Venha fazer parte da KTO
x

Post de Paulo no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Excelente postagem, uma das melhores que já vi por aqui. A pergunta que não quer calar é: por que a diretoria do SCCP não vem a público esclarecer dúvidas elementares, triviais e plenamente justificáveis - considerando-se o histórico da cartolagem brasileira? Por quê?

em Bate-Papo da Torcida > A terceirização do sócio-torcedor

Em resposta ao tópico:

A associação ao clube na modalidade do futebol é o que há de mais importante na relação clube-torcedor. O sócio-torcedor é, em regra, aquele que contribui para o seu clube sem esperar maiores contraprestações. Contribui por amor. Muitos nem mesmo residem na cidade de São Paulo e pouco utilizam os descontos e prioridades nas aquisições dos ingressos. E os que aqui residem dispensam a parte social do clube, desejam ser sócios exclusivamente do futebol do Timão.

Terceirizar, de que forma for, significa contaminar essa relação. Primeiro, porque não se mistura dinheiro com paixão. Não há como se negar que a OMNI terceirizando o projeto visará sempre o lucro. E quando uma empresa pretende o lucro, e sempre pretenderá, porque esta é a finalidade da sociedade empresarial, fará de tudo para obtê-lo. Sócios e o próprio Timão ficarão em segundo plano. Em segundo lugar, terceirizar significa entregar a pessoas que nem mesmo torcem para o Timão a gestão de um produto que é a essência do Clube. É entregar seu bem mais valioso para ser administrado por terceiros, quando nada há que impeça a sua autogestão.

Programas de sócio-torcedor rendem muito mais quando são operados pelo próprio clube, tanto percentualmente como em números absolutos. Com algumas possíveis exceções esta é a regra geral para os programas dos clubes brasileiros.

Dos clubes que terceirizam o serviço, como Santos (CSU), Palmeiras (Outplan), Flamengo (Golden Goal), Vasco e Corinthians (OMNI), a maioria não revela a parte que destina ao parceiro. Só o Palmeiras foi exceção: fica com 80% e cede 20%.

Daqueles que fazem com recursos próprios, como Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Fluminense e São Paulo, o custo nunca passa de 7%.

Marconi Barbosa, diretor de Marketing do Cruzeiro, diz que chegou a ser procurado por empresas interessadas em explorar o serviço. Elas pediram de 15% a 20% da receita.

– Nós estudamos e concluímos que ninguém conhece melhor o nosso público do que o próprio clube. E ainda é mais barato – explica.

Jorge Avancini, diretor de marketing do Internacional, que tem o programa mais bem sucedido do Brasil, aponta outro grande problema da terceirização.

– Contratar uma empresa significa entregar um dos nossos maiores patrimônios, que é o nosso cadastro de sócios. Isso tem um valor imenso – afirma ele.

Ou o Corinthians gere de forma transparente os custos operacionais dessa parceria com a OMNI e quanto cada um ganha, o sucesso do programa depende da confiança que muitos torcedores ainda não tem.

O torcedor paga a sua mensalidade com orgulho de contribuir para a autossuficiência de seu clube do coração. Este é o propósito: que os valores sejam revertidos em prol do Corinthians. Se pairar qualquer dúvida sobre essa finalidade o projeto malogrará. O torcedor entrega o seu dinheiro ao Corinthians, porque é o Corinthians; não é fácil entregar um dinheiro mensalmente a ninguém em seu nome, principalmente a pessoas sem que haja a certeza do compromisso da relação do clube com a OMNI.

Eu não estou falando por mim e nem por quem já é sócio, mas por aqueles que ainda tem dúvidas, aqueles milhões ai que não entram por insegurança e dúvidas. Há que se respeita-los Corinthians.

Responder ao post do Paulo

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Tópico Lendário
    Avatar de Matheus Assumpção

    Corinthians recusa 27 milhões de euros por Wesley

    Última resposta há 0 segundos por Robson Santana

    35respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Vô Lino

    Repercussão seletiva irá destruir o Corinthians. Olhem essa da crefisa e comapnhia

    Última resposta há 2 segundos por Pedro D.C.

    10respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Thesco Grey

    O fenômeno resurge

    Última resposta há 5 segundos por Carlos Gehlen

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Vô Lino

    Digam adeus ao nome de CT e arena, acabaram com nossa imagem

    Última resposta há 5 segundos por Sandra Lima

    8respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ferruccio Lamborghini

    Emirates: você está preparado?

    Última resposta há 11 segundos por Disruptivo

    45respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Vô Lino

    Andrés ainda dá as cartas no parque são jorge

    Última resposta há 13 segundos por Marcelo Rima

    15respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Maurão da Fiel

    Exclusivo: Notícia quente sobre Romarinho!

    Última resposta há 22 segundos por deco 20

    38respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Disruptivo

    Romarinho, Deyverson

    Última resposta há 29 segundos por Magno Amoreira

    7respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Thesco Grey

    Mamãe da fiel

    Última resposta há 31 segundos por Tadeu Gilberto Antonio Rodrigues

    19respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Corinthiano Roxo

    Sanchez passou info para o Juca Jkuro

    Última resposta há 37 segundos por ANDRE LUIZ DE ARAUJO DIAS

    26respostas

    acessar o tópico