Venha fazer parte da KTO
x

Caso Corinthians: exagero e incoerência

10 mil visualizações 85 comentários Reportar erro

Blogueiro da Fox Sport, José Ilan, expressa sua opinião:

Que me perdoem muitos, mas vou remar contra a maré.

A punição ao Corinthians de jogar todos os seus jogos com portões fechados é muito exagerada.

Antes de tudo, quem escreve aqui é um jornalista que passou dezenas de horas dos últimos dias vendo imagens da tragédia em Oruro, lendo, assistindo e editando inúmeras reportagens sobre o caso, produzindo outras tantas, destrinchando causas e consequências de um ato inconsequente e criminoso.

Não é fácil para um pai de um menino de sete anos, que adora futebol e já frequenta estádio, ficar alheio e insensível ao caso. Absolutamente não é o caso. Ao contrário. Trata-se de uma morte horrenda, imperdoável e, sobretudo, desnecessária.

Mas daí a punir-se pesadamente uma instituição, e indiretamente milhões de pessoas pelo crime cometido por um ou dois indivíduos, vai uma distância enorme.

Faço questão de não opinar baseado no regulamento da Conmebol, aquele tal que admite até a exclusão do time da Libertadores. Este não é um parecer jurídico. É uma reflexão pelo bom senso.

Pés no chão, cabeça fria, clubismos guardados no baú, proponho algumas questões:

Qual a culpa que tem o Corinthians pela morte de Kevin Espada? O clube era o mandante do jogo? O responsável pelo policiamento? O encarregado pela revista na porta do estádio? O dono do estádio em Oruro? O responsável legal pela pessoa que apontou uma arma mortífera em direção aos torcedores do San José? Foi o Corinthians que bancou a ida do culpado para a Bolívia, lhe deu ingresso, um rojão e ordenou que soltasse o artefato para frente?

Um clube e seus milhões de aficionados devem mesmo pagar por um crime cometido por alguém que simplesmente veste a sua camisa?

Fonte: Fox Sports

Veja Mais:

  • O Corinthians recebeu uma oferta de quase R$ 100 milhões por Wesley de clube inglês

    Corinthians recebe proposta de quase R$ 100 milhões de time inglês por promessa; saiba tudo

    ver detalhes
  • Corinthians fez proposta para contratar o meia Erik Lamela

    Corinthians faz proposta por meia argentino do futebol espanhol; veja detalhes

    ver detalhes
  • Corinthians venceu o Fluminense por 3 a 0, pela quarta rodada da Neo Química Arena

    Wesley inferniza defesa rival, Corinthians domina o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão

    ver detalhes
  • Corinthians subiu para a 13ª posição do Campeonato Brasileiro

    Corinthians sai da zona de rebaixamento após vitória sobre o Fluminense no Brasileiro; veja tabela

    ver detalhes
  • Wesley foi o jogador mais elogiado pela torcida após a vitória sobre o Fluminense

    'Mbappé de Itaquera' e mudanças: Fiel repercute primeira vitória do Corinthians no Brasileirão

    ver detalhes
  • Cássio foi ovacionado pela Fiel após a vitória do Corinthians sobre o Fluminense no Brasileirão

    Cássio é ovacionado por torcida do Corinthians após vitória contra o Fluminense; veja o vídeo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Fabio

    Fabio 53 comentários

    @rossoi em

    Eu to vendo gente aqui falando que o Corinthians financia isso financia aquilo a anos vejo isso na imprensa e também de alguns torcedores agora pergunto porque nunca ninguém provou nada?

  • Foto do perfil de Fatima

    Ranking: 71ª

    Fatima 732 comentários

    @fatima.ferreira em

    Meu Deus quando é que vão para de falar que o Corinthians tem culpa! O time não tem culpa de nada, e nem a torcida, somos chamado de criminosos por um crime que acidentalmente um único torcedor cometeu! Os antis nunca vai esquece isso, vai falar nisso o ano todo. Mas aposto que todos já se esqueceram do sinalizador que o cara da banda soltou lá na boate em santa-maria onde matou mas de 200 pessoas, e todos falaram que foi acidentalmente, é mesmo o cara não poderia imaginar e nem prevê muito menos raciocinar, que se soltasse um sinalizador dentro de um local fechado poderia acontece um acidente que levaria a machucar várias pessoas que estava ali.E no entanto só quem levou a culpa foi o vocalista que foi o que soltou o sinalizador e o dono da boate pelo fato da boate não ter saída de emergência, ninguém mas foi culpado nem o restante da banda, nem os seguranças, ninguém. Já no caso do Corinthians além de culpa toda a torcida tbem culpa o time. É justo isso?

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Junior

    Ranking: 6823º

    Junior 284 comentários

    85º. @juniorsantoz em

    A mídia ela é importante para todos nós, más desse jeito é melhor jogar o Diploma no lixo, não dá eles cobram do Torcedor, do Clube e a mídia nunca muda, inclusive tem apresentadores (as) que depois que se forma e começa trabalhar em uma emissora, eles vão logo fazer faculdade de direito, porque eles falam cada besteira e depois eles tenta se proteger...enfim. Peço atenção de todos vocês, é óbvio que não vai ter fiscalização de venda de sinalizadores para Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio etc...só foi criada essa situação devido o incidente com o CORINTHIANS (O CAMPEÃO MUNDIAL), e a mídia quer mostrar que ela faz o trabalho da policia acusando o Corinthians ao menos ter coerência, compreensão e ver dos dois lados. Podem escrever nesse Paulistão vai morrer um torcedor de qualquer clube e a mídia e as autoridades não iram fazer nada. O certo é...Corinthians, 1 torcedor e 30 milhões de sentenciados.
    (S.C.C.P-1910)

  • Foto do perfil de Junior

    Ranking: 6823º

    Junior 284 comentários

    84º. @juniorsantoz em

    Olha eu assisto futebol, inclusive no dia anterior eu assistir o jogo entre Millionarios X Tijuana, por que eu gosto, sou Corinthiano desde que eu nasci, e vi inúmeras mortes de torcedor, inclusive em 2011 na Semi-Final do Paulistão entre Corinthians X Palmeiras, teve uma morte de um torcedor Corinthiano e o corpo dele foi jogado na Marginal Tietê, eu fiquei dias analisando os vídeos e as imagens, dá para ver perfeitamente que o Torcedor Corinthiano estava em dúvida de soltar o sinalizador porque o Bandeirão estava subindo, ou seja caso ele não solta-se o sinalizador, poderia acontecido um desastre na torcida do Corinthians. Vejo jornalistas que evidentemente torce para outros clubes, e em suas opiniões de fato você não encontra coerência, Jornalistas tendenciosos, um deles é o Savóia que estava falando mal do Corinthians e o Dinei teve que entrar ao vivo para defender a posição do Corinthians e os Corinthianos (as). Eu acho que os jornalistas querem colocar lenha na fogueira.

  • Foto do perfil de Elias

    Elias 29 comentários

    83º. @elfransilva em

    Renato, então vá lá dizer, ou mande um e-mail pra delegada que o clube do país dela tem culpa e precisam ficar detidos na prisão, e diga para a Commebol que o São José tem que jogar de portões fechados, e punir todos os torcedores deles que estavam com sinalizadores proibidos, mesmo que "menos" perigosos. Vá lá e diga, quem sabe ela te ouve, rapaz.

  • Foto do perfil de Eduardo

    Ranking: 92º

    Eduardo 9611 comentários

    82º. @eduardoalves em

    José Ilan ganhou meu respeito.

  • Foto do perfil de Silva

    Silva 182 comentários

    81º. @robertlucas em

    Futebol é esporte é um espetáculo se os fas se matam o que os cantores os artistas os jogadores e o clube que não estava nem em seu pais tem a ver! Segurança de um pais medíocre! E organização da conmebol mais cretino ainda!