Venha fazer parte da KTO
x

Post de All no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

O Corinthians tem que seguir o exemplo do que da certo nesses clubes Europeus, mas sempre adaptando para o Brasil, pois é bem diferente a forma que funciona aqui e lá.

em Bate-Papo da Torcida > Modelo de receitas ideal para o Corinthians

Em resposta ao tópico:

Com o estádio por pagar se torna imprescindível a diversificação da fonte de receitas do clube, mas como boa parte do dinheiro de bilheteria e vendas de camarotes sendo captado para o fundo que administra o estádio, todo o dinheiro de Matchday fica indisponível para o clube.

Essa situação criou o ambiente favorável para que a diretoria utilize novos métodos para captar recursos, sendo assim porque não adaptar a nossa realidade os maiores modelos de clubes com as maiores receitas do mundo?

As fontes essenciais para as receitas dos clubes europeus são originadas pelo dia-a-dia do futebol, as chamadas receitas operacionais do futebol, que são divididas em três grandes áreas:

Broadcast – principalmente as receitas com cessão de direitos de transmissão para televisão, agora incluindo novas mídias(Netflix, Youtube...), como internet e telefones móveis.

Matchday – compreende as receitas de bilheteria, inclusive os carnês de temporada e programas do tipo Sócio-Torcedor; aqui também estão incluídas outras receitas geradas nos estádios, em áreas como praças de alimentação e museu.(Dessa fonte de receita o dinheiro do programa de fiel torcedor é do clube e não da arena).

Quanto ao Matchday o que nos cabe é aderir em massa ao fiel torcedor. Segue um vídeo do Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing da Ambev e um dos responsáveis pelo Movimento por um futebol melhor.

Agora analisem a situação, se apenas 1% (300 mil) da nossa torcida aderisse ao Plano Minha Paixão, o clube teria somente com este referido plano por ano, a quantia de R$ 32,4 milhões, o que hoje é o valor de um patrocínio na camisa .

Commercial – compreende todas as receitas originadas pelo marketing e também o licensing, que vem a ser o que o clube ganha sobre as vendas de produtos com sua marca.

Os clubes da Alemanha dependem muito mais de receitas comerciais (acordos de patrocínio com empresas) do que de receitas de televisão. Em outras palavras, o peso da televisão sobre a renda dos clubes alemães é muito menor que o observado na Espanha, na Itália e no Brasil. Essa tendência tem sua origem na crise vivida pela televisão na Alemanha no começo dos anos 2000, que quase levou consigo para o buraco toda a Bundesliga. Desde então, clubes alemães buscam diversificar suas receitas e se apoiar mais em empresas locais do que na televisão.

-Bayern Munique

Segundo a consultoria Deloitte, o Bayern Munique é o quarto clube mais forte financeiramente do mundo. A receita anual dos bávaros gira em torno de € 368 milhões, um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior. Embora tenha congelado o preço nos ingressos, as boas campanha na Champions garantem mais dinheiro com bilheterias, bem como em premiações. A pujança financeira do clube, entretanto, é explicada por seu sucesso em acordos comerciais.

Nenhum outro clube do mundo arrecada tanto com patrocinadores. O Bayern recebeu € 201,5 milhões de seus parceiros, 55% do total de suas receitas. O poderio da economia alemã e a importância do clube no país acabam ajudando na questão. Atualmente, a equipe recebe investimentos de dez empresas, incluindo Adidas e Audi, que também são acionistas e contribuirão com € 35 milhões anuais até 2020. Já a Deutsche Telekom, principal marca estampada na camisa, paga € 30 milhões por ano.

-Manchester United

Um gigante com balanço financeiro de £ 433.2 milhões, com lucro de £ 23.8 milhões e aumento de 19% em receitas em relação a última temporada (£ 363.2 milhões) no âmbito comercial, os £ 190 milhões relativos a sua imagem referem-se, principalmente, a três motivos: as excursões de pré-temporada, a venda de duas milhões de camisas pelo mundo e o aumento dos seus patrocinadores (atuais 38 marcas!). Para o futuro, a valorização será ainda maior, já que a adidas entrará no fornecimento de material esportivo dos Red Devils.

Esses dois clubes não dependem das receitas da bilheteria, não tem a maior parte da renda vinda de cotas de TV e não ganharam o que ganham sem a mudança fundamental de enxergarem seus torcedores como clientes em potencial consumidores das suas marcas.

O Corinthians agora tem que ter essas metas se não quiser ser dependente da Globo e de empréstimos bancários pra ter elenco forte e situação financeira confortável :

  • Aperfeiçoar sempre que possível o programa de sócios
  • Boa gestão financeira
  • Boas e frequentes campanhas na Libertadores
  • Grandes acordos comerciais com grandes empresas

Responder ao post do All

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Luis Henrique

    Fluminense vencendo o Atlético MG

    Criado em 3 segundos por Luis Henrique

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de João Miguel Ferreira

    Torcedores organizados do Corinthians se impressionam com coragem de Garro

    Última resposta há 10 segundos por Marcelino Lima

    52respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Alan Gomes

    Os três maiores acertos da Nike

    Última resposta há 18 segundos por Gabriel Albuquerque

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Jubileu Barriga

    Carlos Miguel é terceiro goleiro mais alto do mundo

    Última resposta há 25 segundos por OCapeta

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Luz

    Eu gostei da nova fonte dos nomes e números

    Última resposta há 40 segundos por H'bert Araujo

    33respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Waldete Francisca

    Já Passou da hora de se profissionalizar! Se liga Augusto!

    Última resposta há 52 segundos por Waldete Francisca

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Gustavo Henrique

    Vamos trazer o Corinthians para o povo

    Última resposta há 1 minuto por Danilo José dos Santos

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de jumentolino Portugues

    O pardal português está cavando o lugar desse cara no time titular no lugar do Breno Bidon

    Última resposta há 2 minutos por José Sanches

    132respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Yuri Alberto number one

    Zlatan Ibrahimovic explicou porque o futebol masculino tem mais audiência anos atrás

    Última resposta há 2 minutos por Van basteen

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Corto Maltese

    OFF ••• O Brasil dos dois Rios

    Última resposta há 2 minutos por Cleder Rogerio Maximo

    21respostas

    acessar o tópico