origens e religiões.

Acredito que está na hora de assumirmos nossa identidade Corintiana de TIME DO POVO, e entender que, quando falamos POVO estamos falando de todos! Assim, sei que possa ser um apelo em vão, mas peço a todos que forem escrever algum artigo, post ou comentário, que releiam suas palavras e procurem ver se existe algum comentário malicioso ou que desrespeite alguém que também faça parte da nossa torcida.

Assumo que já chamei muito São Paulino de homossexual, bambi e outros adjetivos como se fosse algo ofensivo ou pejorativo. Hoje vejo que era imaturo e não vejo mais razões para fazer isso, afinal ser homossexual é apenas uma preferência ou característica tal como a cor de cabelo de alguém...não faz sentido por exemplo xingar alguém de ruivo, certo?

O mesmo vale para os comentários machistas, como utilizar termos exagerados ou exaltar características físicas da filha de treinador adversário, termos dos quais também assumo que já fiz uso. Lembrem-se que temos muitas mulheres no nosso fórum que não gostariam de serem chamadas desta maneira (os usuários número 1 e 2 do fórum por exemplo são mulheres). Assim como muitos aqui possuem filhas e irmãs, e tenho certeza que não gostariam que certas palavras fossem direcionadas a elas.

Assim, pode ser que este tópico seja lido por poucas pessoas, mas desde que ele faça com que uma pessoa já mude sua maneira de pensar e agir, ele já terá cumprido seu objetivo.

Por um fórum mais respeitoso, igualitário e, mais do que tudo, mais Corinthiano.

Abraços!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Páme Korinthianoús!

Ranking: 572º

Páme 4.873 posts

@oi.korinthioi em 25/07/2017 às 15:19

Um dos textos mais necessários deste Fórum. Sempre busco evitar apelidos em relação a qualquer coisa que não tenha a ver com futebol ao me referir a qualquer rival. Zoo Palmeiras por não ter mundial, ou coisas assim. Mas é isso, e sempre sem incentivar violência.

Corinthians é o time do povo, e o povo já foi excluído demais.

#VaiCorinthians!

Foto do perfil de Andre Leite Da Silva

Ranking: 624º

Andre 4.597 posts

@1989dasilva em 25/07/2017 às 15:51

E como devemos então nos referir aos são paulino? Porque um dia chamar um palmerense de porco foi uma ofensa hoje a torcida do Palmeiras canto porco em seu estádio.Quem define o que e certo ou errado? Quem define o Policamento correto? Quem tem superioridade moral e etcia pra dizer que tal expressão é machista, ou sexista ou homofóbica ou não?

Eu sinceramente gostaria de entender como então devem se sentor os corintianos que são chamados de galinha, gamba, ladrao, analfabeto, etc... Ou como se sentiam os palmeirenses de outras décadas que eram chamados de porco e tom pejorativo...

Eu tenho muito MEDO das pessoas que de maneira passiva e indireta tentam restigir e controlar a forma como as pessoas devem ou não falar... De se expressar ainda mais em um local com o estádio.Nao defesa de homofobia ou machismo, mas um questionamento sobre como, quando e quem deve dizer o que você, eu ou uma torcida deve ou não dizer, como deve ou não se referir a um rival... Tudo isso me parece um pouco autoritário.Digo isso porque tenho familiares homossexuais, torcedores de São Paulo e Palmeiras e eles sempre brincaram comingo e eu sempre briquei com eles.Nunca me senti ofendido por ter sido chamado de gamba, ladrao, analfabeto, galinha e eles nunca se sentiram ofendido pelos termos que normalmente são utilizados pra fazer referencia aos rivais.NUm pais que mata homossexual e mulheres como o nosso da maneira mais cruel, todos os dias, não entendo porque dentro de um ambiente de rivalidade mutual chamar um são paulino de bambi e ofensa...ME parece que como não temos como sociedade de realmente encarar os problemas de homofobia ou machismo, nos apegamos a coisa que de fato não prejudicam ninguém, só pra dizer que algo esta sendo feito

VAI SCCP!

