Venha fazer parte da KTO
x

Post de Dário no fórum "Off topic" do Meu Timão

O melhor time do Mundo

Uns tentam desvalorizar, outros fingem que não aconteceu; mas o fato é que todo clube tem inveja e queria ter o título mais importante que um clube pode almejar: o Campeonato Mundial de Clubes da Fifa. O torneio, disputado em janeiro de 2000, foi o primeiro campeonato interclubes que reuniu agremiações de todos os continentes habitados: Real Madrid e Manchester United da Europa; Corinthians e Vasco da Gama da América do Sul; Necaxa da América do Norte; Al Nassr da Ásia; Raja Casablanca da África; South Melbourne da Oceania.

Por esse motivo, é a única competição reconhecida pela FIFA, entidade máxima do futebol, como campeonato mundial interclubes. O time titular do Timão na competição era de botar medo em qualquer adversário. Relembrando… Dida no gol; Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber na linha de defesa; Rincón e Vampeta de volantes, sendo que o colombiano era o capitão; Marcelinho e Ricardinho na armação; Edílson e Luizão no ataque. No banco de reservas, outros nomes memoráveis como o volante Edu e o atacante Dinei.

PRIMEIRA FASE: O grupo A, com sede em São Paulo, contava com Corinthians, Raja Casablanca, Real Madrid e Al Nassr. A primeira partida do alvinegro foi contra o Raja Casablanca, no Morumbi. O Timão abriu o placar com Luizão, aos 4min do segundo tempo. Aos 20min, Fábio Luciano fez o segundo, de cabeça. Dizem as más línguas que a bola não entrou, mas o fato é que o jogo terminou 2 a 0 para o Coringão. No outro jogo do grupo, o Real Madrid bateu o Al Nassr por 3 a 1. Embalado, o Corinthians partiu para o jogo mais esperado da primeira fase, contra o poderoso Real Madrid, da Espanha. Foi o jogo de Edílson.

Ele marcou os dois do Timão no empate em 2 a 2. Se durante a semana o francês Karembeu afirmou desconhecer o capetinha, durante o jogo ele acabou conhecendo mais do que gostaria: no lance do segundo gol do Timão, Edílson cortou Roberto Carlos, deu um sensacional drible no meio das canetas do francês e fuzilou as redes de Casillas. O outro destaque da partida foi o goleiro Dida, que defendeu pênalti cobrado por Anelka, aos 36min do 2º tempo, quando a partida já estava 2 a 2, evitando a derrota do Coringão. O terceiro jogo foi contra o Al Nassr, da Arábia Saudita. O Timão precisava vencer por dois gols de diferença para ficar com um saldo de gols melhor que o do Real Madrid, que vencera a partida contra o Raja por 3 a 2. Numa noite chuvosa, o Timão fez o necessário: 2 a 0, com gols de Ricardinho e Rincón, o último aos 36min do 2º tempo (haja coração!).

DECISÃO: A final, contra o Vasco da Gama, que havia eliminado o forte Manchester United, foi disputada no Maracanã, no dia 14/01/2000. Nesta noite, 20 mil corintianos invadiram o estádio, que estava lotado para a grande decisão. Os jogadores do Corinthians, que já vinham em uma maratona de jogos desde o Brasileiro de 1999 (vencido pelo Timão!), estavam ainda mais desgastados pelas partidas duras da primeira fase do mundial, quase sempre disputadas sob chuva, e muitos jogaram a final no sacrifício, sentindo dores. O jogo foi nervoso, bastante disputado e o Timão se armou muito bem na defesa para conter o ataque carioca, que tinha Romário, Edmundo, Ramón e Juninho Pernambucano. Nos contra-ataques, Edílson e Luizão deixavam os cariocas arrepiados.

No final, o resultado foi um placar sem gols: 0 a 0. Nos pênaltis, o Timão confiava na habilidade de Dida para conquistar o título – e deu certo. Ele pegou a cobrança de Gilberto e, apesar de Jéfferson defender a batida de Marcelinho, Edmundo errou o alvo e deu o título para o Timão. O placar da disputa foi 4 a 3. Marcaram para o Timão Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu; pelo Vasco, Romário, Alex Oliveira, e Viola.

Com a transmissão da partida ao vivo para todo o Brasil, a Rede Bandeirantes de televisão registrou a maior marca de audiência de sua história: 53 pontos no Ibope, batendo todas as concorrentes durante toda a duração do jogo. Na hora das premiações, não poderia ser diferente: a Bola de Ouro da competição ficou com o capetinha Edílson.

Os dois gols anotados contra o Real Madrid e uma assistência foram alguns dos motivos que levaram a Fifa a premiar o atacante, que foi chamado de “sublime” e de “multi-talentoso” pelo site oficial da entidade.

www.wagnersalvi.com.br/index.php/historia/ Corinthians - A História de um Grande Time Resumo da História do Corinthians, com seus fatos mais marcantes wagnersalvi.com.br wagnersalvi.com.br

em Off topic > O melhor time do mundo no ano 2000

Responder ao post do Dário

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Torcedor Puto

    A reformulação só acaba quando Fagner e Cássio saírem!

    Última resposta há 13 segundos por Atum Seco

    78respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Chris e Greg

    Flamengo vai ser campeão brasileiro!

    Última resposta há 36 segundos por Cássio Ramos

    16respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Guilherme henrique

    Agora que fui ver os lances

    Última resposta há 2 minutos por Andre andre

    5respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caique Cavalcante

    Sendo franco sobre o Yuri Alberto

    Última resposta há 2 minutos por Anderson Zagalli

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fatner

    Preguiça de cornetar esse lixo de goleiro

    Última resposta há 2 minutos por Emici_D da fiel

    25respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Rodrigo

    Torcedores do Cássio são maus cego que do quecos próprios cego de verdade!

    Última resposta há 3 minutos por Yuri Alberto

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de Miliciano Ronaldo

    Amigos, estou desesperado. Preciso de um emprego

    Última resposta há 3 minutos por Vitor Ramos

    8respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Adeildo Félix

    Deu pra tirar algo de positivo do jogo? Difícil!

    Criado em 7 minutos por Adeildo Félix

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Corneta .

    RIP Cássio

    Última resposta há 8 minutos por Benjamin Bispo Barros

    38respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Irmão Metralha

    Nosso elenco é igual panela véia

    Última resposta há 8 minutos por Andre andre

    3respostas

    acessar o tópico