Roberto de Andrade faz retrospectiva do ano do Corinthians em carta aberta à Fiel
3.1 mil visualizações 60 comentários Reportar erro
Por Meu Timão
A menos de dois meses de deixar a cadeira de presidente do Corinthians, Roberto de Andrade fez uma retrospectiva da temporada do clube. Por meio de carta divulgada pelo site oficial do Timão nesta quinta-feira, o dirigente relembrou diversas situações que envolveram modalidades esportivas alvinegras, departamento de comunicação, marketing e futebol, que conquistou dois títulos de expressão em 2017.
O texto, destinado a “corinthianas e corinthianos”, começa com a lembrança da conquista da décima Copa São Paulo de juniores. O presidente lembra que o torneio “rendeu boas revelações e reforços para a equipe profissional, como Pedrinho, Carlinhos e Mantuan.” – os dois últimos, vale lembrar, quase não atuaram sob o comando de Fábio Carille.
Título do Campeonato Paulista, heptacampeonato brasileiro, média de público da Arena Corinthians superior a 40 mil... Roberto de Andrade passeou pelo vitorioso 2017 do Timão, além de recordar ações de cunho social organizadas pelo clube em parceria com instituições como a AACD.
Leia também: Ao Meu Timão, Andrés Sanchez detalha tentativa de vencer a quinta eleição seguida no Corinthians
Por fim, o ainda presidente corinthiano citou a formação do GCCOR, grupo composto por empresários de diferentes seguimentos do mercado. Roberto afirmou que, por meio das reuniões, “os profissionais do clube puderam trocar experiências e conhecimento”. O GCCOR foi criado com o intuito de alavancar novas parcerias ao Corinthians.
A próxima eleição presidencial no Corinthians está marcada para o dia 3 de fevereiro. Até o momento, quatro conselheiros já anunciaram que irão concorrer ao posto de sucessor de Andrade. Participe aqui da primeira enquete do Meu Timão sobre a corrida presidencial.
Leia o texto na íntegra
Palavra do presidente
Corinthianas e corinthianos,
Antes de mais nada, gostaria de agradecer o apoio incondicional de cada um de vocês em 2017. O ano, que começou marcado pela grande desconfiança de boa parte da imprensa, teve como protagonista a Fiel. Em mais uma vez na história do Corinthians, os torcedores estiveram ao nosso lado e foram fundamentais para todas as conquistas que alcançamos.
Com o apoio dos mais de 30 milhões de corinthianos, o ano foi de muito trabalho. Desde o início da temporada, tivemos foco para trabalhar sério em todos os departamentos e apresentar, neste fim de 2017, resultados fantásticos em diversas modalidades e áreas.
O início do ano foi marcado pela conquista da Copa São Paulo de Futebol Jr. Após bater na trave em 2016 com o vice, conquistamos o 10º título da competição na história do clube e ampliamos a hegemonia. Além do troféu, a Copinha também rendeu boas revelações e reforços para a equipe profissional, como Pedrinho, Carlinhos e Mantuan.
Ainda no primeiro semestre, voltamos a conquistar o Campeonato Paulista depois de quatro anos. A equipe comandada pelo técnico Fábio Carille tomou forma durante a competição e, após a inesquecível vitória sobre o Palmeiras por 1 a 0 no primeiro turno, arrancou para o título. A final contra a Ponte Preta, 40 anos depois de 1977, ainda nos permitiu realizar uma grande festa no gramado da Arena Corinthians, com uma volta olímpica que reuniu os ídolos do passado e do presente.
A história também vitoriosa do Campeonato Brasileiro ainda está fresca na memória de todos nós, mas vale lembrar do fantástico desempenho que o time conquistou na primeira metade da competição – recorde de aproveitamento nos pontos corridos em um único turno – e do poder de reação no returno. Quando a equipe oscilou, fomos novamente questionados, mas conseguimos responder e não deixamos escapar o título.
Fora de campo, a Fiel deu show, compareceu em peso aos jogos do Corinthians e a Arena Corinthians se mostrou, mais uma vez, apta a realizar grandes ações com o torcedor. Eventos pré-jogo, mosaicos, entre outras atrações, atraíram ainda mais os corinthianos e corinthianas ao estádio e alcançamos uma média superior a 40 mil pagantes nas partidas como mandante.
Ainda no futebol, conquistamos um título importantíssimo no feminino: a Copa Libertadores da América. Além disso, após dois anos de uma positiva parceria com o Audax, já trabalhamos na formação de uma equipe própria e em 2018 as nossas craques terão apenas o distintivo do Corinthians no manto alvinegro.
Em quadra, o Corinthians também teve grandes novidades. O Timão apresentou o time de vôlei masculino. Logo no início da trajetória, a equipe já conquistou o vice-campeonato paulista e uma vaga na Superliga. No último mês de novembro, também anunciamos o retorno de uma das modalidades mais tradicionais do clube: o basquete masculino adulto, que entrará em quadra em 2018.
Outra modalidade tradicional, a equipe de futsal passou por reformulação após vencer de forma inédita a Liga Nacional em 2016. Enquanto a equipe adulta teve um ano de ajustes, o Sub-20 seguiu forte e conquistou dois títulos na temporada: Metropolitano e Estadual.
Os demais departamentos do clube também seguiram com trabalho sério e apresentando grandes resultados: a Responsabilidade Social, com Sangue Corinthiano, Fiel AACD, entre outros, fez grandes ações; o Cultural ativou o Teatro Omni Corinthians o ano inteiro, com apresentações pra todas as idades; o Social promoveu eventos, shows e atrações para os associados igualmente em toda a temporada; após o ciclo olímpico Rio-2016, o Aquático já iniciou os trabalhos de olho em Tóquio-2020 e segue com força nas categorias menores.
No Marketing, também conseguimos ótimos resultados. Foram seis novos patrocinadores para a equipe de futebol e outros dois para o Departamento de Formação de Atletas e Futsal, além da renovação com a Estrella Galicia e inúmeras ativações marcantes, como o lançamento dos uniformes em parceria com a Nike e a ação em homenagem ao Dia do Surdo em conjunto com a Alcatel.
Na Comunicação tivemos grandes conquistas. As redes sociais do clube foram premiadas como as melhores do mundo por um sério instituto norte-americano e a página do clube no Facebook foi a que apresentou o maior engajamento em todo o planeta em novembro entre os times de futebol. Por fim, o projeto da nova plataforma própria de conteúdo deve decolar nas próximas semanas.
Ainda cito outra novidade importante para o clube em 2017: a criação do GCCOR. Em reuniões com grandes referências do mercado, os profissionais do clube puderam trocar experiências e conhecimento. Além disso, com apoio do grupo, também realizamos um grande evento voltado para o mercado no mês passado.
Por fim, agradeço mais uma vez aos torcedores pelo apoio incondicional, mas agora estendo os agradecimentos também aos vice-presidentes, diretores, conselheiros, sócios e funcionários por toda a dedicação e trabalho árduo em 2017.Feliz Natal e um 2018 excelente a todos!
Roberto de Andrade
Presidente do Sport Club Corinthians Paulista