Venha fazer parte da KTO
x

Post de Ana no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Se o nome é com H então a forma como chama os torcedores também é. Bom, eu sempre escrevi assim mesmo rs

em Bate-Papo da Torcida > Corinthiano é com 'h'...

Em resposta ao tópico:

'Em 1910 um grupo de apaixonados por futebol deu origem ao Sport Club Corinthians Paulista, numa homenagem ao clube inglês homônimo. Nascia, sob as bênçãos de São Jorge, uma lenda. Os torcedores, logo apelidados de fiéis, tamanha devoção delegada à bandeira alvinegra, passaram a ser também chamados de corinthianos. Mas com o passar do tempo, a imprensa convencionou que o correto era suprimir o ‘h’ da palavra e, assim, nacionalizá-la. Porém, não se trata de uma palavra oriunda da língua portuguesa, o que justifica a obrigação de flexionar corinthiano usando o ‘th’. Segundo a doutora em lingüística da Universidade de São Paulo (USP), Ana Stela de Almeida, a explicação é muito simples: “a língua escrita é um conjunto de signos, os quais são arbitrários, ou seja, não existe uma razão icônica pra que se chame cadeira de cadeira. É pura convenção. Tanto é que em inglês é “chair”, em espanhol “silla”, e assim por diante (...). Com o tal do TH aconteceu o mesmo. A letra ‘H’ - no português do Brasil não tem som, ou servia para, junto com outro fonema, formar sons distintos, como pharmacia (PH = F). De forma que a língua mudou depois da reforma ortográfica nos anos 70, mas nomes próprios acabaram intocados, no caso de Corinthians e suas possíveis flexões. É isso, trata-se de uma arbitrariedade do signo”, diz. Diante disto, o Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC) lançou a campanha “CORINTHIANO É COM H”.

No dicionário Houaiss, a palavra 'corintiano' foi grafada sem o 'h', seguindo as convenções adotadas a partir dos anos 70. Porém, o termo é flexionado de Corinthians, escrito com o 'h'. Qual a razão da retirada do 'h' em corinthiano? “O intitulativo do clube está registrado em cartório com essa forma, que é do inglês. Quando o dicionário se refere à agremiação, não pode aportuguesar o seu nome para Coríntiãs, como até se encontra em outros dicionários, mas erroneamente. Quando se trata, porém, do torcedor, dos associados ou dos atletas desse clube, há que seguir a palavra portuguesa existente. O dicionário não pode acolher erros ortográficos e nesse caso não há que seguir registros cartoriais: corintiano e coríntio existem na língua. É verdade que existe uma coisa chamada 'regra dos derivados gráficos de nomes estrangeiros', que você pode ver referida no verbete derivado do Houaiss, mas isso se usa para nomes da botânica, da petrologia etc. Não é comum tal regra ser empregada em palavras da língua de 'nível zero', a de todo dia, como é o caso de corintiano”. RESPOSTA DE MAURO VILLAR (COORDENADOR DO DICIONÁRIO HOUAISS).

Paixão se escreve com TH

Corinthiano é uma coisa, corintiano é outra.
Corinthiano é o torcedor fiel, o que enfrenta lua, sol, chuva, granizo, raios e terremotos para ver drapejar a bandeira alvinegra nos estádios e sentir pulsar no peito a cartilagem da alma nas vitórias, nos empates e nas derrotas. Corinthiano somos nós, os devotos de um sonho que se fez um pedaço de nós mesmos.

Já corintiano, assim, mais simplezinho, é quem nasce na cidade do Corinto, no coração de Minas Gerais. Se não acreditarem, procurem no mapa. Corinto fica ali, depois de Curvelo, depois de Morro da Graça, para os lados de Morro de Senhora da Glória. Corintiano é todo bom mineiro de bom gosto que nasce em Corintio. E há também os coríntios, aos quais se dirige o apóstolo Paulo em várias de suas cartas. Portanto, os coríntios estão no Novo Testamento; os corintianos estão em Minas Gerais. E os corinthianos, estão em toda a parte.'

Responder ao post da Ana

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico popular
    Avatar de Ale Iskandar

    Fiel PlayStation ataca

    Última resposta há 10 segundos por Mano Oi

    32respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Roger Silva

    Hoje eu vi um comentário chamando o Sócrates de "mais ou menos" dentro de campo...

    Última resposta há 18 segundos por Francisco Carlos do Vale

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Pedro Machado

    Dr Sócrates

    Última resposta há 25 segundos por Jefferson Bck

    40respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Rodrigo Reis

    Infelizmente e nescessário

    Última resposta há 28 segundos por REGINALDO GUEDES DE MEDEIROS

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Corintiano sofredor !!

    Isso que me pergunto...

    Última resposta há 28 segundos por Eric Nagao

    22respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Sandra Lima

    O anticorinthianismo é uma doença

    Última resposta há 31 segundos por Narciso Manoel Martins

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Renan Custodio Romeu

    Precisamos de um novo "Roger Guedes" no ataque

    Última resposta há 36 segundos por Matheus Leite

    29respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Yuri Andrade

    Raniele e Félix Torres!

    Última resposta há 42 segundos por Lázaro Luiz Ribeiro

    20respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Nando Ferreira

    Vaidebet

    Última resposta há 45 segundos por Guilherme Dutra

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Corinthian Casuals

    Isso sim é profissionalismo (ERNEST & YOUNG)

    Última resposta há 1 minuto por Rafael Amorim

    45respostas

    acessar o tópico