Meu Timão

Entrar
Coluna do Danilo Augusto
ver detalhes

3.4K 47

Monstro

Osmar Loss pode conquistar mais uma Copa São Paulo

Danny Cesare/Agência Corinthians

40 anos, sendo 21 como treinador de futebol

Opinião de Danilo Augusto

visualizações 3.4K comentários 46 0

A tradição do Corinthians na Copa São Paulo é algo que precisa ser estudada. Como um time, que precisa se renovar completamente a cada ano consegue sempre ir tão bem na competição?

Estrutura do clube, olheiros, tradição da camisa, profissionais fora do campo... muita coisa ajuda, mas o texto da coluna deste sábado será dedicado ao treinador do sub-20 do Corinthians.

Gaúcho, aos 40 anos, Osmar Loss executa a profissão de treinador desde 1995. Ou seja, mais da metade da vida, ele passou comandando alguma equipe de futebol.

Seu histórico de conquistas é longo. No Internacional, foi campeão estadual em várias categorias, onde pouco a pouco foi ganhando importância no clube. Passou pelo Juventude e pelo Fluminense, mas sempre voltou ao Inter, onde chegou a conquistar a Recopa em 2011 no time profissional (como interino) e o Brasileirão Sub-20 em 2013.

Saiu do Internacional pela última vez graças a um "atrito" com Dunga (obrigado, Dunga!). Foi quando veio para o Corinthians e conquistou novamente o Brasileirão Sub-20, tornando-se bicampeão do campeonato treinando equipes diferentes. Também levou o Paulistão Sub-20 em 2014 e a Copa São Paulo em 2015. Nessa época, ganhou tantas partidas pelo Timãozinho que alcançou o mesmo aproveitamento que Guardiola tinha quando treinava o super time do Barcelona.

Saiu do Timão no meio do ano passado, no projeto de parceria com o Bragantino, onde teve uma rápida passagem pelo clube do interior. Felizmente (para nós), ele voltou e aqui estamos em mais uma final da Copinha.

Além dos títulos, Loss se orgulha muito dos jogadores que revela. O treinador tem até um perfil no Linkedin, onde descreve sua atual função no Corinthians como "prospectar, desenvolver atletas de futebol com potencial futuro. Desenvolver e aplicar metodologias para capacitar o time de futebol, melhorando o rendimento da equipe e consequentemente alcançando melhores resultados".

No Internacional, Fred, Tayson, Nilmar, Leandro Damião, Sandro e Alexandre Pato tiveram Osmar Loss como treinador. No Timão, Malcom, Guilherme Arana, Matheus Pereira e Marciel treinaram com Loss e depois fizeram parte do hexacampeonato. Entre outros, Maycon, Léo Jabá e Claudinho também devem fazer parte dos profissionais em breve.

Na temporada atual, sabe o que me chama mais atenção? A coragem do treinador de escalar um time Sub-20 com três atacantes, com Gustavo Tocantins, Léo Jabá e Gabriel Vasconcelos. A "ousadia" deu resultado. Metemos seis no Paysandu, cinco no Internacional e seis no Ituano. Mesmo na semifinal, quando saímos atrás no placar, a virada parecia questão de tempo e com 28 gols marcados em oito partidas, não tinha como não chegar na final.

Agora, na segunda-feira, podemos ganhar mais um título, ou não, mas não podemos deixar de destacar o trabalho do treinador do Sub-20 do Corinthians.

Meus parabéns, Osmar Loss. Você é monstro!

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Danilo Augusto

Corinthiano e programador dedicado que tem um orgulho imenso de ter criado essa comunidade chamada Meu Timão.

Confira mais novidades do Corinthians

47 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop