Post de Cleber no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Sempre discuto com amigos formas que o Corinthians poderia equacionar sua dívida, vou compartilhar uns cálculos e adianto, não sou economista, mas sou formado em física (ou seja, sou de exatas).

Não vou colocar as fontes mas procurei antes de colocar os números aqui, estima-se que o Timão tenha cerca de 32M de torcedores sendo aproximadamente 15M no estado de SP. Vamos aos números, quantos destes torcedores estão afim de contribuir com algo para o Corinthians ou criar um fundo, algum banco de investimentos administra cobrando alguma taxa algo como aquelas aplicações LCI ou CDB (são linhas de investimento que bancos usam para captar $$, não sei se o clube poderia fazer isso). O que penso é que o dinheiro poderia ser usado para comprar a dívida do Corinthians, como o fundo está sendo criado por torcedores do Corinthians, a princípio, este fundo alongaria a dívida, cobrando juros, dando rentabilidade ao “investidor torcedor”. Agora vamos aos números:

*supondo 1% dos torcedores podessem investir R$30,00, em media/mes = 320 mil torcedores = R$10.000.000,00 arredondei pra cima. Chegando a 120 milhões/ano. Tirando a taxa Adm podemos falar que sobe 100M que poderia ser usado para negociar as dívidas à vista e a valores menores, o que daria mais rentabilidade ao torcedor/investidor. Uma vez que a dívida para de ser cobrada juros do Timão, basta ver que tem umas com quase dois por centos, o clube pagaria ao fundo por apenas aquele dinheiro que foi utilizado para quitar valores. É bom ressaltar que o fundo tem que ter uma certa liquidez para quem resolva retirar o seu valor.

Como o Corinthians poderia tentar pagar parte dessa dívida, oferecendo ao torcedor/investido trocas como ingressos ociosos, visitas ao CT, títulos do clube, camisas, viagem junto com a equipe (número reduzido e valores maiores) e outra parte pagando ao fundo uma dívida mais alongada.

E aí, é possível fazer isso, o que acham?

réplicas

Nenhuma réplica ainda. Seja o primeiro a responder!

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

x

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop X