Meu Timão

Entrar
Coluna do Luis Fabiani
ver detalhes

6.8K 60

Em formação

Raul Gustavo comemora seu gol contra o Santos, pelo Paulista, na Vila Belmiro

Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Raul Gustavo é caso raro de sucesso e prova que Sub-23 do Corinthians precisa mudar

Opinião de Luis Fabiani

visualizações 6.8K comentários 75 5

Raul Gustavo foi impecável contra o Santos. Desde as disputas aéreas vencidas contra um centroavante mais alto, passando pela ótima leitura defensiva, até a incrível maturidade ao iniciar a construção ofensiva do Corinthians com seu pé esquerdo certeiro. É um zagueiro cujo potencial anima a todos que assistem seu início de carreira.

A maturidade nas atuações, porém, não é à toa. A formação do Raul é fundamental na rápida adaptação ao time profissional do Corinthians. Desde 2018, quando ainda jogava no NK Lokomotiva, da Croácia, o zagueiro já atuava em nível profissional. Quando chegou ao Sub-20 alvinegro, sob pedido de Dyego Coelho, já estava um estágio acima dos seus concorrentes de posição, sendo titular absoluto até estourar a idade limite da categoria, em 2019.

Em 2020, sem categoria para jogar, foi alçado para o Sub-23, onde alternou entre zagueiro e volante. Treinava no profissional com Tiago Nunes e jogava nos Aspirantes com Edson Leivinha. Tinha vivência profissional e conseguia corrigir seus defeitos jogando, ainda que em um Brasileirão Sub-23. Somou-se a isso o curto período que passou emprestado na Inter de Limeira. Finalmente, ficou pronto para jogar no time principal do Corinthians

Com Raul, como raramente faz, o clube respeitou todas as etapas da formação de um atleta. Se tivesse subido em 2019, quando estourou a idade para jogar no Sub-20, dificilmente teria maturidade para já pedir passagem no time titular, como faz hoje. Um Sub-23 sucateado do Corinthians colaborou na formação de um jogador excepcional. E isso me faz ponderar o que a categoria seria capaz de fazer se funcionasse plenamente durante todo esse tempo. Foi um raro acerto de uma categoria que acumulou situações questionáveis

Em novembro do ano passado, Jacinto Ribeiro, o Jaça, então diretor do time Sub-23, afirmou que a folha salarial do elenco não passa dos R$ 200 mil mensais. Assim, em um ano, a folha do clube não passaria de R$ 2,4 milhões anuais. Se Raul conseguir manter o nível apresentado nos últimos três jogos, garanto que uma eventual venda garantiria mais de uma década de funcionamento da categoria. E há de se levar em conta que outros jogadores de potencial, potenciais produtos de venda do clube, seriam alçados pelo Sub-23 nesse meio tempo.

Há de se ressaltar, portanto, que se a categoria funcionasse como deveria, a folha salarial seria ainda mais baixa, projetando a utilização de jogadores vindos de outras categorias da base alvinegra, sem a necessidade de buscar jogadores mais caros vindo de outras equipes.

A torcida deve contestar a todo momento os modus operandi do Corinthians Sub-23. Se bem utilizada, é de um potencial enorme pra formação e posterior venda de jogadores. Novos "Rauls Gustavos" são condicionados à uma mudança radical da categoria

Veja mais em: Raul Gustavo e Base do Corinthians .

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Meu Timão.

Por Luis Fabiani

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Há três anos, acompanhando a base do Corinthians diariamente pelo Meu Timão.

Confira mais novidades do Corinthians

60 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentário mais curtido

    Marcelo
    Marcelo Silva #3.466

    Eu sempre fui a favor da manutenção do Sub-23, mas não da forma que estava sendo executado. Cada jogador tem seu tempo na evolução técnica e cognitiva, não são todos que estão prontos aos 18,20 anos.

    Raul Gustavo é um claro exemplo disso.

    Sou a favor da manutenção do Sub-23 desde que a prioridade seja a utilização de jogadores de potencial que estouraram a idade de 20 anos e não seriam utilizados no profissional de imediato, melhor manter esses jogadores em um Sub-23 ao invés de emprestar para times menores com estrutura pífia.

    Outra mudança que faria, era colocar esse Sub-23 para jogar as divisões inferiores do Paulista, Copa Paulista, isso agrega experiência aos jogadores, nada de jogar campeonatos de aspirantes.

  • Publicidade

  • Todos os comentários (75)

    Jose Luiz Perucelo Perucelo
    Jose Perucelo

    Esse varanda já teve chances suficiente para mostrar no seu futebol, porém parece que não leva a sério a sua profissão.

  • Pedro Lucas Rossi Mariozi
    Pedro Mariozi #2.939

    Raro acerto... O criticado Sub-23, que tem um custo ridículo, em dois anos de existência já fez a gente revelar um grande jogador...

  • Bernardo
    Bernardo Sá #21

    Voa moleque, você é bola.

  • Gabriel
    Gabriel Sá #7.577

    O roni também teve uma passagem no elenco sub 23 e assim como o Raul, também estreou muito bem contra o bahia e mostra que esta "maduro" para jogar no profissional e faz boas partidas. Contudo não recebeu uma sequência ainda.

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop