Venha fazer parte da KTO
x

Post de Absolon no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Te digo que a identidade de jogo talvez seja o mais importante de todas as variáveis. Observe o Barcelona 30 anos jogando no 4-3-3 com a ideia de tiki Taka. Se o Corinthians manter a filosofia Mano/Tite e agora com Carille e Loss estaremos disputando sempre em alto nível.

em Bate-Papo da Torcida > Como manter uma era vencedora...

Em resposta ao tópico:

A estrutura e o encaixe dos profissionais no Corinthians hoje é sintonia pura. Caso consigam manter, só sai da hegemonia se outro clube se estruturar no mesmo nível e mesmo assim com o mesmo sucesso só com torcida e poder de grana similar. Muita gente esquece que a estruturação que começou em 2007, ainda não acabou. Caso o Andrés faça algo similar com o CT da Base, que ao que indica é prioridade dele, aí sim estaremos estruturalmente em termos de futebol em alto nível.

A gente sofria muito pois antes tinha o sp com estruturação, o Palmeiras com grana de parceiro por longos períodos e o Santos usando a base.

O sp fez besteira ao começar de trocar de técnico aos montes perdeu identidade de jogo e logo a estrutura física não trabalha sozinha.

O Palmeiras com o fim da era do leite, começou a tropeçar muito, era a era de menos estrutura tática e coletiva, mais individualidade, então o efeito se sentia. Hoje o Palmeiras mesmo com o banco, não emplacou por falta de identidade de time, hoje valores individuais se não estão dentro de um contexto tático e físico bons, não rendem.

O Santos teve a era neymar, mas uma vez que vazou neymar e ganso, tirando lampejos do Lucas, o time caiu muito. A base não é a chave de tudo, demora anos pra saírem talentos de nível acima da média. A maior parte é regular, dependendo pra compor elenco e lapidar ao longo do tempo.

O Corinthians conseguindo se estruturar com os cts, abrange o que o sp era especialista. Mantendo uma ideia de jogo sem trocar técnicos e agora com o CT da base ajustado e estruturado, lapidando alguns da base com mescla de contratações como o Carille tem feito, tem como se manter por muitos anos. Ainda se criarem a cultura de desenvolverem treinadores internamente, tem tudo pra se manter no topo por muito tempo. Seja Fabinho ou Loss, um dos dois daqui vários anos dá pra ser o sucessor se preparados.

A última variável é a da grana, uma vez que for pago o estádio, a gente vai ter grana sem precisar de parceiros, são as 4 variáveis que nenhum dos outros grandes tem a capacidade que nós temos de alinhar. Talvez o Flamengo tenha o potencial, mas não as ferramentas pra isso.

O sp falta poder de torcida e logo, grana que nós temos. O Palmeiras falta torcida e base, grana hoje sobra mas não é uma constante quando se depende de parceiros. O Santos falta torcida, grana e prosseguimento de ideia de jogo.

Responder ao post do Absolon

Réplicas desse post

Foto do perfil de Bira

Bira 6.147 posts

@deodato em 30/01/2018 às 12:45

Absolon tudo é amarrado, não seria possível o Tite se desenvolver e criar uma identidade com a bagunça e a falta de estrutura do psj. O Corinthians mal tinha campo de treinamento, tinha uma academia mais ou menos, toda a parte clinica era feita fora do clube. Imagina a dificuldade de alinha e se comunicar todas as áreas? Pra conseguir criar identidade de campo, precisa alinhar o CIFUT, fisiologia, fisioterapia, medicos. Pra conseguir manter o nível, você precisa ter informações rápidas de como os jogadores estão fisicamente. Pra base já chegar sabendo o que os profissionais fazem, precisa ter comunicação constante entre os departamentos. A proximidade e a estruturação de tudo torna fácil e profissional o que acontece hoje no Corinthians. Identidade vira um termo abstrato, mas existe muita coisa concreta pra possibilitar.

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Leonardo F

    Capitão joga o time e o técnico na fogueira para se defender

    Última resposta há 1 segundo por Lyncon Moura

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luque WF5

    Finalmente a imprensa começou a bater no Cássio, era só isso que faltava

    Última resposta há 1 segundo por Rodrigo Portella

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edison Santiago

    Augusto Melo tá sendo um completo desastre!

    Criado em 6 segundos por Edison Santiago

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Fabricio Ruas

    Hugo é o PIOR lateral esquerdo que já vi no Corinthians

    Última resposta há 11 segundos por Jones Ramos

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Felipe Xavier

    Na Boa olha esse desabafo do CÁSSIO e veja se isso não é pra rir

    Última resposta há 21 segundos por Aparecido Nascimento Junior

    17respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Marcus Vinicius De Morais

    O time pode ser ruim!

    Criado em 30 segundos por Marcus Vinicius De Morais

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ullisses Dias da Silva Machado

    Perdemos o jogo com dois minutos!

    Última resposta há 33 segundos por Diego dos Santos Blundi

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Alguém_destruido(a)_e_humilhado(a)

    Paulinho Destrói e Humilha o Breno Bidon

    Criado em 3 minutos por Alguém_destruido(a)_e_humilhado(a)

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Henrique Corinthiano

    Tudo foi mudado, menos...

    Criado em 35 segundos por Henrique Corinthiano

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Daniel F L

    Antonio Oliveira já esta demitido

    Última resposta há 43 segundos por Juan Antonioli

    9respostas

    acessar o tópico