Venha fazer parte da KTO
x

Post de Leandro no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Terminaremos o ano cheio de dúvidas, igual em 2016, você como corinthiano deve saber que nunca podemos subestimar o Corinthians.

em Bate-Papo da Torcida > O que esperar do retorno de Fábio Carille ao Corinthians?

Em resposta ao tópico:

O que esperar do retorno de Fábio Carille ao Corinthians?

Fábio Carille ganhou projeção nacional e internacional ao levar o Corinthians ao seu sétimo título brasileiro com um time sem muitas estrelas, mas que jogava um futebol extremamente eficiente para os padrões brasileiros. O time-base de 2017 contava com os experientes Cássio, Balbuena e Jadson orientando os mais jovens, com o atacante Jô numa fase iluminada (foi artilheiro do Brasileirão com 18 gols) e uma proposta de jogo muito clara: dar a bola ao adversário, forçar o erro com uma marcação bastante intensa no seu campo e acelerar nos contra-ataques. O 4-2-3-1 se transformava num 4-4-2 em duas linhas quando o adversário tinha a bola e tinha em Rodriguinho a sua principal peça criativa, seja vindo mais de trás (numa variação para o 4-1-4-1) ou mais próximo dos atacantes. O sistema era tão eficiente que o Corinthians terminou o torneio com a melhor defesa da competição (apenas 30 gol sofridos).

O Corinthians campeão brasileiro em 2017 era eficiente ao extremo e contava com uma defesa difícil de ser vencida. Fábio Carille deixou sua marca na história do clube com uma estratégia bem definida.
A temporada seguinte começou com baixas. Jô deixou o Corinthians e foi para o futebol japonês. Guilherme Arana foi para o Sevilla. E Fábio Carille teve que se virar para manter o nível do seu time com as peças que tinha. A solução foi encaixar Jadson e Rodriguinho num 4-2-3-1 que lembrava muito um 4-2-4 à moda antiga pela movimentação dos dois “pontas de lança” (se é que podemos chamar assim) e a subida dos meias pelos lado no setor ofensivo. A chegada de Mateus Vital trouxe fôlego novo ao meio-campo, assim como Sidcley e o retorno do experiente Ralf. O Corinthians mantinha seu estilo mais reativo, mas ganhava mais variações na hora de atacar. Principalmente com as descidas de Fagner pelo lado direito e a grande fase de Rodriguinho. Nem mesmo a polêmica decisão do Campeonato Paulista diante do Palmeiras conseguiu apagar o brilho do escrete de Fábio Carille.(Choram até hoje).

Fábio Carille apostou num 4-2-4 sem centroavante para conquistar o Campeonato Paulista de 2018. Rodriguinho e Jadson se revezavam na frente e abriam espaços para as chegadas dos jogadores de meio.
As saídas de Balbuena e Rodriguinho e as escolhas ruins da diretoria para suprir as ausências desses atletas enfraqueceram demais o elenco do Corinthians e a equipe chegou a flertar com a zona do rebaixamento. O vice-campeonato na Copa do Brasil e a ineficiência do time comandado por Jair Ventura nas duas partidas da decisão contra o Cruzeiro fizeram com que torcida e conselheiros exigissem o retorno de Fábio Carille. Ele voltou, mas o que ele vai encontrar pela frente? O treinador pode devolver o bom jogo coletivo da sua equipe, mas a sua grande prova de fogo será recolocar o Timão na briga por títulos com o elenco que tem em mãos. Há como se pensar no 4-2-3-1 de 2017 com Jadson centralizado, Mateus Vital ganhando mais oportunidades e Pedrinho sendo guardado para um segundo tempo. Mas a diferença do elenco atual para as outras temporadas chega a ser gritante.

Fábio Carille poderia voltar ao 4-2-3-1 de 2017 com as opções que ele deve encontrar no Corinthians. Mas a diferença para os elencos das temporadas anteriores é muito grande.
Fábio Carille sabe que pode estar se metendo numa roubada ao voltar para o Corinthians. Ainda mais com o que deve encontrar no Parque São Jorge após seis meses no mundo árabe. Não por acaso, o treinador já está participando da escolha de reforços. O volante Richard (ex-Fluminense) pode ser boa opção para dar força ao meio-campo e fazer sombra a Ralf e Gabriel. Caso realmente venha para o Corinthians, o equatoriano Sornoza pode ser alternativa para a vaga de Rodriguinho e para reeditar o 4-2-4 sem centroavante com Jadson. E o possível retorno do experiente Leandro Castán pode ser interessante para devolver um pouco de solidez à zaga corintiana. Mas ainda é pouco para quem quer disputar títulos e Fábio Carille sabe disso. Ainda mais com o assédio do exterior em cima do promissor e talentoso Pedrinho.

Certo é que o Corinthians termina o ano de 2018 com mais dúvidas do que certezas. O retorno do treinador que participou das últimas grandes conquistas do clube é sim motivo de esperança. Mas será que isso é suficiente?

Responder ao post do Leandro

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Mateus Henrique Lopes da Silva

    Nesse vitimismo eu não caio! Acha que tá enganando quem?

    Última resposta há 2 minutos por Bruno Araújo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Bili Infante

    Vender o PSJ muda o patamar do Corinthians da noite para o dia

    Última resposta há 4 minutos por Sandro Moraes

    15respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Alonso Netto

    Será que estou sendo precipitado ou vocês também estão desesperados com esse futebol medíocre?

    Última resposta há 5 minutos por Bruno Araújo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Fabio Luciano Silva Junior

    Corinthians não pode perder esse garoto

    Última resposta há 7 minutos por Cosme Corinthians ghellere

    21respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Felipe RX

    Como pode um time igual o Corinthians não ter tradição em Libertadores

    Última resposta há 8 minutos por Bruno Araújo

    10respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Paulo Henrique Sola

    Essa é a maior diferença na história entre Corinthians e Palmeiras!

    Última resposta há 10 minutos por Érick Jacquin

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Jonathan Mello

    O Corinthians acabou depois desse dia

    Última resposta há 11 minutos por Matheus Ramos

    223respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Evandro Manuel

    É só o banco de reservas cara!

    Última resposta há 13 minutos por Andre andre

    4respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Caosfera Records

    Desrespeito do Cássio com COLEGAS E TORCIDA

    Última resposta há 15 minutos por Jordan C S Santana

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Diego Pinheiro

    Um dia Cássio entrou no lugar do goleiro que tinha acabado de ser Campeão Brasileiro

    Última resposta há 18 minutos por André Oliveira Reis

    156respostas

    acessar o tópico