Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O problema do Corinthians na reação ao gol feito!

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de Felipe

Felipe 88 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 15/09/2017 às 16:36
Por Felipe Alexandre (@felipe.mazmanian)

Um dos problemas flagrados na queda de rendimento do líder. Corinthians é o time que mais abandona o ímpeto ofensivo 15 minutos depois de fazer 1 gol no BR17 e o que mais precisa aumentar suas finalizações 15 minuitos depois de sofrer 1 gol.

Além da grande queda proporcional, a média de 0,72 finalizações feitas nos 15 min posteriores ao gol marcado, é também a menor entre todos os times da Série A. Ninguém finaliza menos que o Corinthians depois de fazer 1 gol.

Após sofrer 1 gol, o time é o que mais aumenta o número de finalizações em porcentagem. O poder de reação, entretanto, não tem sido convertido em gols. O Corinthians é um dos times que ainda não conseguiu nenhuma virada no BR17.

A postura da equipe de Carille se compactar ao máximo estando à frente do placar para buscar matar os jogos nos contra-ataques acompanha o Corinthians desde o começo da temporada. Tanto no título Paulista, quanto na eliminação da Copa do Brasil e na ótima campanha no Campeonato Brasileiro.

Com a dificuldade em vencer as últimas partidas, a proposta fica mais evidenciada e, por muitos, criticada. Fato é que esse padrão de jogo proporcionou até então uma temporada muito além do esperado por todos no começo da temporada.

E agora? Permanecer com o mesmo estilo de jogo ou buscar alternativas?

Para saber todas as estáticas do seu time e dos adversários baixe a ferramenta de análise profissional Footstats Premium. Link em nossa Bio.

#Corinthians #Timao #FeAlvinegra #SCCP #ArenaCorinthians #CasaDoPovo #SulAmericana #SulAmericana2017 #CONMEBOLSudamerica #CampeonatoBrasileiro #Brasileirao2017 #Brasileirao #SerieA #FutebolBrasileiro #Futebol #Estatística #Footstats #FootstatsPremium

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhor resposta

Foto do perfil de Edson Rodrigues

Edson 173 posts

@edsonrodrigues em 15/09/2017 às 18:41

Em suma: Falta de equilíbrio emocional, perda da concentração, desobediência tática. Está na hora do Carille (que já fez mais do que se esperava) perder o medo e exigir mais do elenco.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Matheus Santos

Ranking: 6.428º

Matheus 366 posts

@matheuscayres em 16/09/2017 às 02:08

Percebe-se claramente o deselequilibrio em alguns jogadores, tipo Rodriguinho tentando driblar todo mundo como se fosse Messi, Fagner e Maycon querendo chutar de qualquer lugar, Jô sai da área pra buscar bola, Romero desespera, Jadson vive querendo dar balão na área.

Foto do perfil de All Colatra

Ranking: 39º

All 23.751 posts

@all.colatra em 15/09/2017 às 23:52

É a forma que o Corinthians joga e vem dando certo até aqui, penso que estatística é legal mas é complicado interpretar, como estamos falando de finalizações como são elas? São de chances claras ou lá de longe? Ou de bola parada? Qual a efetividade dos finalizadores? E também para recuar e segurar o resultado é necessário ter uma defesa segura coisa que o Corinthians tem, então nem sempre é o que parece, penso que seria mais interessante ver diferença nas estatísticas gerais de quando ganhava e agora que esta com dificuldades, acredito que isso possa mostrar um pouco mais onde o time esta errando.

Foto do perfil de Vagner Silva

Ranking: 31º

Vagner 27.512 posts

@vagner.silva13 em 15/09/2017 às 22:03

Tá na hora de Carille dar uma guinada no elenco, fazer algo semelhante ou próximo do que Tite fez em 2015

Foto do perfil de Peterson Alves

Peterson 30 posts

@jdzukic em 15/09/2017 às 21:34

O problema é a afobação. Todo time que propõe o jogo precisa ter muito paciência além de qualidade. O nosso time acelera o jogo de uma forma desorganizada e completamente equivocada depois que toma um gol, principalmente em casa.

Publicidade

Foto do perfil de Sandro Chaves Rossi

Ranking: 3.804º

Sandro 771 posts

@sandro.chaves.rossi em 15/09/2017 às 21:22

Temos que levar em consideração também que foram pouquíssimas vezes que ficamos atrás no placar esse ano, isso influencia demais. Acredito que o problema dessa falta de reação é o excesso de vontade de alguns jogadores quererem resolver o jogo sozinhos quando estamos atrás do placar. Rodriguinho está cada vez menos coletivista, quando o time sai atrás no placar isso piora, o mesmo vale para o Jadson que às vezes insiste demais em ser armador, acaba desperdiçando muitas bolas alçadas na área e lançamentos longos quando não há condição pra isso.

Mas em relação a essa questão de reação (e também efetividade), eu tenho uma indagação: nós temos excelentes batedores e estamos batendo muito pouco de fora da área, parece que o time tem a necessidade de ficar tocando a bola até alguém ficar de cara a cara com o goleiro, isso dificulta demais as coisas. Temos o Jadson e o Maycon no meio que batem muito bem na bola e fazem isso muito pouco, preferem infiltrar quando não dá ou tentar algum passe. O mesmo vale para o Fagner e o Arana, ambos pegam muito bem na bola, mas muitas vezes preferem uma jogada em profundidade pra conseguir um cruzamento. Parece óbvio, mas só vamos marcar gol quando finalizarmos.

Foto do perfil de Claudio Rissi

Ranking: 30º

Claudio 28.213 posts

@migo.pr em 15/09/2017 às 18:25

O Corinthians joga bem enquanto não acontece gol.

Se ele faz gol, então se acomoda lá atrás.

Se ele leva gol, os jogadores sentem a pressão e perdem o equilíbrio da coisa.

Foto do perfil de Gustavo Pinheiro

Gustavo 134 posts

@gustavo.pinheiro3 em 15/09/2017 às 18:19

Corinthians tem que jogar bola independente do adversário. Esse futebol de jogar no erro deve ser praticado apenas fora de casa.

Em Itaquera a conversa tem que ser outra!