Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O melhor time do mundo no ano 2000

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Dário

Ranking: 4.915º

Dário 541 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 09/09/2017 às 15:26
Por Dário Barcelos (@branquinho.barcelos)

O melhor time do Mundo

Uns tentam desvalorizar, outros fingem que não aconteceu; mas o fato é que todo clube tem inveja e queria ter o título mais importante que um clube pode almejar: o Campeonato Mundial de Clubes da Fifa. O torneio, disputado em janeiro de 2000, foi o primeiro campeonato interclubes que reuniu agremiações de todos os continentes habitados: Real Madrid e Manchester United da Europa; Corinthians e Vasco da Gama da América do Sul; Necaxa da América do Norte; Al Nassr da Ásia; Raja Casablanca da África; South Melbourne da Oceania.

Por esse motivo, é a única competição reconhecida pela FIFA, entidade máxima do futebol, como campeonato mundial interclubes. O time titular do Timão na competição era de botar medo em qualquer adversário. Relembrando… Dida no gol; Índio, Adílson, Fábio Luciano e Kléber na linha de defesa; Rincón e Vampeta de volantes, sendo que o colombiano era o capitão; Marcelinho e Ricardinho na armação; Edílson e Luizão no ataque. No banco de reservas, outros nomes memoráveis como o volante Edu e o atacante Dinei.

PRIMEIRA FASE: O grupo A, com sede em São Paulo, contava com Corinthians, Raja Casablanca, Real Madrid e Al Nassr. A primeira partida do alvinegro foi contra o Raja Casablanca, no Morumbi. O Timão abriu o placar com Luizão, aos 4min do segundo tempo. Aos 20min, Fábio Luciano fez o segundo, de cabeça. Dizem as más línguas que a bola não entrou, mas o fato é que o jogo terminou 2 a 0 para o Coringão. No outro jogo do grupo, o Real Madrid bateu o Al Nassr por 3 a 1. Embalado, o Corinthians partiu para o jogo mais esperado da primeira fase, contra o poderoso Real Madrid, da Espanha. Foi o jogo de Edílson.

Ele marcou os dois do Timão no empate em 2 a 2. Se durante a semana o francês Karembeu afirmou desconhecer o capetinha, durante o jogo ele acabou conhecendo mais do que gostaria: no lance do segundo gol do Timão, Edílson cortou Roberto Carlos, deu um sensacional drible no meio das canetas do francês e fuzilou as redes de Casillas. O outro destaque da partida foi o goleiro Dida, que defendeu pênalti cobrado por Anelka, aos 36min do 2º tempo, quando a partida já estava 2 a 2, evitando a derrota do Coringão. O terceiro jogo foi contra o Al Nassr, da Arábia Saudita. O Timão precisava vencer por dois gols de diferença para ficar com um saldo de gols melhor que o do Real Madrid, que vencera a partida contra o Raja por 3 a 2. Numa noite chuvosa, o Timão fez o necessário: 2 a 0, com gols de Ricardinho e Rincón, o último aos 36min do 2º tempo (haja coração!).

DECISÃO: A final, contra o Vasco da Gama, que havia eliminado o forte Manchester United, foi disputada no Maracanã, no dia 14/01/2000. Nesta noite, 20 mil corintianos invadiram o estádio, que estava lotado para a grande decisão. Os jogadores do Corinthians, que já vinham em uma maratona de jogos desde o Brasileiro de 1999 (vencido pelo Timão!), estavam ainda mais desgastados pelas partidas duras da primeira fase do mundial, quase sempre disputadas sob chuva, e muitos jogaram a final no sacrifício, sentindo dores. O jogo foi nervoso, bastante disputado e o Timão se armou muito bem na defesa para conter o ataque carioca, que tinha Romário, Edmundo, Ramón e Juninho Pernambucano. Nos contra-ataques, Edílson e Luizão deixavam os cariocas arrepiados.

No final, o resultado foi um placar sem gols: 0 a 0. Nos pênaltis, o Timão confiava na habilidade de Dida para conquistar o título – e deu certo. Ele pegou a cobrança de Gilberto e, apesar de Jéfferson defender a batida de Marcelinho, Edmundo errou o alvo e deu o título para o Timão. O placar da disputa foi 4 a 3. Marcaram para o Timão Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu; pelo Vasco, Romário, Alex Oliveira, e Viola.

Com a transmissão da partida ao vivo para todo o Brasil, a Rede Bandeirantes de televisão registrou a maior marca de audiência de sua história: 53 pontos no Ibope, batendo todas as concorrentes durante toda a duração do jogo. Na hora das premiações, não poderia ser diferente: a Bola de Ouro da competição ficou com o capetinha Edílson.

Os dois gols anotados contra o Real Madrid e uma assistência foram alguns dos motivos que levaram a Fifa a premiar o atacante, que foi chamado de “sublime” e de “multi-talentoso” pelo site oficial da entidade.

www.wagnersalvi.com.br/index.php/historia/ Corinthians - A História de um Grande Time Resumo da História do Corinthians, com seus fatos mais marcantes wagnersalvi.com.br wagnersalvi.com.br

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Fiel

Ranking: 72º

Fiel 16.876 posts

@mclhp em 09/09/2017 às 15:47

Sou phd em mundial de 2000. Discuto com qualquer um sua legitimidade...E instruo os corintianos que não conhecem este campeonato para munir qualquer um sobre esta competição.