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Lucas Monteiro

Lucas 179 posts

@lucaslmsccp em 25/07/2017 às 22:47

Discordo. Chamar são paulino de bambi é folclore do futebol, afinal os jogadores deles se comportam e/ou dão declarações suspeitas. Sobre a filha do Renato, ela é bonita mesmo e faz uso da imagem pra aparecer, o que eu acho fantástico, porque ele pega muita mídia (e algum dinheiro com isso) sem saber o que é trivela.

Futebol tá ficando chato, primeiro os jogadores não podem falar nada que já dá 'polêmica', agora a torcida tá entrando nessa onda também.

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.331 posts

@sr.fulano em 25/07/2017 às 20:17

O TEXTO É MUITO BOM!

MAS ACHO QUE PRECISA SEPARAR UM POUCO AS COISAS.

Quando chama de bambi as vezes é só na questão zoeira, não na forma pejorativa.

Pois entre amigos mesmo isso acontece, já vi pessoas que são grandes amigos, e zoando um já chamou o outro de bambi e o outro responde a vai gambá, no final estavam bebendo cerveja junto.

ENTÃO DEPENDO DO QUE SE DIZ, AS VEZES A DIFERENÇA É COMO SE FALA.

Uma coisa é usar um tom pejorativo, pra ofender e humilhar outro semelhante, outra coisa é só pra tirar onda com outros. E mesmo assim se a outra pessoa se incomodar, ai você para, pois precisa respeitar a outra pessoa, se ela entra na brincadeira tudo bem, se não, ai para.

POR QUE CORREMOS TAMBÉM O RISCO DO FUTEBOL VIRAR O POLITICAMENTE CORRETO. MAS DE FORMA CHATA!

Não pode confundir as coisas e levar pelo lado pessoal.

ESSE É UM ASSUNTO MUITO COMPLICADO!

Pois você diz uma coisa, e se for mal interpretado muitos já te julgam mal.

Acho que não pode haver comentários racistas e preconceituosas.

Mas algumas coisas são mais pra zoar do que realmente querer ofender.

POR EXEMPLO:

Muitos falam em homofobia por gritar bicha, na cobrança de tito de meta.

Mas se o público no estádio fosse de homossexuais, o grito seria hétero. Ou coisa do tipo. Pois a ideia é só provocar e irritar o adversário e não humilhar ou discriminar de forma pessoal.

Bem, essa é a minha opinião, respeito a opinião de todos.

Espero que um dia isso chegue a um senso comum.

Foto do perfil de Diego Bertoni Vieira

Ranking: 2.506º

Diego 1.263 posts

@bertoni em 25/07/2017 às 18:49

Muito bom, mais deixa a gente chama os saopaulinos de bambi vai?

Foto do perfil de Loko Por Ti Corinthians

Ranking: 111º

Loko 13.672 posts

@sercorintianoehotimo em 25/07/2017 às 18:33

Bom texto, mas acho que aqui normalmente as pessoas fazem uso em tom de brincadeira e não de preconceito.

Quando estamos falando dos bambis por exemplo, normalmente é uma expressão humorística, diferente que seria se eu falasse para uma pessoa de modo direto.

O respeito é mais necessário aqui para opiniões diferentes.

Publicidade

Foto do perfil de Renato Magalhaes

Ranking: 17º

Renato 34.924 posts

@rmagalhaes em 25/07/2017 às 16:57

Respeito a sua colocação..

é uma expressão de valor, conceito.

Não há que critica-lo.

Mas algumas situações são brincadeiras para descontrair.

Foto do perfil de Renan Corinthians

Ranking: 157º

Renan 10.939 posts

@gandalf1910 em 25/07/2017 às 15:38

Ao que tudo indica Respeito e Igualdade não são da natureza humana, basta ver a quantidade de pessoas que defendem racismo ou preconceito, sendo 'brincadeiras'.

Parabéns pelo tópico