Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

SAFs e afins com seus problemas em mercados mais maduros: Inglaterra

Foto do perfil de Rafael

Ranking: 105º

Rafael 14.333 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 23/02/2023 às 16:15
Por Rafael Amorim Apoiador (@rafael.amorim4)

Hoje o governo inglês propôs uma lei ao congresso britânico para regular o futebol local.

https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2023/02/23/governo-do-reino-unido-apresenta-plano-para-regular-o-futebol-ingles.ghtml Governo do Reino Unido apresenta plano para regular o futebol inglês | futebol inglês | ge Governo do Reino Unido apresenta plano para regular o futebol inglês | futebol inglês | ge Principal proposta é criar órgão regulador da elite que supervisione a saúde financeira dos clubes e perfis dos donos; Premier League teme que medidas afastem... ge.globo.com

Achei interessante um ponto em específico para destacar 'Aumento do poder dos torcedores na administração dos clubes;'.

Importante ver em mercados mais maduros como as SAFs têm esse problema de aniquilar o poder e influência dos torcedores na administração dos clubes.

Não faz sentido defender SAF vendida a uma pessoa quando seu fundamento principal é maior participação do torcedor, que o torcedor seja ouvido etc, já que se está acabando a participação social e entregando todo o poder ao dono.

Afinal, a ideia de associação civil, que vem sendo tão criticada há anos e tem seus problemas, é justamente juntar um grupo de pessoas (sócios ou associados) com um interesse que não seja lucro, mas sim desportivo.

Isso quer dizer que não há outros modelos de negócio para SAF? Claro que não! O que acho perigoso, especialmente para clubes como o Corinthians, é entregar o clube a um dono que fará o que quiser.

Seria mais interessante um modelo em que se realize um IPO, por exemplo, abrindo a SAF para maior transparência e participação do torcedor/investidor.

Ser uma companhia de capital aberto demanda maior transparência (nos EUA, inclusive, chama de Public Company exatamente por ser aberta).

Espero que nunca tenhamos um dono sozinho, oficialmente, o que queremos é mais e maior participação do torcedor nas decisões do clube. Isso é exatamente o contrário de entregar o clube ao capital de um americano bilionário que só quer lucro ou para servir de sportswashing para ditaduras sanguinárias do Oriente.

Corinthians nasceu, cresceu e sempre será do povo.

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Edson Junior

Ranking: 1.317º

Edson 2.438 posts

@edsonjr em 23/02/2023 às 17:23

Primeiro que o Corinthians não é time do povo.

Ingresso caro, não é povo que vai no estádio.

Sem voto de fiel torcedor, então não é povo que escolhe.

O Corinthians já tem dono há anos e ele faz o que quer com o clube também há anos.

Se vai fazer uma SAF, não vai entregar o clube de bandeja pra ninguém não.

É só fazer um contrato especificando que certas coisas não podem ser feitas, isso já tira qualquer problema com conflito de interesse, impede que o novo dono troque o nome, venda o estádio e outras loucuras. Dá ainda pra fazer uma cláusula que obrigue o dono a reinvestir dinheiro no clube e por ai vai.

Não há motivos pra crer que um investidor, que coloca bilhões de reais em um projeto, vai simplesmente levá-lo a falência. É claro que ele vai querer que o clube fature alto, porque ele quer o dinheiro de volta.

Foto do perfil de Nightwolf 0

Ranking: 1.164º

Nightwolf 2.743 posts

@nightwolf0 em 23/02/2023 às 17:20

Sou contra a qualquer tipo de SAF, na inglaterra é um delírio de soccerwash de ditadura do oriente médio, máfia russa, magnata chinês/americano lavando dinheiro a rodo.

Na itália o tanto de grana lavada da máfia no futebol local é outra aberração, na Espanha existe o Real bancado pela monarquia espanhola e dinheiro público desde sempre, o Barcelona bancado por conglomerado sempre levando grana obscura pra lá pra competir simbolicamente na ideia de catalunha vs espanha(real) e por ai vai.

O único lugar que parece ter um modelo menos danoso é na Alemanha, mesmo com toda a supremacia do Bayern, a ideia do 50/1 lá impede que os clubes tenham um dono controlando a maior parte do clube(exceção os clubes tipo Wolfsburg/Bayern Leverkusen da Volkswagen e Bayern farmacêutica), mais recentemente a compra 100% do Leipzig pela Red Bull foi considerado um ultraje lá o que tornou o clube mais odiado do país.

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.333 posts

@sr.fulano em 23/02/2023 às 16:54

Poucos percebem! Mas na teoria de virou SAF não serão mais vistos como Torcedores e sim só como clientes!

Pra mim a tendência é o vínculo de essência entre Clube e torcida e identificação é diminuir!

Torcedores virarem apenas clientes sem ligação com Clube e o Clube com 'torcedores' apenas uma relação comercial entre as partes!

Já vejo esse comportamento até aqui!

Alguns tentando fazer campanha pra Torcedores cancelar Fiel Torcedor, não ir a jogos, não cobrar produtos, e só fizer isso quando o time voltar a ser campeão ou certas pessoas saírem! Relação comercial apenas!

Ou seja, na cabeça dessas pessoas acham que vai punir os dirigentes! Quando só prejudica o próprio clube a instituição!

Isso é falta de empatia e identificação com o Clube! Pois personificam o clube nessas pessoas e não vê a essência da própria entidade!

Só está do lado na boa e quando tem algo em troca! Relação comercial cliente empresa!

E com as SAFs a tendência será isso aumentar!

O fim de Torcedores e a criação de clientes!

Uma relação fria e falsa!

De ambas as partes!