Venha fazer parte da KTO
x

Post de Sábio no fórum "Bate-Papo da Torcida" do Meu Timão

Como disse outro amigo, minha reação no instante em que vi a notícia 'Cristóvão no Corinthians' foi parecida com a de vocês, mas após de um momento de fúria, parei de agir emocionalmente e comecei a agir com a razão.

Vamos pensar um pouco: segundo o que sai na imprensa, tentamos todas as melhores opções possíveis do futebol brasileiro (na minha opinião): Baptista, Diniz, Sylvinho e até Roger - nenhuma com êxito. O que sobrou no mercado? Apenas técnicos medalhões ou sem experiência alguma em times profissionais ou grandes. Vide isso, quero citar alguns tópicos que me fizeram pensar sobre quem deveria ser o novo técnico; acompanhem:

  • Primeiro: devem se lembrar da curta passagem, que não deixou saudades, de Adilson Batista em 2010; Adilson chegava pra substituir Mano Menezes, que saía também para a seleção e que também era muito querido pela torcida (obviamente, não com as mesmas proporções de Tite, mas também querido). Mano, falando a linguagem popular, era 'retranqueiro', mas sabia montar ótimos times com um bom plantel na mão - mesmo caso de Tite; para o seu lugar, vinha um técnico de um bom trabalho no Cruzeiro, mas de estilo TOTALMENTE diferente, com características ofensivas e muitas vezes chamado de 'professor pardal', já que inventava muito nas escalações e posições de jogadores e não dava um bom padrão tático ao time. Ok. Analisando isso e o desempenho do Corinthians em suas mãos naquele pouco mais de um mês em que esteve por aqui, a qual conclusão chegamos? Bom, tirem as suas, mas as minhas são de que não se deve substituir um técnico vencedor por um substituto com a forma de trabalho totalmente oposta a seu antecessor. Esse é o primeiro ponto;
  • Segundo: quem nos sobrou no mercado? Como já abordado no início do texto, as únicas opções livres que aparecem hoje são de medalhões, em sua maioria já ultrapassados e que não fazem a mínima questão de se atualizarem ao futebol atual - como era de costume à Tite -, ou técnicos sem experiência em times profissionais ou grandes. Alguns pedem Jorginho e Ricardo Gomes; seria uma tentativa válida, apesar de acreditar que nenhum dos dois aceitaria a proposta vide que, há pouco tempo, recusaram cada um uma do Cruzeiro. Outros vão mais além: pedem técnicos estrangeiros. Falarei deles no próximo ponto;
  • Terceiro: Certo, a ideia de um técnico estrangeiro é super válida, já que seus salários em geral são muito menores que os de brasileiros e neles, sempre temos a esperança de encontrar profissionais estudiosos e inovadores, mas pensemos um pouco: logicamente, a adaptação desses técnicos seria muito mais complicada ou, no mínimo, mais arriscada de se fazer no meio de uma temporada em que, na minha opinião, ainda brigamos por título. Creio que a hipótese de alguém de fora tenha sido descartada pela diretoria por conta desse motivo.
  • Quarto e último ponto, agora pra falar diretamente sobre Cristóvão: Borges se enquadra no primeiro ponto citado por mim, e não apenas no estilo de jogo, mas também fora dos gramados; todos falam dele como uma pessoa super humilde, e que sabe lidar com o grupo. Emerson Sheik, aliás, já deu uma declaração inclusive o comparando à Tite, na qual ele diz algo assim:

    '[...]Ele me surpreendeu muito. Eu trabalhei com um cara que todos vocês conhecem e que é muito vitorioso, o Tite. Vi o Cristóvão muito parecido com o Tite e nunca imaginei que fosse encontrar um treinador no futebol brasileiro com o perfil do Tite. É um cara estudioso, que está querendo sempre aprender e tem essa gana de vencer. Me surpreendeu!'

    Cristóvão, querendo ou não, se enquadra também no segundo item, já que as opções são muito escassas, e o terceiro se justifica por si próprio com a questão da adaptação. Pra fechar, quero citar a opinião do maior jornalista esportivo do Brasil, PVC, que disse sobre Borges:

    'Cristóvão é uma boa escolha, desde que tenha respaldo. Tem estudado novas técnicas de treinamento e isso apareceu em seus trabalhos no Fluminense e Flamengo, times que primavam pela troca de passes.'

    Ressalto o 'desde que tenha respaldo', dito por PVC, e peço que tenhamos o mínimo de paciência com o técnico. Deem um pouco de paz a ele e deixem pra fazer as assíduas críticas, que vem sendo metralhadas nas redes sociais desde que seu nome foi especulado, após um considerável tempo de trabalho. Não estou pedindo pra vocês se omitirem, críticas são importantes, mas vamos pensar um pouco mais com a cabeça e menos com o coração. Se até o maior técnico da história do Corinthians, Tite, inquestionável por sua passagem geral, também tinha atitudes muito questionáveis, por que não podemos creditar um pouco de confiança em Cristóvão que sempre se mostrou um profissional extremamente dedicado, comprometido e estudioso?


em Bate-Papo da Torcida > Cristóvão Borges - Parem um pouco pra pensar!

Responder ao post do Sábio

Veja mais tópicos do fórum do Meu Timão

  • Avatar de Matheus Assumpção

    Diretoria indo na contramão

    Última resposta há 5 segundos por Chefe Charlie Cavalo

    2respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Muniz

    Carlos Miguel não tinha que dificultar em nada a renovação!

    Última resposta há 11 segundos por Erik Cortez

    60respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de ReformulacaoJa ReformulacaoJa

    Materia da TechTudo (Globo) sobre o Futemax kkkkkkkkkkkkkkk

    Criado em 29 segundos por ReformulacaoJa ReformulacaoJa

    0respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Jp Barreto

    Principal portal Botafoguense analisando o Corinthians

    Última resposta há 39 segundos por Bauru com ovo

    21respostas

    acessar o tópico
  • Tópico popular
    Avatar de Maicon Martins

    GE nem esconde mais

    Última resposta há 43 segundos por Rodrigo Casemiro Gomes

    9respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Épico
    Avatar de Luis p.

    O zenit sumiu?

    Última resposta há 51 segundos por Carlos Timão

    18respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Ferruccio Lamborghini

    A tristeza de ser um corintiano tiozão no século 21

    Última resposta há 52 segundos por Robson Cabral

    75respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Marcos Santos Sa

    70 milhões de euros

    Última resposta há 56 segundos por Marcos Moreira

    56respostas

    acessar o tópico
  • Tópico Lendário
    Avatar de Girotti 100Rumo

    Diferença de valor do Wesley não pode ser abaixo do valores de Endrick - Estevão - Luis Guilherme

    Última resposta há 1 minuto por Tarcisio Machado

    60respostas

    acessar o tópico
  • Avatar de Yuri m.

    Estou hipnotizado nesse vídeo do Wesley

    Última resposta há 1 minuto por Yuri m.

    6respostas

    acessar o tópico