Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians tem a marca mais valiosa do Brasil pelo 4º ano seguido

3.5 mil visualizações 14 comentários Reportar erro

Mundial da FIFA valorizou ainda mais o Corinthians

Mundial da FIFA valorizou ainda mais o Corinthians

Alan Morici / Ag. O Dia

O Corinthians tem a marca mais valiosa do futebol brasileiro pelo quarto ano consecutivo com um valor de mais de R$ 1,1 bilhão. O segundo é o Flamengo, com R$ 855 milhões, e o terceiro é o São Paulo, com R$ 848 milhões. Esses são os principais resultados de um estudo da consultoria BDO, que avaliou as 23 marcas de clubes de futebol mais valiosas do Brasil.

Embora esteja distante dos valores dos gigantes europeus como o Manchester United, cuja marca vale cerca de R$ 4,4 bilhões, de acordo com a Forbes, o tetracampeonato corintiano deve sim ser motivo de orgulho para os torcedores. "É importante ter uma marca forte para o clube conseguir maiores receitas com as cotas de TV, conquistar mais torcedores e, com isso, aumentar a bilheteria, enfim, ser mais forte financeiramente", avaliou Pedro Daniel, gerente da Divisão de Esportes da BDO.

A metodologia para a avaliação das marcas utiliza dados financeiros, pesquisas com o torcedor, informações de marketing, além de dados econômicos e sociais dos brasileiros, mas não foram considerados os recursos com transferências de atletas. Pelo estudo, uma variável sozinha não define a marca dos clubes. Além da força da torcida (tamanho, faixa etária e hábitos de consumo), o valor considera as receitas (cotas de TV e patrocínios das camisas, por exemplo) e as características dos mercados locais. No caso do Corinthians, metade da força de sua marca vem da torcida; para o Flamengo, o porcentual sobre para 57%.

Não foram apenas os títulos da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa que mantiveram o Corinthians no topo. Desde a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2007, o clube conseguiu interagir de maneira única com os torcedores/consumidores com campanhas que aproximaram a torcida do clube, como a campanha "Nunca vou te abandonar" e a camisa com as fotos dos torcedores no primeiro jogo do retorno do time à elite. O segredo para ter uma marca forte, portanto, é o relacionamento com a torcida. Mais que quantidade, vale a qualidade.

Por essas razões, o Corinthians tem uma marca mais valiosa que a do Flamengo, dono da maior torcida do Brasil. Entre 2009 e 2013, o valor da marca corintiana evoluiu R$ 546 milhões. O Flamengo, que foi líder em 2009, teve um crescimento de apenas 8%, deixando o São Paulo se aproximar na briga pela vice-liderança. "Os clubes de futebol têm consumidores fidelizados, o que é o sonho de qualquer empresa. Após a fidelização, próximo é a interação", disse Pedro.

Por outro lado, o Palmeiras sofre atualmente com três aspectos que dificultam essa interação. O primeiro deles é a reforma do estádio (a nova arena deve ser entregue no ano que vem); o segundo é a ausência de grandes ídolos nos últimos anos e, por fim, o fato de os títulos também terem rareado. Por isso, o time alviverde conservou sua posição com um baixo crescimento em relação a 2009, o primeiro ano do levantamento.

A importância de um ídolo é facilmente identificável na curva ascendente do Santos, diretamente beneficiado pelos gols e dribles de Neymar.

Fonte: Midiamax.com

Veja Mais:

  • Corinthians deve contar com mudanças diante do Fluminense, no domingo, às 16h

    Corinthians encerra preparação para encarar o Fluminense pelo Brasileirão; veja provável time

    ver detalhes
  • 15% dos direitos de imagem devidos em 2023 não são discriminados no balanço financeiro do Corinthians

    Corinthians 'omite' 15% dos valores devidos em direito de imagem no balanço financeiro de 2023

    ver detalhes
  • Beto, William e Kaio Henrique haviam sido afastados recentemente

    Diretoria do Corinthians volta atrás e reintegra jogadores do Sub-20

    ver detalhes
  • O Conselho Fiscal e o Conselho de Orientação sugeriram a aprovação das contas de 2023 do Corinthians, mas com ressalvas

    Órgãos fiscalizadores do Corinthians sugerem aprovação das contas de 2023 e apontam ressalvas; veja

    ver detalhes
  • Economista analisou a gestão de Duilio Monteiro Alves no Corinthians

    Economista analisa dívida do Corinthians na gestão Duilio e aponta o que poderia ter sido melhor

    ver detalhes
  • A final foi válida pelo Metropolitano Sub-18 de Futsal

    Final entre Corinthians e Palmeiras no futsal acaba em pancadaria e invasão de torcida; veja vídeo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Comentários mais curtidos

    Foto do perfil de Absolon

    Ranking: 1758º

    Absolon 1184 comentários

    @absolonsoares em

    Desde a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2007, o clube conseguiu interagir de maneira única com os torcedores/consumidores com campanhas que aproximaram a torcida do clube, como a campanha "Nunca vou te abandonar" e a camisa com as fotos dos torcedores no primeiro jogo do retorno do time à elite. O segredo para ter uma marca forte, portanto, é o relacionamento com a torcida. Mais que quantidade, vale a qualidade. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Essa é a nossa diferença! QUALIDADE! Embora em breve seremos quantitativamente maiores!

  • Foto do perfil de nacib

    Ranking: 457º

    Nacib 3461 comentários

    @nacibabu em

    "Mais que QUANTIDADE a QUALIDADE da marca é o que vale"... A FIEL É INIGUALÁVEL! Mesmo imitada (até no nome!) a nossa NAÇÃO É única e logo será a MAIOR FORÇA DO PLANETA! Cntra Tudo e Contra Todos! VAI CORINTHIANS!

  • Publicidade

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Andre

    Andre 60 comentários

    14º. @andre.diniz1 em

    Facilmente vamos se tornar a maior torcida do Brasil e do mundo os números já nos deixam na frente hoje no Brasil e amanha com certeza no mundo vai Corinthians eu estou aqui o/

  • Foto do perfil de Rodolfo

    Ranking: 2285º

    Rodolfo 931 comentários

    13º. @cris.x.cris em

    Mais uma vez...até aqui sem novidades ! Não só a camisa, como o elenco, comissão técnica e diretoria !

  • Foto do perfil de Paulo Marcio

    Paulo 24 comentários

    12º. @paulo.marcio.da.silv em

    Que o Corinthians tem a marca mais valiosa não é surpresa, isso serve pra enfregar na cara dos anti, quem manda no Brasil.
    chupa antis!

  • Foto do perfil de nacib

    Ranking: 457º

    Nacib 3461 comentários

    11º. @nacibabu em

    "Mais que QUANTIDADE a QUALIDADE da marca é o que vale"... A FIEL É INIGUALÁVEL! Mesmo imitada (até no nome!) a nossa NAÇÃO É única e logo será a MAIOR FORÇA DO PLANETA! Cntra Tudo e Contra Todos! VAI CORINTHIANS!

  • Foto do perfil de Gustavo

    Ranking: 2519º

    Gustavo 852 comentários

    10º. @corinthiano em

    Vai Corinthians