David Rgd
A Marca Corinthians é extremamente atrativa, só faltam profissionais competentes para gerir lá.
em Bate-Papo da Torcida > Olha o que o Bayern, Barcelona e outros fazem
Em resposta ao tópico:
O marketing para o futebol, programa de sócio torcida e diversos outros aspectos do Corinthians são bons, mas tem potencial para serem muito melhor aproveitados.
Andei pesquisando e descobri algumas coisas interessantes de clubes europeus, seus planos e ações.
Eu trouxe algumas para mostrar como são criativos e como o Corinthians poderia adotar algumas delas.
O Bayern de Munique por exemplo distribui uma revista própria do clube para os associados, com informações, curiosidades e notícias importantes.
Já o Barcelona permite que os sócios votem nas eleições do clube.
O Real Madrid além de permitir o voto, deixa à disposição ao torcedor o season ticket, para que o torcedor possa comprar todos os jogos do time em casa e ter cadeira cativa no estádio.
O Schalke 04 por sua vez fechou um patrocínio que colocou um chip na manga das camisas oficiais que permitia entrar no estádio sem o uso de cartão ou algo do tipo, sendo o chip responsável pelo registro do ingresso. Mais prático e divertido.
O Darmstadt, time da Alemanha subiu para a primeira divisão depois de muitos anos e sorteou alguns season tickets de graça para que torcedores de baixa renda pudessem assistir a todos os jogos do clube. No fim das contas permaneceram na primeira divisão e mantiveram o sorteio.
O Benfica, um dos maiores do mundo em sócio torcida oferece aos associados diversos descontos para o dia a dia em compras diversas, além de descontos nos produtos oficiais do clube e acesso aos clubes, escolas de futebol e outras instituições do time.
O Arsenal possui um pacote para jovens que oferece uma ala exclusiva do estádio, com atividades específicas e pensadas exclusivamente para estes jovens em termos de atividades e entretenimento.
O Bristol City utilizou do humor para gerar dinheiro na internet. A cada gol do time, um gif diferente e bem humorado e uma pequena propaganda. O humor ajuda a viralizar e o clube ganha dinheiro enquanto a torcida comemora.
O Santa Cruz criou o Corujão Coral, em que anunciava novos reforços de madrugada. Além de se diferenciar e gerar expectativa nos torcedores, acabou gerando também bons lucros em patrocínio, como energéticos TNT que se aproveitaram da situação para expor seus produtos.
Enfim, só pra mostrar que a criatividade é muito mais importante e pode ter muitos mais resultados e muito mais relevância do que uma Blackstar da vida chegar e começar mandar no clube.
Qual ação acharam mais legal?