Venha fazer parte da KTO
x

Post de Lauro no fórum "Estádio do Corinthians" do Meu Timão

Muito bom o tópico, só não concordo em voltar ao Pacaembu, mesmo que parte das nossas glórias estejam ligadas ao estádio e somos infinitamente gratos, não podemos parar no tempo, nossa verdadeira casa é essa, a Arena Corinthians em Itaquera, é um sonho de muitos anos que se concretizou...como vamos pagá-la? Nao tenho a mínima ideia, isso fica por conta dos futuros Presidentes, que tem que acharem uma alternativa viável e renegociarem a dívida num valor que se possa pagar, mas que tem que ser paga, isso que o verdadeiro Corinthiano sonha, ter a casa quitada, aí, é só alegria...

em Estádio do Corinthians > Precisamos falar sobre a Arena

Em resposta ao tópico:

Apesar da nossa torcida ser formada por muito Pachecos, que preferem fechar os olhos para coisas erradas, acredito que precisamos falar sobre a Arena.

Sou um corintiano que teve uma chuteira Firula autografada pelo Neto e a camisa 10 da Kalunga com 10 anos de idade. Quando não tinha nem TV por assinatura, ouvia o Silvério narrando os jogos no Pacaembu ou Morumbi. Fui a muitos jogos. Já fui a pé do Morumbi até a Av. Santo Amaro porque não tinha dinheiro pra pegar dois ônibus depois de ver um ataque formado por Alcindo e Alex Rossi. Já apanhei no Canindé, já apanhei no ônibus. Já chorei, já passei mal, já fui muito feliz.

Mas em 2013, eu tive a primeira grande decepção como corintiano. A tragédia de Oruru me marcou demais e fez eu perder um pedacinho do coração preto e branco que sempre tive. Não é aceitável o presidente do clube defender marginais que assassinaram uma criança. Nem o rebaixamento me marcou tanto. Mas isso é outra história.

A segunda grande decepção foi a forma como o financiamento do projeto da Arena foi concebido. Gastou-se 1,2 bilhões de reais na sua construção. Pra fazer um comparativo, uma das arenas mais modernas do mundo, o Wanda Metropolitano do Atlético de Madrid, com capacidade para mais de 73 mil pessoas, custou 240 milhões de euros. Houve mais 66 milhões de euros em gastos com obras no entorno exigidas pela prefeitura de Madrid.

Quando você fala em mercado interno, não pode fazer conversão de moeda pela cotação de hoje. A conta é um pouco mais complicada, mas em relação ao preço do metro quadrado em Madrid e em São Paulo fica quase um pra um. Segundo o site Global Property Guide o preço médio em Madrid é de €4382,00 por metro quadrado enquanto em São Paulo é em torno de R$4000,00. Ou seja, o Atlético de Madrid construiu um estádio com quase o dobro da capacidade da Arena Corinthians, com tudo que há de mais moderno e gastou 1/4 do preço da Arena se seguirmos essa lógica. Mas se você Pacheco, quiser converter, ainda dá menos de 1 bilhão de reais sem as obras do entorno.

Mas por que a Arena Corinthians saiu tão cara?

Bom, não precisa ser nenhum gênio pra supor que houve superfaturamento na obra. Afinal, o presidente da construtora estava preso até alguns dias atrás por conta de propina e suborno. De onde ele tirava dinheiro pra isso? De obras superfaturadas é claro. Isso foi comprovado.

E há também as pessoas envolvidas no projeto 'arena da abertura da copa', que são acusadas de receber propina, vide Jerome Valcke, Joseph Blatter, Ricardo Teixeira, Marcopolo Del Nero, José Maria Marin. Não vou nem falar dos políticos envolvidos.

O nosso presidente na época, Andrés Sanchez, calculou direitinho e viu que todo mundo ia se dar bem. Com os CIDs da prefeitura+dinheiro do governo do estado para a copa+naming rights a conta estava fechada e o estádio ia sair de graça para o Corinthians. Ou seja, todo mundo sairia feliz. Ele parece até que conseguiu um agrado da Odebrecht de 2,5 milhões de reais pra sua campanha pra deputado de lambuja.

Só que nada disso deu certo. E aí que entra o grande problema.

O Corinthians vai ter que pagar a conta, de um estádio superfaturado. Uma conta alta demais.

Se o Andrés fez tudo isso pra dar um estádio pra torcida, se as acusações contra ele são falsas, se ele foi apenas seduzido por um sonho megalomaníaco não temos como saber. A questão é que ele é um dos pivôs disso tudo, junto com o Lula.

E todo mundo diz que ele já está eleito para o seu segundo mandato como presidente, todo mundo menos opositores. Um cara que fez a grande virada, deu início a esse tsunami de títulos, e de dívidas impossíveis de se pagar. Alguém que tem no fim a justificativa do meio. Alguém que não se importa em usar dinheiro público em benefício do clube ou dele talvez.

Eu como corintiano, não melhor tão pouco pior do que ninguém aqui, tenho muita vergonha. Menos mal que a conta ficou só pra nós. Seria pior ouvir de um palmeirense ou de um são paulino que eles ajudaram a pagar nosso estádio.

Por isso, é necessário refletir se esse fim justificou o meio. É necessária muita reflexão de todos nós.

É uma conta muito alta, pesada por demais para quem tanto sofreu e que viveu um sonho nos últimos 10 anos. É a nossa casa, mas é um palácio grande demais para quem acostumou com nossa saudosa maloca. Eu preferiria morrer no Pacaembú.

Responder ao post do Lauro

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Silva Aparecido

    Cássio no Instagram

    Última resposta há 3 segundos por Amon Kanawate

    46respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Anderson Seixas

    Falem o que quiser, mas carlos miguel não me passa confiança

    Última resposta há 6 segundos por Vinícius Magima

    43respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Leonardo Fernando

    Renovar com Paulinho é INSANIDADE erro grande erro 2 lesão de ligamento ex jogador em atividade

    Última resposta há 12 segundos por Math

    6respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Eder Silva

    A situação do Cássio ficou tão crítica, que precisa uma intervenção da diretoria de futebol!

    Última resposta há 12 segundos por Srta Flidays Team Vulpera

    86respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de louco da fiel da zn

    Real chutou CR7, Casemiro, Cassilias, Marcelo, Sergio Ramos e Aqui é amor eterno a Paulinho

    Última resposta há 24 segundos por Anderson Dimarccione

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Gava Siqueira

    Cássio, esse tópico é para você ler!

    Última resposta há 28 segundos por Joao Roberto Ribeiro Da Silva

    121respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Torcedor Corinthiano

    Jogo ontem do ricaço do Textor Botafogo 8 mil pessoas

    Última resposta há 41 segundos por Adriel Maciel de Queiroz

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Messi Corinthiano

    Carlos Miguel x Cássio nos últimos 14 jogos (Surra)

    Última resposta há 47 segundos por João Pedro D'ávila

    106respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edson Batista

    Lesão do Maycon deveria ajudar na não renovação do Paulinho

    Criado em 4 minutos por Edson Batista

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Carlos Miguel recebe sondagens e pode ter oferta no meio do ano

    Última resposta há 1 minuto por Bruniim Oliiveira

    95respostas

    acessar o tópico