Claudio Rissi
Mais um tópico fantástico. Parabéns, Ciro.
Estes dias mesmo um cara, que parecia ser flamenguista, postou aqui que os mulambos tem mais mídia de TV que o Timão. Agora ele poderá ter a certeza do contrário rs.
em Bate-Papo da Torcida > Corinthians é o recordista de IBOPE das emissoras e o clube com mais...
Em resposta ao tópico:
Fala fiel,
Primeiro é importante entender que o sistema de medição passou por diferentes fases, a primeira pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) rolou já no ano de estreia da TV no Brasil, em 1950. Até o fim dos anos 80, ela era feita de porta em porta, por um funcionário. A partir da década de 90, começou a funcionar o sistema atual, chamado peoplemeter, com um aparelho que pontua a audiência em tempo real. Um ponto equivale a 1% do universo pesquisado.
Atualmente, cada ponto no Ibope medido em São Paulo corresponde a 70.559 residências e 199.309 pessoas, e no RJ para se ter um parâmetro e entender porque muitas vezes mesmo com Ibope maior, não quer dizer que o Flamengo tem mais telespectadores, no Rio de Janeiro, um ponto equivale a 44.047 casas e 116.906 telespectadores.
Portanto, mesmo eventualmente o Flamengo conseguindo um ibope maior regionalmente, não quer dizer que teve mais telespectadores.
Exemplo: Final do Paulista, Corinthians e Ponte alcançou 39 pontos no ibope, equivale à 7.776,210 milhões de telespectadores, contra 40 pontos de Flamengo e Fluminense na final da Taça Guanabara que representam 4.676,240 milhoões de pessoas assistindo a final carioca.
É complicado medir audiência nível Brasil, porque depende da grade e das partidas transmitidas pela emissora.
Para se ter uma ideia, seguem as 10 partidas com maior audiência no Brasileiro de 2017, ao lado vou colocar a estimativa de telespectadores:
Palmeiras x Corinthians (SP) – 41 pontos - 8.171.669 telespectadores
Santos x Flamengo (RJ) – 33 pontos - 3.857.898 telespectadores
Sport x Flamengo (RJ) – 32 pontos - 3.704.992 telespectadores
Corinthians x São Paulo (SP) – 30 pontos - 5.979.270 telespectadores
Corinthians x Flamengo (RJ) – 30 pontos - 3.507.180 telespectadores
Corinthians x Flamengo (SP) – 30 pontos - 5;979.270 telespectadores
Vasco x Corinthians (SP) – 29 pontos - 5.779.961 telespectadores
Cruzeiro x Flamengo (RJ) – 29 pontos- 3.390.274 telespectadores
Flamengo x Palmeiras (SP) – 29 pontos - 5.779.961 telespectadores
Atlético-PR x Flamengo (RJ) – 28 pontos - 3.273.368 5.779.961 telespectadores
Nota-se que Corinthians ou Flamengo estão nas 10 top audiências do futebol Brasileiro, mas pelo Corinthians estar em SP, tem a facilidade de obter mais telespectadores.
Incrível que essa média acima de 28 pontos só clubes como Corinthians e Flamengo conseguem ultrapassar no Brasileiro. Outro jogo com grande audiência foi Santos e Palmeiras, duelo com mais audiência retirando a dupla RIO-SP alcançando a marca de 28 pontos de audiência. Fora do campeonato Brasileiro, o Palmeiras alcançou a marca de 30 pontos de audiência na Libertadores em sua eliminação contra o Barcelona. Mas a marca ainda seria menor por exemplo que Corinthians e Ponte pela final do Paulista que alcançou 39 pontos ou Corinthians e Palmeiras pelo Paulista com 35 pontos.
RECORDES:
REDE GLOBO:
O recorde atual da rede globo ainda é uma partida da seleção, Brasil e Turquia em 2002 atingiu inalcançáveis 75 pontos.
No que se trata de clubes de futebol, seu recorde é a final Corinthians e Boca Junior na final da Libertadores com 48 pontos de audiência (75% de participação). Corinthians e Boca em 2012 inclusive ultrapassou a maior audiência do Brasil na Copa de 2010, Brasil e Chile havia alcançado 46 pontos de audiência.
