Meu Timão

Entrar

Corinthians e Atlético-MG se enfrentam nesta quarta-feira

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

3.0K 42

Que várzea

Calendário da CBF desfalca Atlético-MG contra Corinthians e descumpre promessa da entidade

Por Meu Timão

visualizações 3.0K comentários 38 0

Próximo adversário do Corinthians, o Atlético-MG será prejudicado por uma promessa não cumprida da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), responsável pela organização do Campeonato Brasileiro. Cerca de um ano e meio depois de anunciar a interrupção do torneio durante jogos das Eliminatórias Sul-Americanas à Copa do Mundo, a entidade quebra sua palavra e ainda impede o adiamento do jogo desta quarta-feira.

Em agosto de 2015, a fim de amenizar os danos causados por conta do calendário enxuto e de convocações, a CBF publicou que, a partir daquele momento, “quando a Seleção Brasileira estiver em campo pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, o Brasileirão vai parar”, afirmava o trecho inicial. “De acordo com o presidente Marco Polo Del Nero, a pausa na agenda (...) valoriza a principal competição realizada no país e a própria Seleção Brasileira, cria um tempo extra para treinamentos dos times e fortalece ainda mais o Brasileirão (...)”.

De fato, a determinação chegou a ser parcialmente cumprida pela entidade. Ao longo das rodadas 7 e 8 das Eliminatórias, por exemplo, realizadas nos dias 1º e 6 de setembro, a programação nacional foi interrompida. No entanto, as próximas partidas válidas pela competição de seleções (9ª e 10ª rodadas) não causarão hiato na Série A.

Atual campeão brasileiro, o Corinthians, assim como outras equipes, vem sofrendo com a falta de planejamento da CBF. Em 2015, mesmo com constantes convocações para as Eliminatórias, a equipe faturou o hexacampeonato. O mesmo ocorre agora, com o lateral-direito Fagner e o atacante Ángel Romero defendendo Brasil e Paraguai, respectivamente.

A situação do Atlético-MG , porém, é ainda mais grave. Na briga pelo título contra Palmeiras e Flamengo, o time de Belo Horizonte acumula nada menos que dez desfalques, cinco devido ao certame que define os quatro classificados à Copa do Mundo de 2018: o zagueiro Erazo e o meia Cazares se apresentaram à seleção do Equador; o meia Otero, à da Venezuela; o atacante Lucas Pratto, à Argentina; e o volante Rafael Carioca, à Brasileira.

Na última quinta-feira, na tentativa de adiar o duelo com o Corinthians, o clube mineiro entrou com um pedido à CBF alegando que está sendo prejudicado com o excesso de jogadores chamados para a rodada de outubro das Eliminatórias. A entidade, em contrapartida, recusou a solicitação e não alterou a data do confronto, mantido para esta quarta, às 21h (de Brasília), na Arena em Itaquera.

Ainda assim, chama atenção o fato de Palmeiras e Flamengo, únicos à frente do Atlético-MG na tabela, terem sido contemplados pela CBF em razão do mesmo motivo. Em vez de jogarem na quarta (5), vão enfrentar América-MG e Santa Cruz, nesta ordem, apenas no dia 9.

Confira mais novidades do Corinthians

38 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop