Meu Timão

Entrar

Baltazar (ao centro) ficou conhecido pela Fiel como 'Cabecinha de Ouro'

José Pinto/Reprodução

900 17

Na memória!

Ídolo do Corinthians, Baltazar celebraria aniversário de 92 anos neste domingo

Por Meu Timão

visualizações 900 comentários 17 0

Um dos grandes nomes que já passaram na história do Corinthians completaria 92 anos domingo. Trata-se de Oswaldo Silva, o Baltazar, mais conhecido pelo apelido "O Cabecinha de Ouro" que recebeu da torcida alvinegra. O jogador chegou ao Timão em 1945, vindo de Santos, e é o segundo maior artilheiro do clube centenário.

Mesmo sem esbanjar categoria com a bola nos pés e com uma limitação já reconhecida por si mesmo, Baltazar se redimia a partir de sua maior virtude. O atacante brilhava balançando as redes adversárias de cabeça, em grande parte dos tentos. Foram 266 gols pelo Corinthians ao longo de sua passagem de 12 anos.

Todo o carinho e identificação da Fiel com o jogador ficaram explícitos após episódio curioso. Premiado com um carro devido ao prêmio de jogador mais popular, Baltazar perdeu o automóvel pouco tempo depois. Enquanto viajava, o veículo apresentou uma pane elétrica e, em seguida, incendiou. A Fiel, comovida com o acontecimento, presentou o craque com outro carro.

Baltazar conquistou cinco títulos pelo Corinthians: Taça Rio-São Paulo 1950 e 1953, e o Campeonato Paulista de 1951, 1952 e 1954. O atacante faleceu no dia 25 de março de 1997, na cidade de São Paulo, em consequência de diversos problemas físicos.

Veja mais em: Ídolos do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

17 Comentários Comentar >

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop