Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O Corinthians era mais humilde

Tópico Lendário Entenda as regras
Foto do perfil de Márcio

Ranking: 201º

Márcio 9.586 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/08/2018 às 13:44
Por Márcio Costa (@marcio.rodrigo.costa)

Em dezembro de 2014, uma entrevista do Mano Menezes ao UOL passou despercebida pela maioria de nós torcedores. Um pouco antes de encerrar sua segunda e última passagem pelo Corinthians, ele soltou uma frase que talvez explique como poucas coisas o momento que vivemos: 'As pessoas eram mais humildes, e foi o melhor momento para se iniciar um trabalho e sedimentar as ideias. Hoje o Corinthians, entre aspas, é mais entendido'.

Isso ficou desde aquela época martelando na minha cabeça. Claro, foi há quatro anos, de lá para cá ganhamos duas vezes o Brasileiro e duas vezes o Paulista. Nada mal! Mas esses títulos aconteceram justamente nos momentos em que o clube parecia desacreditado e que pouca gente apostava em nós. Foi assim em 2015, principalmente quando o Guerrero saiu; foi assim em 2017, quando éramos a 4ª força e, por fim, este ano quando o Palmares decidia em casa o título, depois de uma vantagem no primeiro jogo.

Aonde eu quero chegar é que quando se cogitou a possibilidade do Carille ir embora, era notório aqui no fórum e também no próprio clube, sobretudo com o presidente, que independente da saída do nosso ex-técnico, o clube se reencontraria rapidamente por causa da estrutura. Que o que nos fez campeões todos estes anos não foram os profissionais, mas sim o que o clube oferece.

Óbvio que ter o melhor CT do Brasil, um estádio moderno e uma gestão esportiva que prima por um jeito Corinthians de jogar, ajudou bastante. Mas essa postura na saída do Carille mostrou uma grande falta de humildade da direção e dos torcedores. Pois parece muito fácil e desqualifica a dedicação de muito ótimos profissionais que tivemos. Lembrando que não estou colocando nenhuma pessoa, seja dirigente, técnico ou jogador acima do clube. Não somos assim e espero que nunca sejamos. Mas essa arrogância não faz bem, porque ela cria a ilusão de que você é melhor do que realmente é.

Dessa forma seu trabalho não é tão bem feito, porque você não enxerga seus reais problemas. Até em um momento de derrotas e crise, como o que vivemos agora, tem que ter humildade para ver que você não é o melhor do país e encarar isso de forma natural, trabalhando para que seja transitório e que em breve esteja novamente no topo ou sendo competitivo.

Sinceramente, exigir deste elenco mais algum troféu este ano beira a insanidade. E quem pensa assim não é acomodado ou torce contra o clube, é porque simplesmente não é a nossa realidade atual. Outros clubes mantiveram muito mais a base ou se reforçaram melhor do que a gente. Não existe milagre no futebol, nem na vida, sendo assim não dá para dizer que somos favoritos, porque o trabalho do Corinthians não foi nesse sentido. Se reconstruir o tempo inteiro é pesado demais.

Não sermos favoritos não nos diminui, mas nos dá a dose de realismo que precisamos neste momento. Até para que possamos reconhecer nossas limitações e fazer o melhor que podemos com ela. Quem sabe assim, não conseguimos algo. Afinal, futebol é o esporte mais imprevisível. Mas às vezes há certos chiliques aqui que dão a exata dimensão desta falta de humildade também na torcida. E pior, também está migrando cada vez mais para o estádio. Uma relação quase de cliente e produto, como se no esporte, o fato de pagar ingresso para o jogo, obrigasse meu time a ter que vencer.

Agora, humildemente, temos que aceitar que nosso campeonato é para chegar no G6 no máximo. Libertadores, Copa do Brasil são apenas sonhos, que dificilmente serão realizados. No mais, é exigir (aí sim devemos cobrar) empenho, dedicação e organização, dentro das quatro linhas; e uma gestão mais transparente e que preze pelo bem do clube, fora delas.

No mais, nossa principal ensinamento é que aconteceu com os bambis. Terminaram a última década com títulos e se auto-intitulando 'soberano'. Só agora voltaram a disputar um título. Lembram-se o quão arrogantes eles eram e como pagaram por várias temporadas por isso? Será que precisamos chegar a este ponto?

Para quem quiser ver o trecho da entrevista do Mano ao qual me referia, segue o link abaixo.

https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/12/05/mano-ensaia-saida-com-critica-corinthians-era-mais-humilde-em-2008.htm Mano ensaia adeus com crítica. Para ele, Corinthians já foi mais humilde - Futebol - UOL Esporte Mano ensaia adeus com crítica. Para ele, Corinthians já foi mais humilde - Futebol - UOL Esporte Por mais que a palavra equilíbrio tenha ficado marcada para o antecessor Tite, não há treinador que simbolize melhor essa palavra que Mano Menezes. Dentro ... esporte.uol.com.br esporte.uol.com.br

Vai, Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Leonardo Ayodele Cardoso Santos Costa

Leonardo 178 posts

@leoayo em 23/08/2018 às 16:36

Melhor tópico que eu li no ano. A ilusão dada pelo título do Campeonato Paulista que poderíamos bater de frente com qualquer time e qualquer lugar também atrapalha. De lá para cá, houve novo desmanche e o time irá sofrer por um determinado período ainda. É chato demais ver nosso time perder, dá raiva, porém esporte é isso. Fé alvinegra sempre!

Foto do perfil de Luan S.

Ranking: 162º

Luan 10.872 posts

@luan.fps em 23/08/2018 às 18:38

Doa a quem doer, mas o Corinthians está fazendo a MESMA coisa que o São Paulo fez após ganhar 3 campeonatos brasileiros seguidos.

Desde o comportamento da diretoria, que reflete nos jogadores e na própria torcida, que há muito tempo já deixou de ser aquela fiel que conhecemos. Com tantos títulos, criou-se uma torcida mimada e arrogante, a mesma que tantos aqui julgavam a torcida do São Paulo por serem soberbos e arrogantes. Hoje é exatamente a nossa torcida que é desse jeito. Se perde um jogo ninguém mais presta, ai no outro dia ganha e todo mundo vira craque. Comportamento imediatista que já virou comum por aqui.

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.331 posts

@sr.fulano em 25/08/2018 às 02:10

Concordo em partes com você.

POR QUE A CHAMADA ESTRUTURA NÃO SE DIZ RESPEITO APENAS A QUESTÃO FÍSICA DO CLUBE.

Não é só CT e academia de ponta!

QUANDO SE DIZ ESTRUTURA SE COLOCA DE PESSOAS TAMBÉM!

De organização, filosofia, metodo e conceito de trabalho!

E AI QUE VEM O PROBLEMA!

O Corinthians também perdeu sua 'ESTRUTURA'.

Seus preparadores físicos!

Seus analistas de desempenho!

Seus treinadores de goleiros!

Seus técnicos e assistentes técnicos!

TODA UMA METODOLOGIA DE TRABALHO, UMA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL DE ARTICULAÇÃO DE TRABALHO DE TAREFAS E DE PROJETOS SE PERDEU!

Não foi só a questão de sair o Carille!

ISSO QUE MUITOS NÃO ENTENDEM!

E os que assumiram são inexperiente!

A COMEÇAR PELO TÉCNICO, OSMAR LOSS NÃO ESTA PRONTO!

Então não foi só a perda do Carille, ele era só uma peça da engrenagem, o problema que se perdeu a engrenagem toda.

Infelizmente a diretoria erra demais também!

FEZ UMA REFORMULAÇÃO DE JOGADORES NO MEIO DE TEMPORADA, O QUE PREJUDICA MAIS AINDA!

Bem, agora só nos resta torcer.

Foto do perfil de Eduardo - Itajaí-sc.

Ranking: 1.569º

Eduardo 2.072 posts

@dadotimao em 24/08/2018 às 10:06

Então nossa torcida também é arrogante porque chama o time de 'Poderoso' é isso?

Foto do perfil de Deco 20

Ranking: 41º

Deco 23.610 posts

@deco20 em 24/08/2018 às 08:14

Só disse verdades!

Torcida passou por um processo de nuttelização.

Clube mesmo... Nem se fala:

- ingressos caríssimos;

- dispensa patrocínio de R$25 mi da Caixa porque acha que vale muita mais e fica quase 2 anos sem nada;

- péssimo programa torcedor;

- estacionamento um assalto;

- etc.

Foto do perfil de Fernando Zemetek

Ranking: 121º

Fernando 13.172 posts

@fernando.zemetek em 24/08/2018 às 07:59

Respeito sua opinião.

Mas jogar em casa contra Mliionarios, Vitória, Atlético PR, Ceará, Prantos, (time atual) Santo André, RB Brasil,... É SIM OBRIGAÇÃO nossa vencer. Ou, no mínimo, demonstrar fome d bola, gana, apetite pela vitória. É isso a, infelizmente nossos BOLEIROS perderam...

Publicidade

Foto do perfil de Everton Aquino

Ranking: 849º

Everton 3.572 posts

@everton.aquino em 24/08/2018 às 07:44

É só olhar a notícia é ver o quanto a estrutura toda foi afetada, existia uma metodologia que começou com o Mano e foi se perpetuando. Em um curto espaço de tempo a base toda foi trocada. Não tem como se manter, jogadores ok! Mas comissão não tem jeito e ainda não sabemos se essa nova estrutura que está se formando é capaz de trilhar um caminho de vitórias.

Coisas boas já apareceram, a nova metrologia de treinamentos de goleiros já se mostrou sólida, já é possível ver uma melhora na saída de bola do Cássio. Mas e o resto?

Foto do perfil de Wilson Paulo Afonso

Wilson 95 posts

@wilson.sccp1910 em 24/08/2018 às 07:08

Perfeito

Foto do perfil de Marcos Aurélio De Almeida

Ranking: 391º

Marcos 6.347 posts

@marcosaa em 24/08/2018 às 06:49

Beleza Marcio, mas o que nos levou a esta situação? Elenco bem abaixo de boa parte dos clubes adversários, técnico fraco, dificuldades (imensas) financeiras?

Não acho que é arrogante fazer estas perguntas, é?

Foto do perfil de Primo Primo

Ranking: 118º

Primo 13.267 posts

@primo.primo em 24/08/2018 às 06:44

Acredite, esses títulos atrapalham o clube, agora nosso presidete acha que todo ano vamos ganhar com um time médio e não é assim...