Venha fazer parte da KTO
x
Ronaldo, o 'fenômeno' de 125 mil reais por mês
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Ronaldo, o 'fenômeno' de 125 mil reais por mês

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

17 mil visualizações 211 comentários Comunicar erro

Ronaldo, o fenômeno de 125 mil reais por mês

Inauguração do Lab R9

Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Ronaldo Nazário, o popular "Fenômeno ", chegou ao Corinthians no início de 2009, em um dos períodos mais difíceis da história do clube. A equipe tinha acabado de subir da série B do Campeonato Brasileiro, e o torcedor vivia um momento de extrema insegurança quanto ao futuro.

Andrés Sanchez, presidente que assumiu o cargo no final de 2007, acompanhou o rebaixamento para a segundona, contratou Mano Menezes, reformulou quase todo o elenco, mas precisava ainda de um trunfo: resgatar a autoestima do torcedor e com isso voltar a gerar receita.

A contratação de um dos maiores jogadores da história do futebol, mesmo em final de carreira, foi um golpe de mestre. Ronaldo não só gerou mídia espontânea no mundo todo, como realmente jogou bola. Estreou contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil, e logo no jogo seguinte já marcou o primeiro gol: contra o Palmeiras!

A equipe de Mano ganhou o Paulistão com direito a dois golaços de Ronaldo na Vila Belmiro e levantou também a taça da Copa do Brasil, com grande atuação do atacante nas finais contra o Internacional.

Ao todo, foram 69 jogos disputados e 35 gols marcados com a camisa do Timão. Ronaldo resolveu antecipar o final da carreira no dia 2/2/2011, após a eliminação do Corinthians para o Tolima na Pré-Libertadores da América.

O atleta então recebia um belo salário, cerca de 400 mil reais por mês, mais uma parte do valor recebido dos diversos patrocínios na camisa do time. Patrocínios, aliás, conseguidos graças à popularidade do "Fenômeno". Nada mais justo, portanto. Uma negociação que foi boa para o clube e para o atleta.

Porém, quando resolveu parar de jogar futebol, Ronaldo abusou da gratidão que o presidente Andrés Sanchez tinha com ele: cancelou o contrato de jogador, e firmou um novo acordo, para ser "embaixador" do clube. Na prática, ele não precisava fazer nada, além de ser ele mesmo. Aparecer em festas, viagens, ao lado de personalidades, políticos, etc. E ser sempre lembrado como ex-jogador do Corinthians. O valor deste novo "trabalho": 125 mil reais por mês.

Nos três anos seguintes, 2011, 2012 e 2013, segundo reportagem do Portal UOL, Ronaldo recebeu a bolada de 5 milhões de reais do Corinthians. O trabalho? Ter a imagem utilizada pelo clube. Uma imagem que Rivellino, Sócrates, Marcelinho ou Neto nunca cobraram para que o clube as utilizasse. Mas no caso do ex-atacante, custou bem caro.

Em 2014, com o problema ocorrido entre Andrés Sanchez e o presidente Mario Gobbi, o novo mandatário do clube optou por não mais utilizar a imagem do ídolo. Mas no início de 2015, com o acirramento da disputa eleitoral no clube, a chapa de Roberto de Andrade lembrou de seu antigo garoto-propaganda.

E Ronaldo foi chamado para inaugurar uma sala de musculação que já existia, dentro do CT do clube, em uma jogada de marketing que depois se somou a um vídeo gravado pelo celular do ex-atleta e enviado para os sócios do Corinthians que votariam na eleição do dia 7 de fevereiro.

No dia da eleição, no Parque São Jorge, a imagem do craque foi bastante utilizada também, em banners, faixas, cartazes, santinhos e até com a música "Eu sou Ronaldo" sendo tocada insistentemente por um carro de som presente ao evento.

A chapa de Roberto e Andrés venceu a eleição com 57% dos votos. Ronaldo, que é um fenômeno também no campo financeiro, não põe os pés pra fora de casa se não houver dinheiro envolvido. E muito.

