Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

10 motivos para acreditar que a permanência de Mano é o melhor caminho

Tópico Épico Entenda as regras
Foto do perfil de André

Ranking: 1.203º

André 2.656 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 24/11/2014 às 11:10
Por André Luiz Cassiano de Campos (@decocampos)

Olá, Nação. Sei que muita gente torce o nariz quando o assunto é a permanência do Mano Menezes para 2015, sei que isso gera ódio e paixão, alguns querem o retorno do Tite, outros querem outro técnico.

O fato é que eu não considero o Mano um técnico ultrapassado. Por isso, elaborei 10 motivos para acreditarmos que ele deve ser mantido no cargo para o planejamento de 2015.

Vou postá-los aqui – e, por favor, quem for contra pode negativar e comentar, mas o faça de maneira sensata e, principalmente, educada. Todos nós aqui somos corinthianos e temos de nos respeitar.

1 – Planejamento: O Mano é o técnico que iniciou a reformulação do elenco, trouxe algumas peças importantes para o time hoje. Nada melhor do que mantê-lo e procurar mais jogadores, principalmente para o ataque, setor que mais temos carência.

2 – Longevidade: Já provamos que a manutenção de um treinador é um dos fatores que mais contribuem para o sucesso de uma equipe. Foi assim com Tite, que nos conduziu a grandes títulos. Pode ser assim com Mano Menezes. Mas o fato é que necessitamos urgentemente de mais peças para recompor nosso time.

3 – Apoio às categorias da base: Diferentemente de outros técnicos, Mano dá oportunidade às categorias de base do Timão e insiste com elas. Mesmo que alguns não tenham dado certo, como o José Paulo, por exemplo, é bom atentar para a situação do Malcom, quando o treinador insistiu com ele, observando que ele tem condições para ficar com a vaga de titular e o moleque não tem decepcionado.

4 – Ambiente do grupo é bom: não há indícios de que o time do Corinthians tenha problemas de relacionamento, tanto de jogadores com jogadores e de atletas com o técnico. Mano parece ser um cara razoável e também justo. E pelo que o time vem jogando nos últimos jogos, parece que cada jogador está fechado com o técnico em busca de um objetivo.

5 – Prometeu e está cumprindo: Mano já disse que se deixar a equipe no final do ano, irá deixá-la classificada para a Libertadores. E falta apenas um ponto. Motivo para confiar em seu trabalho para o ano que vem.

6 – Salário: Apesar de ganhar mais de R$ 600 mil, a contratação de um técnico do porte de Tite poderia ser, economicamente, inviável para o clube, já que ele parece ter pedido um milhão para outras equipes. Só resta saber se isso é verdade e se ele irá pedir a mesma coisa caso a diretoria do Timão lhe faça um convite (coisa que parece que já aconteceu).

7 – Identificação com o clube: Assim como o Tite, Mano tem identificação com o Corinthians e parece gostar do clube.

8 – Eficiência tática: apesar de nos faltar um futebol bonito, não podemos reclamar que falta modelo tático para a equipe. Mano tentou muitas vezes, por exemplo, fazer com que Elias fosse o homem de chegada forte que era antigamente, mas devido a falta de preparo físico, não conseguiu. Hoje, temos jogadores como Bruno Henrique, Petros e até o Ralf que fazem essa função. As variações continuam no ataque, com o Guerrero pela ponta e o Renato Augusto, muitas vezes, centralizado. Com as peças certas, ano que vem, podemos conseguir praticar um futebol mais bonito.

9 – Cresce em jogos grandes: Não se pode negar que o Timão cresceu, neste ano, nos jogos grandes – diferente do que aconteceu contra equipes menores. Ganhamos os clássicos, ganhamos a maioria dos jogos contra os times da divisão de frente da tabela, e fomos muito eficientes em casa. O Mano se prepara como ninguém para essas “decisões”.

10 – Time tem aproveitamento de campeão: Com a vitória do último domingo, o time conquistou um aproveitamento de campeão das outras edições, com 61%. O rendimento, neste ano, foi elevado devido à campanha feita pelo Cruzeiro, que disparou na ponta desde as primeiras rodadas. Mas não se pode negar que o time, nas últimas rodadas, cresceu muito e conquistou o que era difícil acontecer: uma série de quatro vitórias seguidas.

Bom, é isso. Eu espero que esses tópicos gerem discussões inteligentes. Caso o Mano não fique, espero que a diretoria contrate o Tite, a segunda melhor opção para o planejamento de 2015. Acho nomes como Oswaldo de Oliveira e Abel Braga muito arriscados. Mas vamos esperar que dezembro chegue e, com ele, novidades concretas.

Abraços, fiel!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Juca Santaella

Ranking: 792º

Juca 3.797 posts

@juajuara em 24/11/2014 às 13:01

Além dos motivos que você citou com os quais concordo em genero, número e grau, devo acrescentar alguns,

A persistencia com o Renato Augusto que nos piores momentos havia muita gente querendo sua venda

A evolucao do Bruno Henrique que substituiu o Ralf em sua lesão

A surpresa do bom futebol do zagueiro Felipe.

O crescimento do Fagner e do Fabio Santos que hoje são responsaveis pelo futebol envolvente da equipe

E a maior razão que foi encontrar para o Guerrero uma posição nas pontas, onde seu futebol cresceu assustadoramente

Seria injustica demiti-lo agora quando ele encontrou a forma ideal do CORINTHIANS JOGAR

Foto do perfil de Edgard Alan Souza

Ranking: 62º

Edgard 18.150 posts

@edgard.alan.souza em 24/11/2014 às 11:13

Repetindo aqui

Os favoritos ao Brasileirão 2015

Campeão brasileiro merecida e indiscutivelmente em 2013 e 2014, o Cruzeiro deve entrar no Brasileirão 2015 como um dos grandes favoritos ao título, se não como o principal favorito. Por méritos próprios, sem dúvida alguma, mas também pela possível falta de concorrentes à altura. De novo.

Enquanto o Cruzeiro mantém o elenco e o treinador há duas temporadas, os outros insistem no erro que se repete desde sempre: a troca de treinador sem critérios técnicos (o Brasil é, de longe, o país que mais troca de treinadores; veja aqui). Ainda é cedo para falar, eu sei. Pode ser que alguns cruzeirenses chaves sejam vendidos (Lucas Silva, Ricardo Goulart, Éverton Ribeiro). No entanto os cartolas celestes têm dado show de uns tempos pra cá, e caso isso aconteça, a reposição já está engatilhada.

Em relação aos concorrentes, alguns deles devem trocar de treinador na virada do ano e consequentemente voltar à estaca zero. Mano deve sair do Corinthians, Abel pode sair do Inter, Cristóvão do Fluminense, e por aí vai. Felipão fica no Grêmio? Acho que sim. Muricy e Levir no São Paulo e no Atlético? Provavelmente. Talvez por isso esses sejam os times que podem bater de frente com o Cruzeiro na próxima temporada.

Entre os clubes com os melhores elencos (lembre-se: entre outras coisas, pontos corridos é elenco), Corinthians, Inter e Fluminense, caso troquem mesmo de técnico, dificilmente serão páreo para o Cruzeiro de Marcelo Oliveira, uma vez que quando se troca de treinador, o trabalho começa praticamente do zero. Em outras palavras, enquanto alguns dos ditos candidatos ao título irão começar a arrancar, a engatar a segunda ou a terceira marcha com seus novos comandantes, a Raposa em tese estará embalada, engatada na quinta há muito tempo.

