Venha fazer parte da KTO
x

Post de Lucas no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Perfeito em suas colocações!

em Bate-Papo da Torcida > O Corinthians era mais humilde

Em resposta ao tópico:

Em dezembro de 2014, uma entrevista do Mano Menezes ao UOL passou despercebida pela maioria de nós torcedores. Um pouco antes de encerrar sua segunda e última passagem pelo Corinthians, ele soltou uma frase que talvez explique como poucas coisas o momento que vivemos: 'As pessoas eram mais humildes, e foi o melhor momento para se iniciar um trabalho e sedimentar as ideias. Hoje o Corinthians, entre aspas, é mais entendido'.

Isso ficou desde aquela época martelando na minha cabeça. Claro, foi há quatro anos, de lá para cá ganhamos duas vezes o Brasileiro e duas vezes o Paulista. Nada mal! Mas esses títulos aconteceram justamente nos momentos em que o clube parecia desacreditado e que pouca gente apostava em nós. Foi assim em 2015, principalmente quando o Guerrero saiu; foi assim em 2017, quando éramos a 4ª força e, por fim, este ano quando o Palmares decidia em casa o título, depois de uma vantagem no primeiro jogo.

Aonde eu quero chegar é que quando se cogitou a possibilidade do Carille ir embora, era notório aqui no fórum e também no próprio clube, sobretudo com o presidente, que independente da saída do nosso ex-técnico, o clube se reencontraria rapidamente por causa da estrutura. Que o que nos fez campeões todos estes anos não foram os profissionais, mas sim o que o clube oferece.

Óbvio que ter o melhor CT do Brasil, um estádio moderno e uma gestão esportiva que prima por um jeito Corinthians de jogar, ajudou bastante. Mas essa postura na saída do Carille mostrou uma grande falta de humildade da direção e dos torcedores. Pois parece muito fácil e desqualifica a dedicação de muito ótimos profissionais que tivemos. Lembrando que não estou colocando nenhuma pessoa, seja dirigente, técnico ou jogador acima do clube. Não somos assim e espero que nunca sejamos. Mas essa arrogância não faz bem, porque ela cria a ilusão de que você é melhor do que realmente é.

Dessa forma seu trabalho não é tão bem feito, porque você não enxerga seus reais problemas. Até em um momento de derrotas e crise, como o que vivemos agora, tem que ter humildade para ver que você não é o melhor do país e encarar isso de forma natural, trabalhando para que seja transitório e que em breve esteja novamente no topo ou sendo competitivo.

Sinceramente, exigir deste elenco mais algum troféu este ano beira a insanidade. E quem pensa assim não é acomodado ou torce contra o clube, é porque simplesmente não é a nossa realidade atual. Outros clubes mantiveram muito mais a base ou se reforçaram melhor do que a gente. Não existe milagre no futebol, nem na vida, sendo assim não dá para dizer que somos favoritos, porque o trabalho do Corinthians não foi nesse sentido. Se reconstruir o tempo inteiro é pesado demais.

Não sermos favoritos não nos diminui, mas nos dá a dose de realismo que precisamos neste momento. Até para que possamos reconhecer nossas limitações e fazer o melhor que podemos com ela. Quem sabe assim, não conseguimos algo. Afinal, futebol é o esporte mais imprevisível. Mas às vezes há certos chiliques aqui que dão a exata dimensão desta falta de humildade também na torcida. E pior, também está migrando cada vez mais para o estádio. Uma relação quase de cliente e produto, como se no esporte, o fato de pagar ingresso para o jogo, obrigasse meu time a ter que vencer.

Agora, humildemente, temos que aceitar que nosso campeonato é para chegar no G6 no máximo. Libertadores, Copa do Brasil são apenas sonhos, que dificilmente serão realizados. No mais, é exigir (aí sim devemos cobrar) empenho, dedicação e organização, dentro das quatro linhas; e uma gestão mais transparente e que preze pelo bem do clube, fora delas.

No mais, nossa principal ensinamento é que aconteceu com os bambis. Terminaram a última década com títulos e se auto-intitulando 'soberano'. Só agora voltaram a disputar um título. Lembram-se o quão arrogantes eles eram e como pagaram por várias temporadas por isso? Será que precisamos chegar a este ponto?

Para quem quiser ver o trecho da entrevista do Mano ao qual me referia, segue o link abaixo.

https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/12/05/mano-ensaia-saida-com-critica-corinthians-era-mais-humilde-em-2008.htm Mano ensaia adeus com crítica. Para ele, Corinthians já foi mais humilde - Futebol - UOL Esporte Mano ensaia adeus com crítica. Para ele, Corinthians já foi mais humilde - Futebol - UOL Esporte Por mais que a palavra equilíbrio tenha ficado marcada para o antecessor Tite, não há treinador que simbolize melhor essa palavra que Mano Menezes. Dentro ... esporte.uol.com.br esporte.uol.com.br

Vai, Corinthians!

Responder ao post do Lucas

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Adrian Simon

    O jogador mais corintiano que eu conheço

    Criado em 3 minutos por Adrian Simon

    0respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Carlos Arruda

    Porque será que essa arbitra Edna apita tantos jogos do Palmeiras?

    Última resposta há 48 segundos por Eduardo Roque de Camargo

    5respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rubens B.

    Para que serviu esse jogo amistoso do Corinthians?

    Última resposta há 1 minuto por LUIZ GONZALEZ

    64respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maurão da Fiel

    Ciumes tenho da minha esposa, estádio é pra ganhar dinheiro

    Última resposta há 1 minuto por Eduardo Roque de Camargo

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Octávio Oliveira

    Matheus Bidu

    Última resposta há 1 minuto por Tiago Da Silva Reis

    3respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Dexter Morgan

    Carille vai dar um nó tático no Abel

    Última resposta há 1 minuto por Sogra do Antônio

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Edson

    Edina Alves

    Última resposta há 1 minuto por RC Timão

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Evandro Manuel

    Corinthiano de sofá?

    Última resposta há 2 minutos por Daniel SCCP

    17respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de sandro rogério

    Romero tem muito nossa cara, obrigado paraguaio!

    Última resposta há 2 minutos por Rodrigo Rocha

    37respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Rodrigo Borges

    Corinthians/Palmeiras/Santos engrandeceram o São Paulo

    Última resposta há 2 minutos por Angelo Matia Peluso

    77respostas

    acessar o tópico