Venha fazer parte da KTO
x

Post de marcelo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Já falei aqui em outro comentário o Corinthians terceiriza demais o custo dessa terceirização e muito alto poderia se reduzir se administrando por conta própria que nem faz os chorolados e não e só no fiel torcedor a manutenção da arena também

em Bate-Papo da Torcida > A terceirização do sócio-torcedor

Em resposta ao tópico:

A associação ao clube na modalidade do futebol é o que há de mais importante na relação clube-torcedor. O sócio-torcedor é, em regra, aquele que contribui para o seu clube sem esperar maiores contraprestações. Contribui por amor. Muitos nem mesmo residem na cidade de São Paulo e pouco utilizam os descontos e prioridades nas aquisições dos ingressos. E os que aqui residem dispensam a parte social do clube, desejam ser sócios exclusivamente do futebol do Timão.

Terceirizar, de que forma for, significa contaminar essa relação. Primeiro, porque não se mistura dinheiro com paixão. Não há como se negar que a OMNI terceirizando o projeto visará sempre o lucro. E quando uma empresa pretende o lucro, e sempre pretenderá, porque esta é a finalidade da sociedade empresarial, fará de tudo para obtê-lo. Sócios e o próprio Timão ficarão em segundo plano. Em segundo lugar, terceirizar significa entregar a pessoas que nem mesmo torcem para o Timão a gestão de um produto que é a essência do Clube. É entregar seu bem mais valioso para ser administrado por terceiros, quando nada há que impeça a sua autogestão.

Programas de sócio-torcedor rendem muito mais quando são operados pelo próprio clube, tanto percentualmente como em números absolutos. Com algumas possíveis exceções esta é a regra geral para os programas dos clubes brasileiros.

Dos clubes que terceirizam o serviço, como Santos (CSU), Palmeiras (Outplan), Flamengo (Golden Goal), Vasco e Corinthians (OMNI), a maioria não revela a parte que destina ao parceiro. Só o Palmeiras foi exceção: fica com 80% e cede 20%.

Daqueles que fazem com recursos próprios, como Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense e São Paulo, o custo nunca passa de 7%.

Marconi Barbosa, diretor de Marketing do Cruzeiro, diz que chegou a ser procurado por empresas interessadas em explorar o serviço. Elas pediram de 15% a 20% da receita.

– Nós estudamos e concluímos que ninguém conhece melhor o nosso público do que o próprio clube. E ainda é mais barato – explica.

Jorge Avancini, diretor de marketing do Internacional, que tem o programa mais bem sucedido do Brasil, aponta outro grande problema da terceirização.

– Contratar uma empresa significa entregar um dos nossos maiores patrimônios, que é o nosso cadastro de sócios. Isso tem um valor imenso – afirma ele.

Ou o Corinthians gere de forma transparente os custos operacionais dessa parceria com a OMNI e quanto cada um ganha, o sucesso do programa depende da confiança que muitos torcedores ainda não tem.

O torcedor paga a sua mensalidade com orgulho de contribuir para a autossuficiência de seu clube do coração. Este é o propósito: que os valores sejam revertidos em prol do Corinthians. Se pairar qualquer dúvida sobre essa finalidade o projeto malogrará. O torcedor entrega o seu dinheiro ao Corinthians, porque é o Corinthians; não é fácil entregar um dinheiro mensalmente a ninguém em seu nome, principalmente a pessoas sem que haja a certeza do compromisso da relação do clube com a OMNI.

Eu não estou falando por mim e nem por quem já é sócio, mas por aqueles que ainda tem dúvidas, aqueles milhões ai que não entram por insegurança e dúvidas. Há que se respeita-los Corinthians.

Responder ao post do marcelo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Épico
    Avatar de Danilo Angelo SCCP

    O empresário Igor Zveibrucke está em Dubai para negociar com a Emirates em nome do Corinthians

    Última resposta há 41 segundos por Laíza Venan

    41respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Julia Posey

    E como tá a R e T vendo os valores de patrocínio subirem?

    Última resposta há 51 segundos por Carlos Timão

    11respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Frank Castle

    8 minutos de Cássio falhando pelo Corinthians

    Última resposta há 2 minutos por Vanderley Dias Kelnox

    13respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Luis Eduardo

    Murillo (zagueiro)pode evitar a venda do Wesley!

    Última resposta há 2 minutos por Fernando Ribeiro De Souza

    23respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Jeffevski

    Cássio o Gigante!

    Última resposta há 2 minutos por Adenilton Nunes

    3respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de lepinho da massa

    Galera pedindo Gabigol, o Luan 2.0, não é possível!

    Última resposta há 2 minutos por Paulo Cezar Sousa

    4respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Sempre Altaneiro

    Esse título o Cássio nunca vai ter..

    Última resposta há 3 minutos por Pedro Nascimento

    36respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de WASHINGTON LIMA COUTO

    Vocês estão caindo na teia da R&T

    Última resposta há 3 minutos por Oilson Amorim dos Reis

    34respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Edson carlos dos Santos junior

    Multa do Carlos Miguel não é baixa

    Última resposta há 3 minutos por Tião Gavião

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Hudson de Carlo queiroz

    Corinthians Incomoda Muito

    Última resposta há 3 minutos por Andre andre

    4respostas

    acessar o tópico