Venha fazer parte da KTO
x
Há luz no fim do túnel
Marco Bello

Setorista do Corinthians desde 2009 pela Rádio Transamérica, Marco Bello acompanha o dia a dia do clube

ver detalhes

Há luz no fim do túnel

Coluna do Marco Bello

Opinião de Marco Bello

9.5 mil visualizações 95 comentários Comunicar erro

Há luz no fim do túnel

Elenco do Corinthians, em 2013

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

No final de 2013, o Corinthians vivia o fim da época de ouro. Eu estava na Arena Pernambuco, naquela melancólica derrota para o Náutico na última rodada do campeonato brasileiro, no último jogo do ano.

Tite se despedia da equipe. O último ato do treinador que fora campeão mundial de 2012 pelo timão foi colocar o chinês Zizao em campo. Nada mais triste.

O ano mal tinha terminado, mas o presidente Mario Gobbi e os então diretores de futebol Roberto de Andrade e Duílio Monteiro Alves já sabiam o que estava por vir. Depois de brigas e discussões internas, o mandatário do clube havia imposto a volta de Mano Menezes ao Corinthians.

Gobbi era diretor de futebol quando Mano tirou o clube da lama em 2008, sendo campeão da série B do brasileiro, e depois campeão paulista e da Copa do Brasil. Saiu ovacionado pela torcida, dando volta olímpica e tudo, a caminho da seleção brasileira de futebol.

Gobbi tinha este Mano na cabeça, e não o treinador que falhou no comando da seleção, falhou no Flamengo e não tinha ganho mais nada depois disso. Acertou um alto salário, até para padrões corinthianos, e irritou os diretores, que tempos depois deixaram o cargo.

O recado do presidente para o novo treinador: renovar. Carta branca para mandar embora, carta branca para trazer, desde que a custo baixo. A exceção, Elias. Mario Gobbi até chegou a tirar o peso das costas de Mano quando pediu paciência ao torcedor, em entrevista no início do ano, dizendo que os títulos demorariam a aparecer.

Mas o ano acabou, o mandato do presidente está chegando ao fim, e a renovação prometida parece que vai ficar pela metade. A paciência do torcedor é curta ou inexiste, já deveria saber o dirigente.

A chapa da situação, através do candidato Roberto de Andrade, flerta com três nomes: Tite, Osvaldo de Oliveira e Abel Braga.

A oposição analisa duas propostas consideradas inviáveis financeiramente: Luxemburgo e Marcelo Oliveira.

Vou dar aqui minha opinião, como alguém que acompanha já há algum tempo o dia a dia do clube. Apesar da paixão da torcida e até de alguns conselheiros por Tite, ele nada mais poderia fazer do que já fez. A cobrança seria enorme para repetir os sucessos do passado, e o elenco já não é o mesmo.

O Corinthians, pra mim, precisaria recomeçar de verdade. Mudar a essência. Deixar de ser o time do Tite, como Mano tentou fazer sem sucesso. Que contrate um treinador com prazo de três anos, três temporadas, com novo pensamento, novos desafios, que traga jogadores que tenham vontade de vestir a camisa, de vencer.

Pois a era de Tite já passsou. Já está na galeria de troféus do clube. Alguns parecem não perceber isso.

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Avalie esta coluna
Coluna do Marco Bello

Por Marco Bello

Marco Bello é jornalista, apresentador e repórter da Rede Transamérica de Rádio, setorista do Corinthians desde 2009

O que você achou do post do Marco Bello?

  • Comentário mais curtido

    Foto do perfil de Renato

    Renato 41 comentários

    @renato.rangel em

    O respeito demais como excelente jornalista que é, mas não concordo em relação ao retorno do Tite.
    Ele está se reciclando e se preparando para montar um elenco forte, e sabe da história que fez dentro do clube e não é nenhum iniciante para manchar tal feito.
    Ele está mais que preparado para fazer um belo trabalho novamente, só precisa da ajuda da diretoria para contratar e montar um bom elenco.

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de line

    Ranking: 32ª

    Line 1417 comentários

    83º. @linee em

    Ao meu ver ele não é o mesmo Tite de 3 anos atrás, ele é um Tite hoje muito melhor, pois estudou e se renovou, não ficou por ai a toa. E também ele entende como as coisas são no Corinthians, ele entende o que é o Corinthians. E é um baita de um treinador que sabe colocar as peças no seu devido lugar, só tem que dar o tempo certo pra ele implantar sua filosofia de trabalho.

  • Foto do perfil de Renato

    Renato 41 comentários

    82º. @renato.rangel em

    O respeito demais como excelente jornalista que é, mas não concordo em relação ao retorno do Tite.
    Ele está se reciclando e se preparando para montar um elenco forte, e sabe da história que fez dentro do clube e não é nenhum iniciante para manchar tal feito.
    Ele está mais que preparado para fazer um belo trabalho novamente, só precisa da ajuda da diretoria para contratar e montar um bom elenco.

  • Foto do perfil de Jean

    Jean 46 comentários

    81º. @jean.ricardo1976 em

    O Cruzeiro fez isso e se deu muito bem. Por que não? Concordo inteiramente. Faltou apenas ao autor citar a catastrófica e gigantesca dívida feita de 2008 para que houvessem resultados, algo que o momento não permite mais, devido aos fatores que todos já sabemos.

  • Foto do perfil de Blas

    Blas 27 comentários

    80º. @blas.sanchez em

    Concordo em parte como Marco alias parabéns a ele ótimo jornalista mas acho que o Tite mostrou ser a cara do Corinthians e é para mim o melhor t;ecnico neste momento apesar da sua inatividade, conhece a maiorias dos jogadores e com tempo pode renovar sim o Timão

  • Foto do perfil de Maximilian

    Maximilian 94 comentários

    79º. @maxcorinthians em

    Sobre a volta do Tite, eu concordo e discordo. Concordo que a palavra de ordem é mudança. O CORINTHIANS precisa mudar, pois se tornou um time dentro de campo irregular, deficiente tecnicamente e sem padrão de jogo. E fora de campo, aquela excelente administração, sensata e inteligente deu lugar a falta de planejamento e incompetência por parte dos dirigentes e de nosso presidente. É preciso mudar esses dois pontos, urgente! O que eu discordo é que essa mudança não poderia ser feita com a volta do Tite. O fato de ele ter sido vencedor realmente faz a cobrança ficar enorme, mas que outro treinador que assumir o CORINTHIANS não será cobrado? Cobrança não tem jeito, ela vai existir, seja quem for, e será gigantesca. Sou a favor das duas hipóteses, volta do Tite e um novo técnico, mas, se os jogadores continuarem medíocres como estão, NINGUÉM vai dar jeito. Precisamos de reforços, mas também precisamos que alguns jogadores comecem a jogar o que deles se espera.
    #VaiCorinthians