E eis que a boca pequena no clube (mais tarde confirmada por reportagem do Portal UOL) traz a notícia que um novo contrato deverá ser assinado entre o Corinthians e o ex-jogador. Mais um acordo milionário que colocará o garoto-propaganda na folha salarial da instituição. Sem jogar. Sem precisar ir ao PSJ. Sem fazer parte da diretoria. Sem precisar rigorosamente fazer nada. Apenas ir ao banco para sacar o dinheiro.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de DIEGO

    Ranking: 5772º

    Diego 351 comentários

    @navarroo em

    Marco belo comedia.. Mesmo que tudo isso fosse verdade, o Ronaldo tem créditos e muitos.. Alavancamos o patrocínio da camisa de 20 milhões anuais para 50 milhões... Foi ele que insistiu no projeto da base, CT, academia, clinica e estádio... Fora a visibilidade.. Na minha conta isso ai tá mt bem pago... Jogar dinheiro fora pra mim é pagar 400 mil de salário num mlk de m.e.r.d.a como o pato que não fez nada pelo clube custou 40 milhas e ainda bateu um pênalti na Copa do Brasil como se estivesse brincando com o sobrinho no quintal de casa... Ronaldo é mídia, marketing e visibilidade, onde o cara toca vira ouro.. Não tem como comparar as imagens dos citados acima.. Todos excelentes jogadores e estarao na nossa história p sempre mas em retorno financeiro extra campo não tem nem como comparar.. Epocas distintas, onde futebol era paixao e um esporte somente.. Hoje é business e o retorno do Ronaldo é inegável.. Existe o Corinthians pré Ronaldo e pós... Isso é fato...

  • Foto do perfil de R@F@el

    R@f@el 41 comentários

    @tatolhp em

    Não sei porque o meu Timão mantem esse cara aqui. É um cara que só da bola fora. Só quer tumultuar. Na época das contratações só dava palpite furado, agora vem querer usar o UOL como fonte. Sai daqui cara. Aqui é o Corinthians, coisa que você não é.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Cesar

    Ranking: 563º

    Cesar 2953 comentários

    180º. @caesar1977 em

    Um idiota. Ronaldo Trás parceiros e isso chama-se uso de imagem+ a comissão pela empresa que ele R9 trouxer.
    Tá certo Andrés e Roberto

  • Foto do perfil de MIRO

    Ranking: 1696º

    Miro 1220 comentários

    179º. @filllzona em

    Quem pode, pode e pronto...Devemos muito ao Ronaldo, e hoje o futebol mudou muito e relaxa Marco, que esse dinheirinho está bem empregado, porque o Santos teve Pele, o São Paulo, Tele e o Corinthians o Ronaldo...

  • Foto do perfil de Diego

    Diego 124 comentários

    178º. @diego.morais3 em

    Você comparou o Ronaldo com grandes nomes que jogaram em nosso clube exemplo de Socrates Rivelino Marcelinho Neto e etc...
    Só que isso foi em épocas diferentes hoje o futebol se modernizou e encareceu muito mais as coisas valores hoje no futebol é somente dinheiro em grande escala.
    Só que olha que a imagem do Fenômeno trouxe de retorno para o clube olha o time que temos hoje olha o estádio que ganhamos olha nosso títulos que foram conquistados nesse decorrer de tempo e equipara com nosso rivais e a época que jogaram os antigos ídolos e reflita em sua opinião nada é de graça nesse mundo se ele ganhou milhões lhe garanto que valeu cada centavo...
    Corinthians hoje amanha e sempre...

  • Foto do perfil de Felipe Cardoso

    Felipe 18 comentários

    177º. @felipe.cardoso.cardo em

    Vendo pelo lado pessimista do UOLixo parece que foi ruim, porem, vendo pelo lado imparcial, apenas em 2009, o Timão teve 77 milhões de reais em propaganda gratuita e expontânea, apenas em ter associado o nome ronaldo ao Corinthians no mundo todo!

  • Foto do perfil de Samuel

    Samuel 78 comentários

    176º. @samuel.j.o.araujo em

    Marco bello, lixo de jornalista, escoria de notícia que nem ele mesmo sabe que é verdade! Mesdmo se fosse verdade va se preucupar com sua vidinha meu filho o que o ronaldo fez pelo Corinthians neenhum jogador nem mesmo o rivelino poderia fazer, existi um Corinthians antes e pos ronaldo, então o que ele receber com certeza será o dinheiro mas bem pago que o Corinthians pagou e fica a dica.