Meu Timão

Entrar

Corinthians assume a liderança isolada na preferência entre os Paranaenses

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

3.5K

No estado do Paraná, Corinthians já tem o dobro de torcedores do 2° colocado

visualizações 3.5K comentários 19 0

Retorno à série A, contratação de Ronaldo, títulos Bra­­silei­ro, Libertadores e Mundial, contagem regressiva para a inau­­guração do estádio próprio. Os últimos quatro anos foram de sonhos para os corin­tianos. E acentuaram o pesadelo dos clubes paranaenses. O Corinthians reforçou sua con­­dição de maior torcida no Paraná, agora com o dobro da preferência do segundo colocado. Mais do que isso, puxou um crescimento da preferência do paranaense por times de outras regiões. Na contramão, as principais equipes locais perderam adeptos.

Esse cenário é revelado em um levantamento exclusivo da Paraná Pesquisas para a Ga­­ze­­ta do Povo. O maior estudo do gênero feito no estado ouviu 113.962 pessoas em 70 municípios, entre janeiro e novembro deste ano. A margem de erro é de 0,5%.O bando de loucos corresponde a 15,77% dos morado­res do estado, índice inferior apenas ao dos que dizem não torcer para ninguém (32,44%). O Atlético vem em segundo, com 7,72%, abrindo um bloco que tem, dentro da margem de erro, Palmei­ras (7,34%), São Paulo (7,12%) e Coritiba (6,97%). Logo atrás vêm Flamengo (6,69%) e Santos (5,28%), para, somente então, aparecer o Paraná (2,08%).

É como se em cada dez paranaenses, cinco torcessem por times de fora, três por nenhum e apenas dois por equipes do estado.O cenário fica mais dramático quando comparado a outro levantamento da Pa­­raná Pesquisas, de 2008. Os quatro grandes de São Paulo, a dupla Grenal, Flamengo e Vasco tiveram, juntos, um crescimento de torcida de 14% – só o Palmeiras perdeu fãs.

O Corinthians cresceu 26,7% e viu sua liderança ficar mais folgada. Se em 2008 a vantagem para o Atlético era de três pontos porcentuais, agora o Timão tem o dobro de seguidores do Furacão. Diferença que reflete o encolhimento da torcida do trio de ferro: uma redução de 17%. Tricolores (34%) e rubro-negros (19%) tiveram as maiores quedas. Os alviverdes caíram menos (7%), mas perderam o posto de quarta maior torcida do estado para o São Paulo, e viram o Fla­­mengo encostar.

Entre os clubes locais, a reação é responsabilizar a formação política e social do estado. O Norte coloni­zado por paulistas, o Oeste por gaúchos e os 40 anos como co­­marca de São Paulo deixaram uma herança cultural que limita o alcance dos principais clubes do estado às imediações de Curitiba. “Passou de Campo Largo, ninguém mais torce para os times do estado”, diz Rubens Bohlen, presidente do Paraná Clube. A pesquisa respalda, em partes, a avaliação.

Antonina é a cidade mais distante da ca­­pital em que o trio de ferro domina. No interior, Ponta Grossa, Londrina e Paranavaí têm os times da cidade como os paranaenses mais populares – atrás dos paulistas. A influência sanguínea, porém, não explica tudo. O oeste do estado, de influência gaúcha, já tem o Corinthians como maior torcida nas cidades de Cascavel e Foz do Igua­­çu.

Dados do Censo-2010 mostram que 550 mil pessoas nascidas em São Paulo moram no Paraná. É menos do que a torcida do Santos no estado. O número de gaúchos (279 mil) não comporta os fãs da dupla de Grenal. Sinal claro de que há paranaenses de nascimento – filhos de migrantes ou não – torcendo por times de fora. “O momento é corintiano”, aponta Murilo Hidalgo, diretor da Paraná Pesquisas. “Fora se cultiva o sentimento de a criança, o jovem torcer pelo time da cidade. Aqui é bonito torcer pelo campeão”, acrescenta Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba.
Mesmo a difícil reversão desse quadro parece exigir uma postura diferente. “Os adversários não são mais os paranaenses, mas sim os paulistas. Curitiba é um mercado esgotado.

Fonte: Blog do JJ

Confira mais novidades do Corinthians

19 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes
  • Comentários mais curtidos

    Bruno
    Bruno Saito #2.915

    Quando a Globo parar de enfiar goela abaixo os jogos do fraco campeonato carioca na maioria do Brasil, ninguém segura o crescimento da nossa torcida.

  • julio
    Julio Felipe

    Tem uma coisa que eu não consigo entender temos os melhores jogadores, as maiores estreles, os melhores campos o direito de transmissão mais caro do pais porq o campeonato paulista só passa em 4 estados e o carioca pssa 16 será qui eles preferem mostrar bangu e volta redonda a diretoria do corinthanstem que brigar por esse territorio goiais, bahia, tocantis, sta catarina tem muito torcedor do Timão locospirose se alastrando geral globo emissora carioca

  • Publicidade

  • Todos os comentários (19)

    Marquinhos
    Marquinhos Lhp #41

    Vai Corinthians

  • Juka
    Juka Sccp #1.538

    Locospirose está se espalhando...

  • Sergio
    Sergio Lima #7.423

    Um problema os colegas não estão percebendo. É que a Arena Corinthians fica no coração, no núcleo, do maior contingente de torcedores de um time de futebol no mundo. E os dois "tobogãs" viria para ajustar essa diferença para essa massa, que caso fique só para 48 mil e não para 68 mil, com todo a certeza do mundo eles irão ficar lá atrás "no morro", do lado de fora. O Pacaembu ficou com o tobogã cheio todos os jogos o ano passado, já as numeradas. Sou a favor dos 68 mil fixos.

  • Eduardo
    Eduardo Kovalski

    Pessoal.. Sou paranaense nascido e criado aqui, o Coringão dominaaa.. Hehe
    Até na Capital somos muito fortes la, o Coringão hoje não é de São Paulo, é do Brasil.. Ou como Tite mesmo falou.. Corinthians não é Brasil.. Corinthians é Corinthians!

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop