Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

Ótimo texto sobre porque Corinthians não aproveita direito a base...

Foto do perfil de Juan

Ranking: 3.631º

Juan 820 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 25/01/2015 às 21:14
Por Juan Carlos Borgonovo (@juanborgonovo)

O texto é longo mais vale a pena ler todo... O que acham, o autor do texto tá correto?

Link para o texto original:
http://doentesporfutebol.com.br/2015/01/entenda-porque-corinthians-campeao-da-copinha-e-a-noticia-mais-inutil-do-ano/

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Maior faturamento dentre todos os clubes, aliado ao maior número de títulos da competição que revelaria os talentos em determinado país, na teoria, deveria ser sinônimo de hegemonia também entre os profissionais. Para qualquer outro clube, talvez, isso fosse verdade, mas não para o Corinthians e para o grupo que controla o poder da agremiação há quase uma década.

Eneacampeã da Taça São Paulo de Juniores, a equipe é, dentre aquelas 12 consideradas grandes do país, talvez a que menos revele jogadores para o time principal, embora seja uma das que mais investe nas categorias de base e que mais fácil perde seus talentos para outros clubes.

Mas, afinal, o que faz o Corinthians aproveitar pouco as suas revelações, e quando isso começou a acontecer?

O histórico

Voltemos, por um instante, à década de 90. Em 1995, o Corinthians revelou nomes como Sylvinho, André Santos e Cris, aproveitados no time profissional que foi campeão da Copa do Brasil e do Paulista no mesmo ano. Na equipe campeã em 1999, os frutos foram ainda maiores: Índio, Kléber, Edu, Ewerthon, Anderson, Gil e Fernando Baiano não só subiram bem para os profissionais como atuaram em Libertadores e/ou Mundial pelo Timão.

Entre 2000 e 2003, a equipe não chegou a nenhuma final da Copinha e alguns jogadores até foram aproveitados, mas não agradaram, como Wilson, Wendel, Abuda, Elton, Eduardo Ratinho, Bruno Otávio e Fininho. Durante essa fase, também subiram Bobô e Jô, jogadores que, embora criticados na equipe paulista, tiveram certo destaque no cenário europeu e atuaram na Seleção Brasileira. Aconteceu, portanto, a ordem natural das coisas na equipe paulista: revelar e testar, para achar algumas joias entre dezenas de jogadores.

Durante essa fase, começou-se a perceber também a impaciência da torcida corintiana com os, segundo ela, “latas da base”. No time de 2005, por exemplo, Dinélson foi importantíssimo na primeira arrancada de cinco vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro, enquanto Coelho fez o “gol do título” contra a Ponte Preta, em um time que tinha Tévez e Nilmar para marcar gols. Ambos sempre foram considerados inúteis pela torcida.

Após a saída da MSI, o Corinthians acabou promovendo bons meninos da base e, com eles, começou bem o Brasileirão de 2007. Porém, os garotos tinham que ser os atores principais naquela fraca equipe, e não coadjuvantes, como reza o bom planejamento, e, após a saída de Willian, única venda significativa do Corinthians nos últimos 20 anos, a equipe logo começou a mostra suas deficiências.

Assim, Fábio Ferreira, Bruno Otávio, Betão, Éverton Ribeiro e Lulinha tiveram que ser titulares no jogo contra o Grêmio, com a companhia de craques como Zelão, Carlos Alberto (o lateral), Moradei e Clodoaldo.

Todos eles acabaram “queimados” após o rebaixamento e logo foram emprestados para equipes menores para, em sua maioria, nunca mais voltar. Salvaram-se, dentre alguns, Júlio Cesar, depois fundamental no título brasileiro de 2011, e Dentinho. E essa passou a ser a tônica dos juniores corintianos desde então: estouram a idade da base, são emprestados e nunca mais voltam.

Com isso, nomes como Everton Ribeiro, Nilton e Dodô, hoje realidades, nunca foram valorizados o quanto deviam e sequer tiveram suas chances. Mais que isso, jogadores com destaque nas categorias de base e que poderiam compor o elenco têm seus contratos de três ou quatro anos integralmente pagos, mas nunca jogam pela equipe. Para completar, são contratados jogadores ainda piores, com salários, na maioria das vezes, maiores, e sem qualquer critério técnico. Esses jogadores não vingam, são emprestados, e o ciclo persiste, com novas contratações erradas, o que culmina em salários pagos a dezenas de jogadores emprestados a outras equipes.

Vejamos uma pequena comparação entre jogadores “emprestados para sempre” (coluna da direita) e “contratados sem nexo” (coluna da esquerda) no Corinthians pós-rebaixamento, um dos ciclos mais vencedores do clube. Não colocarei na lista contratações que poderiam ter dado certo, como Rodriguinho, Wallace, Jocinei, Bill, Élton e Wellington Saci. Esses jogadores foram contratados de forma natural, ou seja, a partir de determinada análise técnica, e faz parte do futebol não darem certo, da mesma forma que caras como Bruno Henrique, Paulinho e Romarinho, contratados em circunstâncias parecidas, deram certo.

Não estão incluídos também atletas que vieram para dar um pouco de experiência ou suprir uma ausência temporária, mesmo contratados em momentos errados (ou mal contratados) e com atuações pífias, como Iarley, Thiago Heleno, Bobadilla e Anderson Polga, ou jogadores que tiveram suas chances e foram vendidos, como Jô e Willian, que atuaram na Copa.

A intenção da lista não é dizer que todos os que estão na coluna da direita são craques, e talvez alguns nem sirvam para o time do Corinthians. Porém, todos se destacaram na base e mereciam mais chances do que tiveram. Além disso, comparados com contratações semelhantes feitas no mesmo período, eram melhores opções.

Enquanto o time se atola em dívidas financeiras, pagando salários para seus atletas atuarem em outras equipes, o dinheiro recebido pela venda de seus atletas beira o nulo. Casos como o de Marquinhos e o de Éverton Ribeiro são emblemáticos e mostram que o objetivo principal da diretoria corintiana é se livrar desses garotos o mais rápido possível, por qualquer troco que ofereçam.

No caso de Éverton Ribeiro (jogador cedido ao Coritiba, aos 21 anos, por 1,5 milhão de reais), o Cruzeiro acaba de acertar a venda de 60% de seus direitos por R$ 26 milhões, enquanto Marquinhos foi vendido pelo Corinthians por 7,5 milhões de reais e posteriormente contratado pelo PSG por 30 milhões de euros, na época R$ 89 milhões.

O que esperar?

Será que em 2015 a história vai ser diferente e os jogadores campeões irão ter chances entre os titulares? Muito provavelmente não.

Diferente da equipe de 2012, na qual jogadores como Marquinhos, Matheus Caldeira, Anderson, Antônio Carlos, Gomes, Matheuzinho e Giovanni poderiam claramente subir para os profissionais mas estão sendo mal aproveitados, a safra de 2015 parece um pouco mais limitada. Além disso, há poucas posições carentes hoje no time profissional.

Quatro apostas, porém, poderiam ter chances no mundo ideal, com uma boa política de aproveitamento de jogador da base, e mostrar se merecem ou não atuar entre os profissionais: Guilherme Arana (lateral esquerdo), Pedro Henrique (zagueiro), Gustavo Tocantins e Gabriel Vasconcelos (atacantes) poderiam compor o elenco, em posições que são carentes no elenco de Tite. O meia Matheus Cassini e o volante Marciel atuam em posições repletas de jogadores no elenco profissional e não devem ter chances de jogar, mas merecem ser bem observados também.

Na realidade, porém, o histórico mostra duas coisas preocupantes: além do mal aproveitamento de seus atletas da base, a equipe atual do Corinthians é quase um balcão de negócios, com jogadores fatiados ou apenas de empresários, tanto que boa parte do time campeão foi contratada nos últimos meses, então a esperança de que algo de bom realmente aconteça com esses garotos é quase nula. Isso, porém, seria tema para diversas outras matérias…

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Últimas respostas

Foto do perfil de Carlos Da Silva

Ranking: 266º

Carlos 8.113 posts

@carlos.da.silva1 em 26/01/2015 às 12:57

Boa

Foto do perfil de Ralf Crítico

Ranking: 183º

Ralf 10.144 posts

@cardoso2 em 26/01/2015 às 12:52

Vou ser sincero: não li o texto porque é muito grande.

Foto do perfil de Ronaldo Juniior

Ranking: 227º

Ronaldo 9.075 posts

@ronaldoo em 26/01/2015 às 12:50

Concordei com o texto.

Foto do perfil de Ciro Hey

Ranking: 118º

Ciro 13.250 posts

@ciro.hey em 26/01/2015 às 03:39

Discordo quanto ao elenco desse ano. Não atoa foram campeões dos 3 campeonatos + importantes dos últimos meses. Jogou sem o Pirulao, G.Vieira e P.Henrique (esse jogou 3 sendo 2 entrando). Temos pelo menos 14 ou 15 jogadores capacitados para compor elenco e todos graça ao Loss com grande inteligência tática. Marciel e Cassini provaram que mesmo com toda essa concorrência tem capacidade de brigar de igual com medalhoes. Arana se mostrou melhor que Uendel (de quem gosto) e capacitado a incomodar a titularidade do F.santos que perdura a muito tempo. R.Sam foi impecável e achei ele infinitamente melhor que Felipe (acredite ou n ele tem 40 partidas pelo Corinthians) e P.Henrique. Junto do Yago, Edu e Gil formaria meu quarteto de zaga na liberta. Gabriel é o reserva do Guerreiro e tem bola p/jogar ao lado dele, tem que conquistar. E p/mim Tocantins desbanca Sheik, Luciano e Stiven. G.Vieira também entra nesse time, quem viu os outros torneios e n só a copinha sabe!

Publicidade

Foto do perfil de Murilo Trigo

Ranking: 2.477º

Murilo 1.284 posts

@trigo em 26/01/2015 às 03:22

Eu não concordo nem um pouco quando o autor diz que a safra de 2015 é mais limitada se comparada a de 2012, a de 2012 tinha um goleiro e uma dupla de zaga melhor que a de 2015, tirando isso eu acho que perde em todo o resto, a safra de 2015 tem melhores valores individuais, principalmente no meio.

Foto do perfil de Elias Dos Santos

Ranking: 910º

Elias 3.385 posts

@eliasbb em 26/01/2015 às 02:55

Um dos últimos caso é do João Paulo, meia, que entrou em dois jogos e a torcida queimou.Hoje está emprestado ao Atlético do PR.Daqui algum tempo estoura por aí.

Foto do perfil de Juan Carlos Borgonovo

Ranking: 3.631º

Juan 820 posts

@juanborgonovo em 26/01/2015 às 00:53

Não sei porque a imagem não tá aparecendo, a tabela com a comparação dos jogadores contratos e da base achei o mais legal, que pra mim é onde tá o erro...

Tocantins é fraco, também acho mas pode apostar que o Corinthians vai contratar algum atacante mais fraco do Paulistão e voltar ao ciclo de sempre...

Ainda espero que um dia mude!

Foto do perfil de Eduardo Martins

Ranking: 96º

Eduardo 14.755 posts

@edu.81 em 26/01/2015 às 00:20

Bom texto mesmo... Mais tem que se analisar caso a caso