Logo, embora ainda seja cedo para opinar, Atlético-MG e São Paulo (Grêmio nem tanto, na minha visão, por causa do elenco) devem ser os concorrentes diretos do Cruzeiro no Brasileirão 2015 (partindo do principio de que Marcelo, Levir e Muricy ficarão onde estão até o fim da próxima temporada). Já os outros (Corinthians, Internacional, Fluminense), com suas prováveis novas comissões técnicas, não deverão adquirir o entrosamento necessário para fazer frente ao atual bicampeão brasileiro (e ao Atlético e ao São Paulo). Resta-nos aguardar para ver se essa minha previsão se confirma ou não. http://carlospizzatto.blogspot.com.br/2014/11/os-favoritos-ao-brasileirao-2015.html

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Wilson Alves

Wilson 2 posts

@wilson.alves6 em 26/11/2014 às 23:05

O Corinthians ganhou dos times de linha de frente do futebol brasileiro mas não ganha dos piores... Figueirense, Botafogo, chapecoense entre outros, e você falou que ele sabe preparar a equipe para grandes decisões e o explicar sobre o jogo contra atlético mineiro 4x1. Um técnico que joga por 1 bola não pode dirigir o Corinthians, trabalho tem que ser a longo prazo mas tem que no mínimo dar indícios que o trabalho esta sendo bem feito
Foto do perfil de Charles Bukowski

Ranking: 3.294º

Charles 931 posts

@velhobuk em 26/11/2014 às 17:12

Eu até acho que o tempo ideal de um técnico fazer o trabalho de boa é no mínimo de 2 anos mais o jeito mano de ser n desce, o cara se acha a última coca cola do deserto com um curriculo bem modesto e o pior que tem um dos melhores salário do futebol brasileiro, agora na minha opiniãao o SCCP deveria correr atrás de bons meias de ligação pois os nossos são pura enganação, incrível que pareça o Danilo ainda é o melhor na função, se ele tivesse um preparo físico melhor seria o titular tranquilamente porq com esses meias titulares a bola chega quadrada nos pés dos atacantes por isso essa luta pra fazer um golzinho

Foto do perfil de Anderson Gonçalves

Ranking: 3.745º

Anderson 788 posts

@andergo em 26/11/2014 às 16:45

Memória curta é uma das piores coisas do futebol.

Parece que é só o time voltar a ganhar que o técnico, que no mês passado não servia, três semanas depois passa a servir...

Não é somente pelos resultados que Mano sairá em 2015. É pelo erros que ele mesmo cometeu. Sua forma de pensar futebol já não é efetiva, nem assertiva.

Foto do perfil de Thiago Rodrigues

Thiago 7 posts

@thi.maro em 26/11/2014 às 02:16

Esses argumentos não me convencem, a forma burocrática que o time joga chega a irritar as vezes, podíamos jogar de forma mais ofensiva mas com inteligência, sem esquecer da defesa, infelizmente o Mano e a escola gaúcha que se instalou no SCCP não possuem essa característica, para 2015 (sei que vou ser crucificado) apostaria no Gareca ou no Oswaldo de Oliveira.

Publicidade

Foto do perfil de Paullinnho Sccp

Ranking: 3.844º

Paullinnho 759 posts

@paulo.sergio.loureir em 25/11/2014 às 23:20

1 motivo pela não permanência do treinador mano menezes!
Novo treinador do Corinthians será anunciado no começo do ano para a pré temporada!
Foto do perfil de Paullinnho Sccp

Ranking: 3.844º

Paullinnho 759 posts

@paulo.sergio.loureir em 25/11/2014 às 23:03

Do inferno ao céu em 4 jogos!
Li todos esses comentários e olhei os mesmos a dois meses atrás.. E para minha surpresa 80 por cento de quem hoje pede a permanência, pediam a cabeça dele!
Minha opinião é só uma e não mudo! Quero ver meu Timão jogando ofensivamente agredindo o adversário e não ficar esperando que é características de técnicos gaúchos!
Apesar de eu ser torcedor e sócio ft e comparecer nos jogos, minha opinião e a de muitos não vão ser ouvidas nesse caso.
Mano já esta fora do Corinthians e o novo técnico será apresentado no começo do ano no tour do Corinthians! Vlw.
Foto do perfil de Pedro Teixeira

Ranking: 334º

Pedro 7.009 posts

@pedro.teixeira em 25/11/2014 às 22:33

O mano merece sim outra oportunidade, foi ele quem montou a base campeã da liberadores e do mundial

Foto do perfil de Ronaldo Juniior

Ranking: 228º

Ronaldo 9.075 posts

@ronaldoo em 25/11/2014 às 20:28

Concordo.