Em campeonatos Brasileiros, o recorde é esse de 2017 com 41 pontos (Palmeiras e Corinthians), ultrapassando o recorde anterior de Corinthians e São Caetano com os mesmos 41 pontos no Brasileiro de 2005.
SBT:
Final da Copa do Brasil de 1995 Grêmio vs Corinthians (54 pontos, com picos de 60 pontos);
Na época querendo investir em uma programação mais qualificada, o SBT comprou os direitos de transmissão da Copa do Brasil de 1995, que não tinha lá muita importância na época. Porém, aquela edição rendeu excelentes índices, porque o canal explorou bastante o fato do vencedor garantir uma vaga para a Copa Libertadores. Além disso, o fator Corinthians ajudou.
Essa final não foi só a partida com maior audiência da história do SBT, como a segunda maior audiência da história da emissora.
Naquela altura, a globo sentia pela segunda vez o que era perder para o Corinthians em uma concorrente. Já que o mesmo havia ocorrido pela primeira vez em 1990 com transmissão da Band. Mas, naquela época, a situação era pior. O SBT era uma rede muito maior, consolidada, e vice-líder na média geral de audiência em todo o país.
Bandeirantes:
1° Final do Mundial de clubes em 2000: Vasco e Corinthians (53,1 pontos em SP, 35 em todo Brasil)
2° Final do Brasileiro: Corinthians e São Paulo (53 pontos em SP)
Sim, recordes absolutos da emissora foram duas partidas doo Corinthians.
Dois banhos na Rede Globo, o primeiro da história com o novo formato de ibope, em 1990 foi Corinthians e São Paulo, e o segundo (e terceira final que a Globo perdia para o Corinthians) era o Mundial de 2000, recorde absoluto da bandeirantes.
Está aí a explicação de rivais tentarem chamar o primeiro mundial realizado pela Fifa de torneio de verão.
O torneio era a primeira tentativa de implantar o modelo atual, com representantes de todos os continentes. Parceira da Traffic, que estava ligada à organização da competição, a Band abocanhou os direitos de transmissão de forma exclusiva. Em uma tentativa de esvaziar o produto alheio, a Globo tratou a competição como um torneio menor e chegou a fazer uma espécie de boicote ao assunto em seus telejornais.
Não deu certo. Quando o torneio começou e Corinthians e Vasco foram enfrentando de Raja Casablanca a Real Madrid e Manchester United, a competição pegou. A Band, que dava média de 3 pontos no horário nobre, deu um salto para cerca de 25 pontos e bateu, com Corinthians x Real Madrid, o “Jornal Nacional” em termos de audiência.
O crescimento não passou despercebido. Quando a competição chegou às semifinais, a Globo tentou voltar ao jogo e procurou a Traffic para tentar transmitir os jogos decisivos. “A Traffic chegou sim a receber um pedido da Globo para poder transmitir a final entre Corinthians e Vasco, mas já tínhamos vendido os patrocínios com exclusividade de transmissão e não foi possível repartir os direitos naquele momento”, disse Juca Silveira, hoje diretor de planejamento do Grupo Bandeirantes e à época responsável pelo acordo com a Traffic.
A final fez a audiência explodir. Em uma sexta-feira à noite, a Band simplesmente bateu “Terra Nostra”, sucesso na época na faixa das 21h. A novela que contava a saga de imigrantes italianos tinha média de 50 pontos de audiência em nível nacional e parecia imbatível. No dia em que o Corinthians venceu o Vasco nos pênaltis, o romance entre Giuliana e Matteo marcou 30 pontos, contra 35 da decisão no Maracanã.
A postura da própria Globo à época, com o passar do tempo, foi revista. O selo de “torneio de verão” que foi colado na competição e incomoda os corintianos até hoje está alinhado com a linha editorial adotada pela emissora naquele momento.
Agora vejam se a Globo deixa de adquirir qualquer torneio que o Corinthians participa!
Inclusive alterava sua grade e abria mão de partidas de série A, para mostrar o Corinthians na série B.
Nas três bobeadas que a globo deu, perdeu para o Corinthians.
FONTE: