Campeonato Paulista 2009

Titulos conquistados pelo Corinthians - Campeonato Paulista 2009
Elenco do Corinthians, campeão paulista de 2009

Ídolos que jogaram

A conquista do Campeonato Paulista de 2009 foi, sem dúvidas, um marco na história do Corinthians, o time vinha de recente acesso à Série A do Brasileirão e ainda foi destaque na imprensa internacional, ao contratar ninguém menos que Ronaldo Fenômeno.

O ano de 2009 viria coroar a boa gestão do clube, que munido de grande elenco, se sagrou Campeão Paulista de forma invicta, fato que não acontecia desde 1972.

O Alvinegro Paulista sobrou naquela competição, conseguiu na primeira fase, 10 vitórias e 9 empates, não sofrendo nenhuma derrota, avançando assim para a fase de semi-final que seria contra o São Paulo. O Timão venceu as duas partidas, a primeira no Pacaembu por 2x1 (gols de Elias e Cristian) e a segunda no Morumbi por 2x0 (gols de Douglas e Ronaldo).

Na grande final, o Corinthians enfrentaria o Santos que tinha como principal arma sua mais nova revelação, Neymar. Corinthians e Santos não faziam uma final há mais de 25 anos, era o reencontro dos dois alvinegros e o embate entre a experiência de Ronaldo e a juventude de Neymar.

O primeiro jogo foi na Vila e ele, Ronaldo, como sempre foi decisivo, calou a torcida Santista e marcou um gol antológico por cobertura no goleiro Fábio Costa, a partida terminou em 3x1 para o Todo Poderoso, com dois gols do Fenômeno e um do zagueiro Chicão.

O jogo de volta foi no Pacaembu e bastava ao Corinthians se impor dentro de casa e administrar a vantagem conquistada no jogo de ida, foi uma partida muito emocionante, com o Santos indo pra cima, Domingos sendo expulso, gritos de olé e com o gol de André Santos, que daria o empate e o título ao Alvinegro da capital, a partida terminou em 1x1 e o Corinthians levantou a 26ª taça Paulista de sua história.

Foi sem dúvidas um Paulista perfeito, não somente por ser o quinto título estadual invicto do Timão, mas por ser o começo de uma nova era, a ressurreição de um gigante e a reafirmação de um craque, que ao levantar aquele troféu mostrou ao país e ao mundo que o Todo Poderoso estava de volta.

Quem foi o melhor jogador desse campeonato?

  • 1000 caracteres restantes