Venha fazer parte da KTO
x

Post de Frederico no fórum "Off topic" do Meu Timão

Tópico em homenagem ao Corinthiano Ayrton Senna

Não tivesse sido o acidente fatal na Curva Tamburello, a “reta torta” do autódromo Enzo e Dino Ferrari de Ímola, na Itália, que tirou a vida de Ayrton Senna naquele 1º de maio de 1994 ainda tão tristemente lembrado por milhões de brasileiros, o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos estaria completando 58 primaveras nesta quarta-feira.

Ariano do primeiro dia do signo, Senna se tornou sinônimo de determinação e inspira até hoje outros astros das pistas. Lewis Hamilton é um deles: fã confesso do brasileiro, o britânico até ganhou um capacete verde e amarelo da família dele no ano passado quando conquistou sua 65ª pole position, o mesmo número atingido pelo ídolo na carreira.

Sorte a nossa que Senna era, acima de tudo, um “fazedor” de grandes momentos, daqueles que a gente pode parar de vez em quando pra lembrar e tentar matar um pouquinho da saudade que aperta. Glamurama relembra a seguir 5 desses momentos do atleta que transcendeu o esporte. Ele comemorou o segundo lugar, mas disse depois que poderia ter vencido

O batismo do rei

Que tal começar voltando 34 anos no tempo? Talvez o primeiro grande momento de Senna, aos menos no cenário internacional, tenha sido no Grande Prêmio de Mônaco de 1984, que ele disputou a bordo de um nada competitivo Toleman TG184. Mesmo apesar da precariedade do carro, “Beco” (um dos apelidos dele) partiu da 13ª posição e em pouco tempo chegou ao segundo lugar, atrás apenas de Alain Prost, e afirmou mais tarde que só não chegou ao pódio porque a corrida foi encerrada antes do previsto quando conquistou a vice-liderança. Culpa da chuva forte, que certamente caiu para batizá-lo como o “Rei de Mônaco”: de tanto que venceu lá nos anos seguintes, esse foi outro epíteto famoso pelo qual ele ficou conhecido.

Manus x Machina

Outra de Senna no quintal dos Grimaldi: na qualificação para o Grande Prêmio de Mônaco de 1988, ele viveu aquilo que descreveu mais tarde como “uma experiência em outra dimensão”. O negócio é que o piloto atingiu uma velocidade tão descomunal com o novíssimo MP4/4 que é como se ele tivesse se fundido com o modelo campeão da McLaren à la “Manus x Machina”. A harmonia entre o homem e a máquina gerou um dos resultados mais impressionantes da história dele na F1, e lhe rendeu a classificação com 1,427 segundos, uma eternidade em se tratando de corridas de carros. A propósito, o relato posterior de Senna se encaixa na descrição científica de “hipnose da estrada”, um estado em que o motorista meio que entra em transe sem necessariamente se desligar do volante.

Lição de humildade

Um dos maiores rivais de Senna no universo da F1 certamente foi o inglês Nigel Mansell, o que torna o próximo grande momento do brasileiro ainda mais simbólico. No Grande Prêmio da Grã-Bretanha realizado em 1991 em Silverstone, Senna vinha de um começo de temporada repleto de vitórias que foi fundamental para que garantisse o tricampeonato naquele ano. Mas na terra da rainha Elizabeth II, por algum motivo, ele teve o azar de ficar sem combustível em sua McLaren justo quando parecia levá-la para o pódio. E o que aconteceu a partir daí entrou para a história dos esportes: em sua volta de desaceleração, Mansell parou do lado do colega brasileiro, ainda todo desanimado com seu carro, e lhe ofereceu uma carona, que foi pronta e humildemente aceita.

Herói da pista

Senna, aliás, já salvou a vida de um rival de pistas – literalmente! – e isso quando os dois estavam no meio de uma corrida importantíssima. A cena aconteceu no Grande Prêmio da Bélgica de 1992, quando Érik Comas perdeu o controle de seu carro na curva Blachimont do autódromo de Spa-Francorchamps, nos arredores das cidades de Spa, Stavelot e Malmedy em Liège, e bateu com toda a força na mureta do local. O impacto foi tão grande que o piloto francês desmaiou na hora. Senna apareceu logo depois, encostou sua McLaren perto do Ligier de Comas e desligou o motor do automóvel, que ainda estava rodando, evitando assim um incêndio. O brasileiro ainda segurou a cabeça do colega de profissão até a chegada dos paramédicos.

Tan, tan, tan…

Quando era questionado sobre o melhor momento da carreira em seus últimos anos, Senna sempre tinha na ponta da língua sua vitória no Grande Prêmio do Brasil de 1991. Além de simbolizar anos e mais anos de lutas pessoais e profissionais, ele finalmente se sagrou campeão em casa. Apesar de todos os feitos que já tinha conquistado naquela altura, ainda faltava esse para a conta do então bicampeão mundial. E, como tudo que o envolvia, foi um momento repleto de dramas e problemas técnicos do começo ao fim, com o piloto levando o carro quase que no braço e sem a terceira, quarta e quinta marchas, e tendo um colapso muscular logo depois de receber a bandeirada final. Recuperado, Senna voltou triunfalmente para os boxes e vibrou, aos prantos, do jeito que mais gostava: com a torcida.

em Off topic > No aniversário do eterno campeão, Ayrton Senna, 5 momentos...

Responder ao post do Frederico

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Rogério Oliveira

    4 meses de Augusto Melo como Presidente!

    Última resposta há 3 segundos por Paulo Sérgio Rodrigues Viana

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Wolverine

    Se o António Oliveira chutasse o balde, esse seria o time contra o Fluminense!

    Última resposta há 4 segundos por Juan Antonioli

    85respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jonathan Mello

    O Corinthians acabou depois desse dia

    Última resposta há 10 segundos por Eder Luiz de Brito

    190respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Messi Corinthiano

    Xiii, tá azedando para o Antônio Oliveira…

    Última resposta há 12 segundos por Rogério Felippe Gilioli

    24respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Fernando Costa

    O Corinthians se tornou um conversor semanal de raiva, vergonha e tristeza

    Última resposta há 14 segundos por Eduardo Maisao

    1resposta

    acessar o tópico
  • Avatar de KamenRider daFiel

    Tiago Leifert sobre Cássio...

    Última resposta há 20 segundos por MARIO HERMETTI CARPEGIANI

    16respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Nelson Costa

    A ordem da CBF é não deixar nossas meninas ganharem

    Última resposta há 29 segundos por Fernando Zemetek

    40respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rafa C

    A boa notícia é que se o Cássio sair a gente já começa a empatar os jogos pelo menos

    Última resposta há 30 segundos por Rafa C

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Diego Pinheiro

    Um dia Cássio entrou no lugar do goleiro que tinha acabado de ser Campeão Brasileiro

    Última resposta há 32 segundos por Jhonny Alemão

    143respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Ancora Corintiana

    Sobre o fraquissimo Pedro raul, olhem que absurdo

    Última resposta há 37 segundos por davido OLIVEIRA

    2respostas

    acessar o tópico