Venha fazer parte da KTO
x

Post de Francisco Jr. no fórum "Estádio do Corinthians" do Meu Timão

O que está errado são as pessoas que deveriam estar presas, agora a arena é maravilhosa, está começando a nos trazer os títulos, adoro o paca, vivi grandes momentos ali desde 70, mas hoje é ultrapassado e nem pensar em voltar, agora é descobrir como paga a arena e fim, começando prendendo a maioria dos dirigentes desonestos do clube, já será um grande passo.

em Estádio do Corinthians > Precisamos falar sobre a Arena

Em resposta ao tópico:

Apesar da nossa torcida ser formada por muito Pachecos, que preferem fechar os olhos para coisas erradas, acredito que precisamos falar sobre a Arena.

Sou um corintiano que teve uma chuteira Firula autografada pelo Neto e a camisa 10 da Kalunga com 10 anos de idade. Quando não tinha nem TV por assinatura, ouvia o Silvério narrando os jogos no Pacaembu ou Morumbi. Fui a muitos jogos. Já fui a pé do Morumbi até a Av. Santo Amaro porque não tinha dinheiro pra pegar dois ônibus depois de ver um ataque formado por Alcindo e Alex Rossi. Já apanhei no Canindé, já apanhei no ônibus. Já chorei, já passei mal, já fui muito feliz.

Mas em 2013, eu tive a primeira grande decepção como corintiano. A tragédia de Oruru me marcou demais e fez eu perder um pedacinho do coração preto e branco que sempre tive. Não é aceitável o presidente do clube defender marginais que assassinaram uma criança. Nem o rebaixamento me marcou tanto. Mas isso é outra história.

A segunda grande decepção foi a forma como o financiamento do projeto da Arena foi concebido. Gastou-se 1,2 bilhões de reais na sua construção. Pra fazer um comparativo, uma das arenas mais modernas do mundo, o Wanda Metropolitano do Atlético de Madrid, com capacidade para mais de 73 mil pessoas, custou 240 milhões de euros. Houve mais 66 milhões de euros em gastos com obras no entorno exigidas pela prefeitura de Madrid.

Quando você fala em mercado interno, não pode fazer conversão de moeda pela cotação de hoje. A conta é um pouco mais complicada, mas em relação ao preço do metro quadrado em Madrid e em São Paulo fica quase um pra um. Segundo o site Global Property Guide o preço médio em Madrid é de €4382,00 por metro quadrado enquanto em São Paulo é em torno de R$4000,00. Ou seja, o Atlético de Madrid construiu um estádio com quase o dobro da capacidade da Arena Corinthians, com tudo que há de mais moderno e gastou 1/4 do preço da Arena se seguirmos essa lógica. Mas se você Pacheco, quiser converter, ainda dá menos de 1 bilhão de reais sem as obras do entorno.

Mas por que a Arena Corinthians saiu tão cara?

Bom, não precisa ser nenhum gênio pra supor que houve superfaturamento na obra. Afinal, o presidente da construtora estava preso até alguns dias atrás por conta de propina e suborno. De onde ele tirava dinheiro pra isso? De obras superfaturadas é claro. Isso foi comprovado.

E há também as pessoas envolvidas no projeto 'arena da abertura da copa', que são acusadas de receber propina, vide Jerome Valcke, Joseph Blatter, Ricardo Teixeira, Marcopolo Del Nero, José Maria Marin. Não vou nem falar dos políticos envolvidos.

O nosso presidente na época, Andrés Sanchez, calculou direitinho e viu que todo mundo ia se dar bem. Com os CIDs da prefeitura+dinheiro do governo do estado para a copa+naming rights a conta estava fechada e o estádio ia sair de graça para o Corinthians. Ou seja, todo mundo sairia feliz. Ele parece até que conseguiu um agrado da Odebrecht de 2,5 milhões de reais pra sua campanha pra deputado de lambuja.

Só que nada disso deu certo. E aí que entra o grande problema.

O Corinthians vai ter que pagar a conta, de um estádio superfaturado. Uma conta alta demais.

Se o Andrés fez tudo isso pra dar um estádio pra torcida, se as acusações contra ele são falsas, se ele foi apenas seduzido por um sonho megalomaníaco não temos como saber. A questão é que ele é um dos pivôs disso tudo, junto com o Lula.

E todo mundo diz que ele já está eleito para o seu segundo mandato como presidente, todo mundo menos opositores. Um cara que fez a grande virada, deu início a esse tsunami de títulos, e de dívidas impossíveis de se pagar. Alguém que tem no fim a justificativa do meio. Alguém que não se importa em usar dinheiro público em benefício do clube ou dele talvez.

Eu como corintiano, não melhor tão pouco pior do que ninguém aqui, tenho muita vergonha. Menos mal que a conta ficou só pra nós. Seria pior ouvir de um palmeirense ou de um são paulino que eles ajudaram a pagar nosso estádio.

Por isso, é necessário refletir se esse fim justificou o meio. É necessária muita reflexão de todos nós.

É uma conta muito alta, pesada por demais para quem tanto sofreu e que viveu um sonho nos últimos 10 anos. É a nossa casa, mas é um palácio grande demais para quem acostumou com nossa saudosa maloca. Eu preferiria morrer no Pacaembú.

Responder ao post do Francisco Jr.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Elias Souza Soares

    Parece que o Antônio de Oliveira vai mexer no time, hein...

    Última resposta há 1 segundo por Brunno do Valle

    50respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Luis Fernando

    E os americanos encantados com a atmosfera da Neo Química Arena

    Última resposta há 3 segundos por Manuel Silva Miguel

    54respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Omar Sr.

    Por que Gustavo Mosquito não tem jogado no Corinthians

    Última resposta há 10 segundos por Auroo Ormeid

    47respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Magno Amoreira

    ENQUETE: Você faria negócio com Pedro por Iuri Alberto?

    Última resposta há 17 segundos por Verci Lima

    15votos

    acessar o tópico
  • Avatar de Eder Silva

    O Corinthians está alugando o espaço pra fazer esse evento?

    Última resposta há 42 segundos por Eder Silva

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bruno Vinicius

    Wesley vai ser banco!

    Última resposta há 48 segundos por PiorPresidente da história

    22respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Moderação do Meu Timão Verificado

    Camisa I do Corinthians em promoção imperdível para a Fiel

    Criado em 4 minutos por Moderação do Meu Timão

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Elias Souza Soares

    A jornalista e mal caráter Camila Abdo respondeu...

    Última resposta há 58 segundos por Joseca Lendário

    33respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Rafael Rodrigues

    Antônio Oliveira, veja isso!

    Última resposta há 58 segundos por Aldo Ferrari

    26respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Kevin de Bruyne Corinthiano

    O Paulinho que poderíamos ter

    Última resposta há 1 minuto por Jesus BR

    14respostas

    acessar o tópico