Venha fazer parte da KTO
x

Post de Primo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

É o momento do Corinthians ir atrás.

em Bate-Papo da Torcida > Scarpa ainda não retornou ao Fluminense e pode receber uma grana...

Em resposta ao tópico:

Além de perder Scarpa de graça, Flu pode ter de pagar milhões ao atleta; Entenda a dívida
Jogador segue sem se comunicar com o Fluminense

Por Paulo Brito -
4 de Janeiro de 2018 9:40

Foto: Nelson Perez/FFC

O sinal de alerta está ligado no Fluminense. Depois da ausência do meia Gustavo Scarpa na reapresentação do elenco tricolor, no CT Pedro Antonio, na última quarta-feira, os membros da instituição verde, branca e grená temem pelo pior. A dívida com o jogador pode tirá-lo do Fluminense sem necessidade do pagamento de multa rescisória. E mais: o clube ainda pode ter de pagar os atrasados e indenizar o apoiador, causando um rombo de mais de R$ 40 milhões, ao todo, entre o que deixaria de ganhar e o que teria de desembolsar.

Para entender melhor a razão de o clube estar na iminência de sofrer uma ação trabalhista do camisa 10, as dívidas indicam o cenário. O NETFLU apurou que o Fluminense deve ao jogador quatro meses de direito de imagem, dois meses de parcela do 13º, além do atraso de duas férias e do fundo de garantia, bem como um mês de salário na carteira.

Engana-se, porém, quem pensa que apenas o atraso salarial (CLT) possibilita o ingresso na Justiça para o desligamento do clube. O direito de imagem, atualmente, pela Lei Pelé, faz parte da remuneração. É importante destacar ainda que o 13º e as férias contam como atraso salarial. Por fim, quando o clube abre um ciclo vicioso de pagar sempre um mês de salário quando está perto de completar três meses de débito, o cenário também é levado em conta numa ação trabalhista. Procurada pela reportagem do site, a assessoria de imprensa do Fluminense salientou que o clube não comentaria sobre o tema. O portal também tentou conversar com um dos agentes do atleta, que não respondeu ao contato.

A Lei Pelé, por sinal, deve ser a principal justificativa de Scarpa, caso realmente leve, junto com seus representantes, o caso para os tribunais. O parágrafo único do art. 87 somado ao artigo 31, escancara o problema que o Fluminense pode ter à frente, possibilitando a rescisão indireta do contrato contrato de trabalho do atleta.

Entenda:

Art. 87-A. O direito ao uso da imagem do atleta pode ser por ele cedido ou explorado, mediante ajuste contratual de natureza civil e com fixação de direitos, deveres e condições inconfundíveis com o contrato especial de trabalho desportivo. (Incluído pela Lei nº 12.395, de 2011).

Parágrafo único. Quando houver, por parte do atleta, a cessão de direitos ao uso de sua imagem para a entidade de prática desportiva detentora do contrato especial de trabalho desportivo, o valor correspondente ao uso da imagem não poderá ultrapassar 40% (quarenta por cento) da remuneração total paga ao atleta, composta pela soma do salário e dos valores pagos pelo direito ao uso da imagem. (Incluído pela Lei nº 13.155, de 2015)

Art. 31. A entidade de prática desportiva empregadora que estiver com pagamento de salário ou de contrato de direito de imagem de atleta profissional em atraso, no todo ou em parte, por período igual ou superior a três meses, terá o contrato especial de trabalho desportivo daquele atleta rescindido, ficando o atleta livre para transferir-se para qualquer outra entidade de prática desportiva de mesma modalidade, nacional ou internacional, e exigir a cláusula compensatória desportiva e os haveres devidos. (Redação dada pela Lei nº 13.155, de 2015)

§ 1o São entendidos como salário, para efeitos do previsto no caput, o abono de férias, o décimo terceiro salário, as gratificações, os prêmios e demais verbas inclusas no contrato de trabalho.

§ 2o A mora contumaz será considerada também pelo não recolhimento do FGTS e das contribuições previdenciárias.

A dívida com Scarpa, a exemplo do que ocorre com a maior parte do elenco, vem se arrastando ao longo da temporada. Apesar dos drásticos cortes de gastos, o Fluminense segue não suportando a folha salarial. Com pouca receita de sócios, patrocínio, renda de jogos e venda de produtos, a cúpula tricolor virou refém das cotas de TV e verbas conquistadas a partir da negociação de jogadores como Richarlison e Wendel. Scarpa, que também faria parte do bolo, agora é uma incógnita. Os empresários do armador são os mesmos que os do lateral Zeca, do Santos, que recentemente se desligou, sem custos, da agremiação paulista.

Responder ao post do Primo

Réplicas desse post

Foto do perfil de Matheus

Matheus 11.997 posts

@matheus.ferreira14 em 04/01/2018 às 13:38

Já está passando da hora

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Gabriel Tfarcenim

    Fausto

    Última resposta há 0 segundos por Jackson Nobre

    1resposta

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Pelé Rei

    Off: Rogério Ceni e Marcos em fim de carreira

    Última resposta há 19 segundos por Leonardo Abreu

    40respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcos

    Perfis de Anti

    Última resposta há 27 segundos por Cássio Cássio Cássio

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Metão Sobrinho

    Qual o problema desse Pedro Henrique?

    Última resposta há 29 segundos por Matheus Pinto Mayrink Magalhaes

    54respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Torcedor Corinthiano

    Rockzinho pesado, jogador fazendo cara de mal, roda de bobinho

    Última resposta há 42 segundos por Belo Cleiton

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Messi Corinthiano

    Carlos Miguel x Cássio nos últimos 14 jogos (Surra)

    Última resposta há 44 segundos por PiorPresidente da história

    74respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Gilberto Alves

    Chegou o momento crucial para o Antonio O, ou ele abre mão de jogador que não merece a titularidade...

    Criado em 13 minutos por Gilberto Alves

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de JR JR

    Cássio de saída

    Última resposta há 1 minuto por Matheus Pinto Mayrink Magalhaes

    12respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Torcedor Corinthiano

    90 % dos torcedores desse fórum merece o que está acontecendo

    Última resposta há 1 minuto por Jackson Nobre

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de LAÍZA VENÍ

    Os erros do Corinthians atualmente...

    Última resposta há 1 minuto por MCRIS DORA

    3respostas

    acessar o tópico