Venha fazer parte da KTO
x

Corinthians já foi campeão em um 16 de dezembro

897 visualizações 5 comentários Reportar erro

Cem mil pessoas lotaram o Morumbi naquele de 16 de dezembro de 1990. Frente a frente, Corinthians e São Paulo faziam a segunda partida da final do Campeonato Brasileiro. Com gol de Tupãzinho, o Timão conquistou seu primeiro título nacional.

Começo difícil

O início da caminhada corintiana não foi das mais tranquilas. Nas duas primeiras rodadas, duas derrotas contundentes. No Olímpico, 3 a 0 para o Grêmio. Na estreia em São Paulo, vitória do Cruzeiro por 1 a 0.

Insatisfeito com a equipe, o presidente Vicente Matheus demite Zé Maria, ex-lateral ídolo do clube e traz Nelsinho Baptista. Após a chegada do novo comandante, o Timão arranca no campeonato e fica 11 jogos sem perder - seis vitórias e cinco empates -, até sofrer 1 a 0 para o Botafogo, em Caio Martins.

Até o final da fase de classificação, foram mais duas vitórias (incluindo 3 a 1 sobre o líder Atlético-MG, no Mineirão), um empate e duas derrotas. Com 22 pontos somados, o Corinthians avança na quarta colocação.

Neto resolve

Classificado para as quartas-de-final, o Timão voltou a enfrentar o Galo. Time de melhor campanha, o Atlético tinha a vantagem de fazer a segunda partida em casa. No Pacaembu, para aumentar o drama corintiano, Gérson fez 1 a 0 para os visitantes aos 15 minutos.

Pressionando desde o gol adversário, o Corinthians conseguiu chegar à virada nos momentos finais. Sempre por meio de Neto. Primeiro, aos 30 do segundo tempo, o camisa 10 subiu mais que a zaga rival e cabeceou para empatar. Dez minutos depois, Tupãzinho fez corta-luz em cruzamento e a bola sobrou limpa para o craque virar.

No Mineirão, em atitude que se mostraria a marca daquele time, sonolento 0 a 0 garantiu a ida às semifinais.

Semifinal com enredo parecido

Já de olho na decisão do torneio, o Corinthians pegou o Bahia, que bateu o Bragantino na fase anterior, na semifinal. Assim como no confronto com o Atlético-MG, o Timão construiu sua classificação no primeiro jogo.

Aos dois minutos, Wagner Basílio cobrou falta e Ronaldo não alcançou. No segundo tempo, nova virada em pouco minutos. Aos 12, Neto bateu escanteio no segundo pau e, depois da escorada para o meio da área, Paulo Rodrigues jogou contra o patrimônio. Na sequência, o especialista Neto cobrou falta e decretou o 2 a 1.

Com a vantagem, bastou segurar novo 0 a 0 fora de casa para garantir a segunda final de Campeonato Brasileiro da História do clube.

Clássico na decisão

A primeira oportunidade havia sido em 1976. Depois da Invasão Corintiana ao Maracanã na fase anterior, o Timão acabou sucumbido ao poderoso Internacional de Falcão e companhia. Desta vez, porém, a história seria outra.

Contra o São Paulo, a grande decisão foi disputada em duas partidas no Morumbi. Na primeira, gol aos quatro minutos de jogo deu a vitória para o Corinthians. Neto levantou na área e Wilson Mano apareceu nas costas da zaga tricolor para fazer o desvio fatal.

Na segunda partida, no fatídico 16 de dezembro, apesar de jogar pelo empate, o Timão conseguiu nova vitoria. Em bela tabela, Tupãzinho serviu Fabinho que chutou para a defesa parcial de Zetti. No rebote, o camisa 9 empurrou para o fundo do gol.

Dali até o final do jogo, foi só festa pelo primeiro título brasileiro do Corinthians. Vinte e dois anos depois, o alvinegro tem mais um desafio a superar. Desta vez, o adversário é o Chelsea, da Inglaterra, atual vencedor da Liga dos Campeões, na final do Mundial de Clubes da Fifa. Quem será o novo Tupãzinho?

Fonte: Esporte Interativo

Veja Mais:

  • Corinthians venceu o Fluminense por 3 a 0, pela quarta rodada da Neo Química Arena

    Wesley inferniza defesa rival, Corinthians domina o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão

    ver detalhes
  • Wesley foi o jogador mais elogiado pela torcida após a vitória sobre o Fluminense

    'Mbappe de Itaquera' e mudanças: Fiel repercute primeira vitória do Corinthians no Brasileirão

    ver detalhes
  • Cássio foi ovacionado pela Fiel após a vitória do Corinthians sobre o Fluminense no Brasileirão

    Cássio é ovacionado por torcida do Corinthians após vitória contra o Fluminense; veja o vídeo

    ver detalhes
  • Pedro Henrique foi consolado por Marcelo após sentir um problema na coxa

    Atacante do Corinthians sente lesão na vitória sobre o Fluminense e vira dúvida para sequência

    ver detalhes
  • Renato Augusto, com a camisa do Fluminense, interagindo com a torcida do Corinthians

    Renato Augusto fala sobre voltar à Neo Química Arena e se emociona com a torcida do Corinthians

    ver detalhes
  • Yuri Alberto está fora do jogo contra o Fluminense

    Yuri Alberto desfalca o Corinthians diante do Fluminense pelo Brasileirão; veja motivo

    ver detalhes

Últimas notícias do Corinthians

Comente a notícia:

  • Últimos comentários

    Foto do perfil de Junior

    Ranking: 3029º

    Junior 715 comentários

    5º. @juniortimo em

    Lembro desse dia 16/12/90 como se você hoje todos da emprensa diziam que os Bambys iriam ganhar pois tinha o mestre telê, Rai e cafu, mas nós tínhamos um time de guerreiros como Tupanzinho, Fabinho, Wilson mano, Dinei, Ronaldo e o Craque Neto, mesmo com todos falando contra fomos lá e ganhamos das Bambinas duas vezes no Murumbi e nos tornamos campeos brasileiros pela 1ª primeira vez. E amanha podemos fazer o mesmo pois claro que o Chesea tem um time de estrelas, mas na hora que a bola rolar vamos ver que é quem.
    Pra cima Timão eu acredito porrrrrrrrrarararararar

  • Publicidade

  • Foto do perfil de Anndersonn

    Ranking: 188º

    Anndersonn 5804 comentários

    4º. @anndersonn em

    Seremos de novo campeões no dia 16 de desembro.

  • Foto do perfil de Ulisses

    Ranking: 5157º

    Ulisses 403 comentários

    3º. @ulisses em

    E no dia 16/12/2012 seremos campeos de novo só que dessa vez do mundo pela segunda vez...bi mudial...vai Corinthians!

  • Foto do perfil de Ana

    Ranking: 3ª

    Ana 6612 comentários

    2º. @anaalice em

    VAMOS GANHAR... E VAMOS SR CAMPEÕES DO MUNDIAL 2012...