Venha fazer parte da KTO
x

Tite aposta em 'força mental' para jogo sem torcida na Argentina

5.3 mil visualizações 34 comentários Reportar erro

Tite em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava

Tite em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava

Meu Timão

O Corinthians enfrenta o San Lorenzo, na quarta-feira, na Argentina. O time é argentino por ter uma das torcidas mais fanáticas do país que sempre transforma o estádio Nuevo Gasómetro em um caldeirão. Porém, para o confronto contra o Timão, os portões serão fechados por uma punição estabelecida pela Conmenbol. Para o técnico Tite, isso não pode ser considerado uma vantagem para o alvinegro.

"Eu lembro que quando eu era atleta tínhamos uma quarta-de-final contra o Bahia, na Fonte Nova. Um dos meus companheiros disse que estava apreensivo em encarar o estádio lotado. Outro colega disse 'Se eu precisar chutar uma bola, que vai chutar sou eu, não a torcida. Quem manda no jogo sou eu, a decisão é minha'. Moral da história: a torcida tem uma influência sim, mas o determinando é dentro de campo", garante o treinador.

Além de não acreditar em uma vantagem corinthiana, o comandante tem receio de que a falta de torcida atrapalhe a concentração dos jogadores, que não estão acostumados a confrontos sem a presença de torcedores."Ela é fora do padrão. Aquela atmosfera, o clima, se perde um pouco", explicou.

O segredo para não se deixar afetar na próxima quarta-feira, segundo Tite, é a força mental do atleta. "O atleta que consegue tirar tudo de fora, a imprensa, a torcida, a arbitragem, que consegue eliminar tudo isso na hora do jogo, é um atleta mentalmente forte", disse.

"A maior força mental do atleta é ele passar por experiências e amadurecer com elas. Tanto as positivas quanto as negativas. A experiência e o conhecimento se dão vivenciando no dia a dia. Essa maturidade maior favorece os trabalhos".

Questionado quem seria o grande exemplo dessa "força mental" que o treinador espera na quarta-feira, Tite precisou pensar muito. "É redundância falar do Danilo?", disse sorrindo, elogiando o meia, um dos mais experientes do elenco. "Mas não precisa ser necessariamente a idade, pode ser um garoto. Mas, vamos deixar ele como exemplo".

Ainda sobre a falta de torcida no estádio, o técnico Tite lembrou da partida entre Corinthians e Millonarios, na Copa Libertadores do ano passado, quando o Timão cumpriu suspensão pela morte do jovem boliviano Kevin Espada, e recebeu a equipe colombiana no Pacaembu sem torcedores.

"Nós jogamos sem contra o Millonarios e imagino que antes do jogo, a imprensa esportiva de Bogotá também questionou se seria mais fácil jogar aqui sem torcida. E não foi. Vai ser resolvido dentro de campo", declarou, lembrando que, na ocasião, o alvinegro venceu por 2 a 0

Veja Mais:

  • Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    Com retorno de zagueiro, Corinthians inicia preparação para enfrentar o Fluminense no Brasileirão

    ver detalhes
  • Membros da Gaviões da Fiel no Parque São Jorge nesta quinta-feira

    Gaviões da Fiel se reúne com presidente do Corinthians no Parque São Jorge

    ver detalhes
  • Corinthians ocupa a terceira colocação do Grupo F após derrota na Argentina e empate do Racing, nesta quinta-feira

    Corinthians sai da zona de classificação da Sul-Americana após terceira rodada; veja tabela

    ver detalhes
  • Corinthians ainda tem valores a receber por Felipe Bastos

    Balanço aponta valores que o Corinthians ainda tem a receber por venda de jogadores; confira cifras

    ver detalhes
  • Rodrigo Richard (com a mão levantada) é o novo reforço do Corinthians para o Sub-17

    Corinthians contrata novo zagueiro para o Sub-17 e chega a 27 reforços para as categorias de base

    ver detalhes
  • Duílio explica dívidas com elenco

    Ex-presidente do Corinthians comenta risco de rebaixamento e explica dívidas por direitos de imagem

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia: