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Pelo quarto ano seguido, Corinthians é a marca mais valiosa do futebol brasileiro

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Corinthians é a marca mais valiosa do futebol brasileiro

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Campeão sul-americano e mundial, o Corinthians se consolida como o clube mais valioso do futebol brasileiro. E, de maneira geral, os clubes do País estão se valorizando fortemente a cada ano. É o que aponta estudo recente de avaliação de marcas feito pela BDO. O trabalho constatou que o valor das 23 maiores marcas do futebol do Brasil atingiu neste ano R$ 6,06 bilhões, com crescimento de 9% em relação a 2012.
Atualmente, o Corinthians vale R$ 1,1 bilhão, de acordo com o levantamento. É o único clube na casa do bilhão, pois o Flamengo, segundo colocado, aparece com R$ 855,4 milhões e o São Paulo, o terceiro, com R$ 848,2 milhões.
Em um período em que a economia brasileira enfrenta turbulência, um setor crescer 9% é algo significativo. Mas a evolução é ainda maior, e mais expressiva, quando comparada com a análise de 2009. Desde então, houve crescimento de 69% no valor das agremiações.
“Isso reflete uma exploração comercial do potencial que cada clube tem. Em cinco anos, houve crescimento forte do valor, impulsionado por contratos de televisão e ações mais agressivas de marketing”, comenta Pedro Daniel, consultor de gestão esportiva da BDO e coordenador do trabalho.
O estudo recorreu a informações financeiras, estratégias de marketing dos clubes e pesquisas feitas com torcedores, além de dados econômicos e sociais dos brasileiros. As receitas analisadas foram retiradas dos balanços contábeis nas áreas de marketing, exploração de estádio (bilheteria, por exemplo), mídia e sócios. O dinheiro recebido com transferências de jogadores não foi considerado.
Pedro Daniel afirma que os torcedores estão consumindo mais, mas aponta outros fatores que pesam para o crescimento constante. Ele cita a contratação de Ronaldo pelo Corinthians, em 2009, como uma jogada de marketing sem precedentes – a partir dali, o clube alvinegro começou a superar o Flamengo, mais valioso até 2009 -, mas dá outro exemplo que considera significativo. “O Internacional e o Grêmio estão orientados para os consumidores. O (programa) sócio-torcedor de ambos é muito evoluído”, diz o profissional da BDO.

Fonte: A tribuna Mato Grosso

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