Meu Timão

Entrar
Coluna da Ana Paula Araújo
ver detalhes

5.0K 37

Equação do sucesso

Fausto durante partida entre Corinthians e Fluminense no Maracanã

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A fórmula para o Corinthians vencer o Fluminense passa por algumas variáveis importantes

Opinião de Ana Paula Araújo

visualizações 5.0K comentários 52 7

O Corinthians construiu um excelente resultado diante do Fluminense no primeiro duelo válido pela semifinal da Copa do Brasil. Agora, é exercer com primor algumas variáveis da fórmula do sucesso que tudo vai se encaminhar para uma classificação para a finalíssima.

Finalizações

O Corinthians está, claramente, devendo no quesito finalização. O último passe não tem saído com qualidade e, consequentemente, a equipe não chuta.

Jogo Finalizações Finalizações corretas
Corinthians x Atlético-GO 15 7
Fortaleza x Corinthians* 7 1
Fluminense x Corinthians 9 2

*Jogo contra o Fortaleza foi disputado com a equipe mista.

Na noite desta última quarta-feira (24), por exemplo, São Paulo e Flamengo se enfrentaram e o time paulista bombardeu o gol de umas das melhores equipes do Brasil em 26 oportunidades. Mesmo tendo saído derrotado, o número é expressivo.

Logo, contra o Fluminense, o Coirnthians precisa tentar mais para furar a defesa deles.

Fator casa

Os números do Corinthians como mandante animam. Só na Copa do Brasil, o Timão disputou três vezes em casa, venceu todas.

Reprodução/ SofaScore

Se ampliarmos esses dados para linhas gerais, o clube do técnico português disputou 26 jogos em casa, saindo vencedor em 16 oportunidades, empatando sete e perdendo apenas três. As três derrotas foram para o Santos, lá na saída do Sylvinho, para o Flamengo e para o Palmeiras.

Defesa adversária

Se no ataque o Fluminense é uma máquina, na defesa, nem tanto.

O Corinthians precisa entrar pilhado e pressionar a equipe carioca. A zaga é, com toda certeza, o ponto mais fraco do adversário.

Reprodução/ SofaScore

Tomaram sete gols a mais que o Corinthians neste ano, sem contar os estaduais. Notamos também que eles cedem mais chances que o Timão.

É um ponto a se considerar e tentar aproveitar a zaga mais frágil da equipe carioca.

Concentração

É certo que o Corinthians tem tomado gols por erros bobos. Na partida contra o Fluminense foi só mais um deles. Se voltarmos no tempo, temos o gol diante o Palmeiras, o Fortaleza e assim vamos somando incontáveis vezes em que a distração de atletas tem custado caro para a equipe.

Entrar concentrado é de suma importância para que o Corinthians seja vazado pelo Flumimense.

Jogadores decisivos

Os números gerais do time do Rio de Janeiro assustam, mas eles têm suas limitações e pontos fracos.

Vítor Pereira precisa apostar nas peças que vêm dando certo. Renato Augusto, Róger Guedes e Yuri Alberto não podem ficar de fora. Fausto Vera também é fundamental para que tudo corra bem.

No setor defensivo, é preciso muita concentração para evitar que o ataque mortal adversário consiga vazar o gol do excelente goleiro Cássio. Aliás, é nas mãos dele que a classificação pode estar. O arqueiro vive momento sublime e vem sendo de suma importância na temporada.

Cássio

Reprodução/ SofaScore

Róger Guedes

Reprodução/ SofaScore

Fausto Vera

Reprodução/ SofaScore

Renato Augusto

Reprodução/ SofaScore

Balbuena

Reprodução/ SofaScore

Enfim, o duelo é um dos mais complicados que o Corinthians vai disputar desde o Flamengo. A equipe carioca joga um futebol bonito e eficiente, mas não é imbatível. Com respeito, e usando das artimanhas corretas, o Corinthians tem muita chance de passar para a finalíssima.

Não pode respeitar adversário na Neo Química Arena, tem que mostrar quem manda logo de cara e pressionar a saída de bola do time dele. A defesa é ponto fraco e vai ser tocando a bola ali na frente da área do rival, que o Corinthians terá as melhores chances do jogo. Nos contra-ataques, que vão ocorrer, é claro, o time de Vítor Pereira precisará contar com concentração defensiva e com o grande momento de Cássio.

Se entrar concentrado, pilhado e com gana de vencer como entrou contra o Atlético-GO, é meio caminho andado para o sucesso.

Não será fácil, mas está longe de ser impossível.

Veja mais em: Corinthians x Fluminense e Copa do Brasil .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Ana Paula Araújo

Engenheira de formação, mas corinthiana de alma. Deixei a profissão para fazer parte dessa família desde 2013.

Confira mais novidades do Corinthians

37 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop