Corinthians campeão mundial FIFA 2000 - Campanha completa

O Corinthians entrou no ano 2000 com um único objetivo: conquistar o primeiro Mundial Interclubes da FIFA. Com sede no Brasil, foi realizado com os campeões de todos os continentes.

Grupo A

Disputado em São Paulo, no Morumbi, com a participação do Corinthians (representante do país-sede, campeão brasileiro de 1998), Real Madrid (campeão europeu e da Copa Toyota de 1998), Al Nasser (time árabe campeão asiático de 1998) e Raja Casablanca (time marroquino campeão africano de 1999). Assim como no grupo B, as partidas aconteciam em sistema de rodada dupla.

Grupo B

Disputado no Rio de Janeiro, no Maracanã, por Vasco (campeão da Libertadores da América em 1998), Manchester United (campeão europeu de 1999), Necaxa (time mexicano campeão da Concacaf 1999) e South Melborne (time australiano campeão da Oceania de 1999).

A grande final

Antes da grande final, houve a decisão do 3º lugar, entre Real Madrid. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e com este placar, o jogo foi decidido nos pênaltis. E aí, deu Necaxa: 4 a 3 em cima dos espanhóis.

No jogo de fundo, a finalíssima, realizada no dia 14 de janeiro, o Vasco recebia o Timão. Sagrar-se campeão mundial em cima do Vasco, em pleno Maracanã, não era tarefa fácil. Mas o Corinthians estava disposto a realizar esta proeza.

No primeiro tempo, o jogo termina empatado em 0 a 0, com os dois times perdendo algumas chances. No segundo tempo, a mesma coisa. O zero no placar levou a decisão para a morte súbita, ou Golden Gol (gol de ouro).

Novamente, nos 30 minutos, nenhum time foi capaz de marcar, o que levou a decisão do primeiro Mundial Interclubes reconhecido pela FIFA, para os pênaltis.

O Timão começou as cobranças, com Rincón batendo forte nocanto esquerdo de Helton. A bola bateu na trave e entrou: 1 a 0. Romário bate o pênalti seguinte e empata: 1 a 1. Fernando Baiano cobra o segundo pênalti e faz o segundo gol do Timão: 2 a 1. Na seqüência, Alex Oliveira empata em 2 a 2. Em seguida, Luizão faz 3 a 2. Aí entrou em campo a estrela do goleirão Dida. O lateral Gilberto bateu forte no canto esquerdo e Dida saltou para pegar. Continuava 3 a 2 para o Timão. O garoto Edú não sentiu a responsabilidade e também cobrou com perfeição: Corinthians 4 a 2. Viola fez a quarta cobrança do Vasco e colocou nas redes: 4 a 3. A seguir, Marcelinho poderia ter se consagrado ao fazer o gol do título, mas o goleiro Helton o impede, pegando o pênalti. O último pênalti foi cobrado por Edmundo, jogador experiente e no qual os vascaínos confiavam cegamente. Dida estava debaixo do gol, frio como sempre, esperando a cobrança para tentar nova defesa. Só que Edmundo cobrou o pênalti como se batesse um tiro de meta: longe do gol. Termina o jogo!!! O Corinthians é campeão do mundo!!! O coração da Fiel explodiu no Brasil inteiro.

Finalmente, o Corinthians prova que é o melhor time do planeta! Edílson foi o artilheiro do Timão com 2 gols e eleito o melhor jogador do Mundial.

Comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!

  • 1000 caracteres restantes