Meu Timão

Entrar

O estádio do Cobresal fica no deserto do Atacama, no Chile

Reprodução

10K 89

Desafio da América

Sem treinar em El Salvador, Timão tem desafio da altitude na estreia da Libertadores

Por Meu Timão

visualizações 10K comentários 72 0

No dia 17 de fevereiro, o Corinthians fará sua estreia na Copa Libertadores de 2016. O primeiro desafio será o Cobresal, time chileno da modesta El Salvador. A cidade, localizada no meio do deserto do Atacama, será um dos maiores desafios do Timão.

Com a pouca estrutura da cidade, a delegação corinthiana optou por permanecer em Santiago por mais um dia, só chegando à El Salvador no dia da partida, em vôo fretado. A equipe sai do Brasil em um vôo regular para a capital chilena no dia 15, e treina na cidade no dia 16.

Somente no dia seguinte é que se dirigirá à El Salvador pela manhã. A delegação irá almoçar na cidade do Cobresal, e dormirá no local que tem pouco mais de 7 mil habitantes. Um vôo fretado levará a equipe de volta à Santiago pela manhã.

A decisão, porém, impõe um desafio aos atletas: a diferença de altitude. Enquanto Santiago está a 567 metros acima do nível do mar, a cidade do Cobresal - localizada junto à cordilheira dos Andres - está a 2300 metros de altitude.

Sem a adaptação, essa diferença de altitude pode refletir na atuação em campo. O ar mais rarefeito, por vezes, pode causar problemas respiratórios e mal-estar nos atletas, dores de cabeça e até vômitos. Os sintomas são o resultado da baixa oxigenação do sangue, que faz com que a respiração fique ofegante e os batimentos cardíacos acelerados para entregar oxigênio as células, até que o corpo se adapte à nova condição.

Confira mais novidades do Corinthians

72 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop