Venha fazer parte da KTO
x

Post de Danilo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Parei quando li que o Santos ganhou 6 brasileiros. 6 fax isso sim

em Bate-Papo da Torcida > O lendário desempenho do Corinthians da década de 50!

Em resposta ao tópico:

O lendário desempenho do Corinthians da década de 50!

Ao contrário do que muitos pensam, o Brasil já era uma potência no mundo do futebol ainda antes da conquista da sua primeira Copa do Mundo, em 1958. Prova disso está no incrível desempenho das equipes brasileiras em jogos internacionais no período. O Palmeiras e o Fluminense foram campeões, respectivamente, da Copa Rio de 1951 e 1952, enfrentando clubes campeões da Itália, França, Portugal, Uruguai, Suíça, Áustria, entre outros.

Já a Portuguesa recebeu por três vezes a Fita Azul, prêmio dado pela Gazeta Esportiva para equipes brasileiras que excursionavam pelo exterior e voltavam com um desempenho impressionante. Em 1951,1953 e 1954, a Lusa ganhou de clubes como Arsenal, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund, Fenerbahce, Besiktas, Galatasaray, entre outros. Além disso, o Flamengo foi tricampeão Carioca em 1953,1954 e 1955, liderado por um jovem ponta-esquerda chamado Zagallo, e o Vasco foi a base da Seleção nas Copa de 1950, que chegou até a final.

Porém, possivelmente nenhuma equipe representa tão bem a qualidade do futebol brasileiro no período quanto o Corinthians, tricampeão Paulista (1951,1952 e 1954) e do Torneio Rio-São Paulo (1950,1953 e 1954), além de vencedor da Pequena Taça do Mundo de 1953, passando por cima do poderoso Barcelona.

Na dos dados, a maior equipe da história do clube existiu no início da década de 50, liderada pelo trio de ataque composto por Luizinho, Cláudio e Baltazar – três dos seis jogadores que possuem bustos na sede do clube, no Parque São Jorge. Na verdade, as estatísticas mostram que essa não apenas foi uma das maiores equipes da trajetória do Timão ou do Brasil, mas sim da história do futebol mundial.

Entre 1950 e 1955, o clube disputou 289 jogos, com 192 vitórias (66,44%)

Entre 1950 e o fim do Paulista de 1954, que aconteceu em fevereiro de 1955, o clube disputou 289 jogos, com 192 vitórias (66,44%), 53 empates (18,34%) e 44 derrotas (15,22%), totalizando um aproveitamento de 75,60%. Ainda marcou 784 gols no período (2,713 por jogo) e sofreu 408 (1,412 por jogo), com um saldo de gol de 376 tentos (1,301 por jogo).

A comparação desses números com outros grandes esquadrões da história do futebol mostra que o time não deve nada a ninguém, nem mesmo ao Santos de Pelé, Pepe e Coutinho (bicampeão Mundial e da Libertadores e seis vezes campeão brasileiro), o Real Madrid de Puskas, Di Stéfano e Gento (pentacampeão da Liga dos Campeões) ou o Milan de Rijkaard, Gullit e Van Basten (bicampeão Mundial e da Liga dos Campeões, além de tricampeão Italiano), equipes que costumam ser apontadas por especialistas como algumas das maiores de todos os tempos.

'Sem dúvida esse foi o primeiro time a ter uma hegemonia nacional', afirma Unzelte. O Rio-São Paulo era o torneio máximo do país, já que não havia nenhum título nacional em disputa, e desde a volta do interestadual, em 1950, o Corinthians venceu três das suas cinco primeiras edições. Na época, a conquista do Rio-São Paulo era considerada por clubes, torcida e imprensa realmente como o torneio nacional, tanto que as faixas de campeões tinham a inscrição de 'campeão do Brasil'.'
Raul Drewnick, escritor e poeta, com mais de 10 obras publicadas, concorda ao dizer que aquele time foi a sua maior paixão de infância e adolescência.

'Eu, que tinha descoberto a magia da literatura, vi no Corinthians da época - e não só eu - traços épicos. Os jogadores tornaram-se heróis; as partidas, epopeias. Quando evoco esse tempo, ele me vem todo envolto nessa aura poética. Há todo um conjunto de emoções, não necessariamente futebolísticas. Como os vendedores de laranjas perto do Pacaembu, que tinham um descascador (imagino que improvisado por eles mesmos) perfeito, semelhante aos apontadores de lápis. Ou como os vendedores de jornais velhos, que apregoavam suas utilidades: para sentar (o cimento da geral era áspero) e fazer chapéu para enfrentar o sol. Os títulos de 1951,1952 e 1954 são, para mim, os mais importantes. Acredito que o time dessa época, pela técnica, aliada à raça, tenha sido o melhor da história do clube. Nele jogou o maior craque do Corinthians em todos os tempos: Luizinho.'

Responder ao post do Danilo

Réplicas desse post

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Pensamentos fiel

    Salazar, investigação. Leiam...

    Última resposta há 1 segundo por André nicola

    24respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Julio Silva

    Salazar dá um prazo de 2 horas

    Última resposta há 5 segundos por Erisson de Souza Pereira

    7respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thiago Romero

    ENQUETE: Augusto Melo

    Criado em 38 segundos por Thiago Romero

    1voto

    acessar o tópico
  • Avatar de Davi Marcos

    Palácios de volta!

    Criado em 14 segundos por Davi Marcos

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maicon Martins

    O nome do CEO com certeza é o Edu Gaspar

    Última resposta há 14 segundos por RODRIGO GALVAO RIBEIRO

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Leonardo Barreto Martins

    Quitação da Arena - Gaviões vai tirar o projeto do papel

    Última resposta há 23 segundos por Carlos Henrique

    43respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Érik Januário da Silva

    É salazar hoje ficou claro o lado dele..só não vê quem não quer

    Última resposta há 24 segundos por Joe Smith Doe

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gabigol Fiél

    Reis do canal Tapa na Orelha, melhor oferta na mesa é da STALKE

    Última resposta há 26 segundos por Lucas Rocha

    31respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Maicon Martins

    Percebam o Modus Operandi do Meutimao

    Última resposta há 39 segundos por Bruno Henrique

    31respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Guilherme Bonato

    Venda de rival baliza o mínimo por wesley

    Criado em 45 segundos por Guilherme Bonato

    0respostas

    acessar o tópico