Lucas Marin
O Corinthians hoje atua como uma instituição duvidosa. O marketing e a diretoria estão separados por uma parede que não permite a passagem nem de som ou luz.
Declarações pouco convincentes, campanhas vazias, poucos patrocinadores, atitudes duvidáveis.
O Corinthians é um bom clube, faz algumas coisas corretamente. A equipe de mídias sociais é boa e o carinha do telão era show, mas já deu uma sumida.
Meu, é tão SIMPLES montar um clube de sucesso, principalmente quando se trata de um clube com uma base de fãs tão gigantesca!
A cada notícia fico mais e mais irritado.
Não há confiança por parte da torcida e muito menos motivação por parte dos jogadores.
É hora de reformular TUDO!
Tá na hora de trazer um técnico querido e apoiado pela torcida. Alguém que tenha o mínimo de fôlego para montar um time com tempo e aporte do torcedor.
Tá na hora de se livrar dos jogadores mais criticados.
Tá na hora de colocar o CIFUT para avaliar jogadores que já tenham sido avaliados 'in loco'. Não se contrata por vídeo ou por estatística apenas. Se vai contratar, coloca um olheiro no jogo do cara para saber se presta.
Tá na hora de trazer um craque. Um craque estimula o marketing, é investimento. Todo mundo apoia e também ajuda a torcida a relaxar os ânimos.
Tá na hora de ser transparente. Emitir notas sobre tudo o que é feito no clube, valores de transações, parcerias, contratos, salários, despesas. Deixar os torcedores cientes de tudo o que acontece não só dentro do clube como o que há de ideal para o futuro. Mostre o plano!
Tá na hora de criar uma cultura organizacional. Chega desse negócio de hora desmanchar, hora contratar jovens, hora investir na base, hora trazer medalhões. Vamos se decidir, criar um plano único e coeso que permita montar um clube que mantenha o ritmo e as posições no campeonato ano após ano de uma maneira consistente.
Tá na hora de ser criativo. Tá na hora de criar programas interessantes e acessíveis. Somos o time do povo e precisa-se trabalhar pensando nesse povo. Estimular torcedores designers a desenhar camisas e vender essas camisas por temporadas de maneira extra oficial, como uma 'camisa do povo'.
Tá na hora de aparecer na mídia. O Corinthians precisa ser uma marca universal para que marcas universais estampem nossa camisa. Para com esse lenga lenga de Flórida Cup. Vamos jogar amistosos contra Real Madrid, Barcelona, Bayern. Criar conexões grandiosas.
Tá na hora de vender esse NR. Se ninguém quer pagar caro pra colocar o nome em um estádio que nem vai ser citado em transmissões de TV eu entendo. Crie atratividades que sobreponham esse problema e torne lucrativo o NR.
Priorize campeonatos que paguem mais. Estamos em crise? Vamos correr atrás de dinheiro! O campeonato que pagar mais a gente tem que focar. E não digo poupar jogador aqui para usar ali. Digo montar times e esquemas táticos que priorizem o formato de campeonato desejado.
Tá na hora de mudar de gestão. Chegou a hora de Marketing, Administrativo e Técnico se unirem e fazer um trabalho homogêneo, deixando a torcida informada sobre tudo e interessada no projeto. Porque se der certo, a festa será grande. E se der errado, uma pena, vamos tentar de novo, porque o projeto era bom.
O que não dá é torcer para um time que mais parece uma incógnita ambulante e cheia de segredos.