Foto do perfil de Marco Senna

Marco 76 posts

@marquinhos107 em 09/09/2017 às 17:08

Assisti aos dois mundiais conquistados pelo Timão! E o Vasco de 2000 era mais time que o Chelsea!

O Vasco era um TI-MA-ÇO!

Real Madri e Manchester United desdenham desse campeonato porque não venceram os clubes brasileiros.

Edmundo deitou no M.U e Edílson acabou com a carreira do Karembeu. A finalíssima foi uma das partidas mais emocionantes que eu já assisti do Timão. Se o Vasco tivesse ganho, teria feito com jus, foi um adversário digno que engrandeceu ainda mais a nossa conquista.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Sergio Campos

Ranking: 136º

Sergio 11.764 posts

@asrdecampos em 10/09/2017 às 14:45

Tenho uma opnião simples sobre isso.

Essa e a organizacao do Futebol partindo do Corinthians.

O Corinthians e filiado a federacao Paulista de Futebol. Que e afiliada da CBF, que e afiliada a FIFA. Então meus amigos o MAIOR DE TODOS e um time da FIFA que e a organizacao que controla o Futebol mundial. E se essa organizacao diz que o MAIOR DE TODOS e BI-CAMPEAO MUNDIAL quem sou eu para não concordar com eles. E só ir ao sitio da FIFA na internet e verificar a veracidade dessas informacoes.

Foto do perfil de Diogo Dionizio

Ranking: 4.047º

Diogo 704 posts

@diogo.dionizio em 10/09/2017 às 14:01

Belo tópico, parabéns.

Foto do perfil de Diogo Dionizio

Ranking: 4.047º

Diogo 704 posts

@diogo.dionizio em 10/09/2017 às 14:00

E vou dizer mais: Pra mim esse foi o nosso mundial mais difícil e o mais importante, pelo peso dos adversários. Fizemos um jogaço contra o Real Madrid, com chances iguais para os dois lados e um gol legítimo nosso anulado. Aquele gol do Edílson e o gol do Edmundo contra o Manchester mereciam placas, tamanha beleza. Edílson humilhou o zagueiro mais caro do mundo da época e foi o primeiro a estrear o Casillas, ainda menininho na época, em suas primeiras partidas.

Foto do perfil de Diogo Dionizio

Ranking: 4.047º

Diogo 704 posts

@diogo.dionizio em 10/09/2017 às 13:44

O time de 2000 foi o maior Corinthians que eu vi nesses 33 anos.

Podem desmerecer a vontade, o que importa é que a história foi escrita e somos, legitimamente, o primeiro campeão mundial de clubes da FIFA da História. Na primeira vez que a FIFA organizou um mundial, o Timão foi lá e papou a taça e olha que o plano da entidade máxima do futebol era ter uma final europeia no Maracanã, com Manchester do Beckham vs o Real Madrid do Raúl mas não esperavam Corinthians e Vasco e suas seleções. Toda vez que um anti tenta desmerecer os times, digo que o United abdicou de disputar a Copa da Inglaterra, a competição mais antiga do planeta, para jogar o primeiro mundial da Fifa e o Real Madrid, veio com força máxima, inclusive trouxe suas duas mais caras contratações da época, o Anelka e o Karembeu, que na época, era o zagueiro mais caro do mundo.

Foi um torneio maravilhoso, o maior da história.

Publicidade

Foto do perfil de Fernando Lima

Ranking: 7.314º

Fernando 292 posts

@fernando.lima33 em 10/09/2017 às 13:30

Já parou pra pensar? O Corinthians foi (É) o primeiro melhor do mundo do milênio? Isso é foda pra #$!@%.

Foto do perfil de Alex Bahu

Ranking: 19º

Alex 32.447 posts

@alexbahu em 10/09/2017 às 13:24

Já falei várias vezes aqui:

O Mundial de 2000 foi o maior Mundial da história do futebol mundial.

Foto do perfil de Anderson Silva

Ranking: 1.825º

Anderson 1.785 posts

@anderson.silva28 em 10/09/2017 às 13:17

O Mundial de 2000 foi a primeira, e, a melhor versão deste campeonato.
A nossa torcida tem que parar de querer provar alguma coisa para os antis, ou, para si próprio. Não deixem os argumentos (?) da antizada atingirem vocês.

Foto do perfil de Gunter Silvio Vieira Gomes

Ranking: 238º

Gunter 8.850 posts

@pracimadelas em 10/09/2017 às 11:31

Melhor time Corintiano que já vi jogar. Com exceção do Índio, todos os demais eram de nível de seleção.

Vampeta, Rincón, Ricardinho, Marcelinho, Edílson e Luizao. Dava gosto de ver jogar.

Molecada de hoje em dia que não teve o prazer de ver esse time, vá no YouTube e tirem suas próprias conclusões.