Venha fazer parte da KTO
x
Fórum do Corinthians

O misterioso contrato OMNI x Corinthians

Foto do perfil de Lucas

Ranking: 2.112º

Lucas 1.557 posts

Publicado no Fórum do Meu Timão em 15/09/2017 às 12:27
Por Lucas SS (@lucas.sales.da.silva)

Salve Nação!

Eu já havia falado antes que iria fazer um tópico falando do Fiel Torcedor, mas, que antes pesquisaria sobre isso e não ficaria no disse-me-disse. Porém, quando o assunto é contabilidade esportiva no Brasil, é quase impossível achar uma fonte confiável que não coloque opiniões próprias e achismos.

Apenas duas fontes mencionando o Corinthians foram usadas: uma reportagem na Folha de S. Paulo, mencionando justamente o contrato (mas não dispondo ele), e uma no Valor Econômico falando da chuva de ressalvas de auditorias independentes nas demonstrações financeiras de 20 dos 24 clubes que disputaram a Série A e que subiram da Série B (o Corinthians é um dos 20).

O grande problema disso tudo é aquele princípio da legalidade no artigo V da Constituição, que diz que ninguém é obrigado a fazer ou a deixar de fazer algo se não estiver previsto em lei. Isso dá margem para os clubes fazerem o que quiserem nas demonstrações financeiras, pois o Brasil ainda não tem uma legislação que trata da contabilidade esportiva (só em abril/17 o CFC organizou uma reunião para debater o assunto e planeja outra).

Beleza, agora, falando do contrato! Eu estava errado em comentários anteriores sobre duas coisas (se vocês acessarem meu perfil, vão ver):

1 - O Fiel Torcedor não é uma empresa distinta do S.C. Corinthians Paulista, com participações 50/50 entre o Corinthians e a OMNI. O Estatuto Social do Corinthians trata os associados do FT como 'associados do futebol' sem direito a voto. Sendo assim, ao aderir ao programa Fiel Torcedor (porque é isso o que ele é, um programa), você vira, automaticamente, associado do Corinthians (ATENÇÃO: associado é diferente de sócio!)

2 - O contrato da OMNI não é um contrato de investimento-anjo. Eu falava isso aqui, mas, ao ver melhor como funciona esse tipo de contrato, eu vi que eu estava falando merda. Segundo a Folha, o contrato da OMNI parece ser mais um contrato de TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS. Como o Corinthians não tinha condições de gerir o programa, ele contratou a OMNI para isso. Segundo a Folha, outros clubes fazem isso no Brasil.

Agora, eu não to sozinho nessa não! Vocês também tão falando algumas coisas erradas:

1 - A OMNI não está sugando o sangue do Corinthians (vendo num contexto geral). Segundo a Folha, a OMNI cobra 50% da receita bruta (venda sem nenhuma dedução) do Fiel Torcedor, sendo que o mercado pratica entre 5% e 30% da receita bruta. Em contrapartida, a OMNI é quem arca com todos os custos de administração do Fiel Torcedor, coisa que o resto do mercado também não pratica. Logo se conclui que a OMNI e o Corinthians são uma sanguessuga e um vampiro lutando (embora o CORI já apertou a diretoria questionando se, mesmo com a OMNI arcando com todos os custos, 50% pode não ser um preço condizente).

2 - Existe sim um teto para o Corinthians pagar. Embora seja um teto alto, mas, existe. A reportagem da Folha não especificou em números, mas, explicou que depende do número de associados no Fiel Torcedor. Se o número de associados ultrapassar um determinado número no contrato, o valor da parte da OMNI estagna.

Essas foram as conclusões que eu tirei lendo a reportagem da Folha, do Valor e do Estatuto Social do Corinthians. Sobre se esse contrato vai ter um fim, não foi especificado em nenhuma dessas fontes, ao que tudo indica, não. Para o contrato ter um fim, o Corinthians precisa cancelar o serviço.

Espero que eu tenha sido claro, e que vocês tenham me aguentado até aqui. Se eu falei outra merda, pode me corrigir, eu não ligo, mas, com educação, senão eu nem leio.

Se alguém tem uma cópia do contrato, por favor, me mande um link nos comentários.

Obrigado e Vai Corinthians!

Avalie este tópico do Fórum do Meu Timão

Responder tópico

Melhores respostas

Foto do perfil de Claudio Rissi

Ranking: 31º

Claudio 28.213 posts

@migo.pr em 15/09/2017 às 12:48

Tnc, mas lógico que a OMNI tem de arcar com os custos.

Além de ficar com 50% da arrecadação do Fiel Torcedor para fazer a administração desse serviço, você ainda queria que o clube pagasse os custos da empresa?

É um insulto a inteligência de qualquer um dizer que tem sentido pagar 50% para uma empresa fazer a arrecadação de pagamento de associados.

Mas, quem são os donos da OMNI?

Essa empresa foi criada apenas para esse negócio com o Corinthians?

Foto do perfil de Rodolfo S

Ranking: 958º

Rodolfo 3.301 posts

@rodolfo.cdp9 em 15/09/2017 às 12:46

O problema é que não tem a menor chance de a gente confirmar essas informações, porque não é divulgado nada kkkkkkkkkkkkkkk

Publicidade

Últimas respostas

Foto do perfil de Osvaldo

Ranking: 16º

Osvaldo 35.023 posts

@osvaldoneto em 16/09/2017 às 20:24

Só sei que o Timão deveria ganhar mais grana afinal de contas quem ajuda quer ajudar o Corinthians e 50% e muita coisa mesmo com a omini arcando com as despesas.

Foto do perfil de Itamar Fulano

Ranking: 4º

Itamar 63.333 posts

@sr.fulano em 16/09/2017 às 18:15

Cara, você mostrou outras informações que aumentam a discussão.

Talvez com tudo em mãos precisaria de alguém entendedor do assunto pra fazer uma analise profunda se é vantajoso ou não.

Agora o tempo de contrato pelo que eu sei é até o fim de 2019.

Já vi e ou vi essa notícia, não lembro bem onde, mas talvez na internet deve ter uma fonte, e lembro que era até o fim de 2019. E a quebra de contrato, caso o Corinthians que desfazer a pareceria era uma multa altíssima, não falaram valores, mas disseram que é algo absurdo.

Pelo que eu vejo, o ideal mesmo seria ter uma gestão mais profissional, com pessoas em cargos por questão técnica e não politica.

É DIFÍCIL ADMITIR E RECONHECER, O Palmeiras TEM FEITO ISSO!

Com a influência da Leila que é empresária e o Paulo Nobre também, eles mudaram os departamento do clube e profissionalizaram os setores.

O próprio ex-presidente o Mustafa, reclamava que os sócios não tinha mais emprego! Que o clube tinha que dar emprego ao sócios. Ou seja, profissionalismo ali ele não queria.

O Corinthians é meio o que o MUstafá fazia e quer no Palmeiras. Que o clube seja base de emprego para sócios, sem eles não terem a menor condição técnica pra exercer a função.

ENTÃO, ACHO QUE AS COISAS SÓ VAI MUDAR NO CORINTHIANS, QUANDO MUDAR ESSE GRUPO DA SITUAÇÃO.

E isso esta cada vez mais difícil, o Andrés tem muitos fãs. Pelo jeito esse grupo vai continuar.

Foto do perfil de Paulo Paulo Paulo

Ranking: 112º

Paulo 13.845 posts

@paulo.52 em 16/09/2017 às 10:52

Teríamos, para fazer uma análise mais gabaritada, primeiramente, que termos o contrato em mãos. Mais que isso, teríamos que ter o contato original e as alterações feitas na gestão Gobbi (que foram leoninas para o Corinthians, que teria participação crescente nas receitas, tal como previsto pela redação original do contrato). Quanto a ser ''prestadora de serviços'', é o que, juridicamente, a OMNI é, porém, na prática, é ''sócia'' (não existe prestação de serviços a 50%, muito menos da receita bruta). Esse contrato, mesmo sem conhecermos seu inteiro teor, é altamente lesivo para o Clube, que, se fosse sério, já o teria investigado a fundo!

Foto do perfil de Loko Por Ti Corinthians

Ranking: 114º

Loko 13.672 posts

@sercorintianoehotimo em 16/09/2017 às 06:10

Agora pensa bem, será que não tem um corinthiano sério e do mercado de serviços e administração que poderia trabalhar no clube?

Quantos funcionários tem a OMNI?

Se for algo simples de confecção de ingressos para o Memorial, Arena, Fiel Torcedor, não vejo tanta necessidade de terceirizar algo que poderia ser feito dentro do clube.

Você sabe se é muito complexo esse trabalho da OMNI? Eu como não trabalho na área e vejo de fora, não acho.

Aliás, o telefone do Fiel Torcedor é muito congestionado, fora que a impressão do ingresso facilitaria muito a vida dos torcedores ao invés de troca o guichê. Não tem total explicação das vantagens de ser associado ao Fiel Torcedor. Enfim, mesmo oferecendo o serviço, há grandes falhas.

Publicidade

Foto do perfil de Loko Por Ti Corinthians

Ranking: 114º

Loko 13.672 posts

@sercorintianoehotimo em 16/09/2017 às 06:01

Tem uma informação que li aqui que o contrato com o a OMNI se encerra no fim desse ano

Foto do perfil de Gerald Gomez

Ranking: 385º

Gerald 6.483 posts

@luterley em 15/09/2017 às 12:41

Lucas não entendi a afirmação 1 d que a OMNI não suga o Timão. Nos outros clube o percentual pago não inclui as despesas de manutenção do programa de associados? É um 'reembolso' pago à parte pelos outros times? Sendo assim a título de que ganham o percentual?