Meu Timão

Entrar

Timão fez campanha incontestável na Copa do Brasil de 1995

Divulgação/Corinthians

12K 32

Timaço na memória!

Há 23 anos, Corinthians conquistava Copa do Brasil pela primeira vez em sua história

Por Meu Timão

visualizações 12K comentários 30 0

Na vasta galeria de títulos do Corinthians, há três troféus da Copa do Brasil. E o primeiro deles faz aniversário nesta quinta-feira. Em 21 de junho de 1995, o Timão batia o Grêmio, fora de casa, para garantir sua primeira conquista da competição nacional. A campanha até esse momento, no entanto, merece destaque.

Tudo começou contra o Operário, do Mato-Grosso. Na partida de ida, longe de seus domínios, o empate por 1 a 1, com gol de Célio Silva. No segundo confronto, disputado no Pacaembu, o Timão não tomou conhecimento e se classificou com goleada por 4 a 0 - gols de Célio Silva, duas vezes, Henrique e Elivélton.

Nas oitavas de final, o desempenho seguiu crescendo. Contra o Rio Branco, duas vitórias extremamente convincentes. Na ida, 3 a 0, com tentos marcados por Marcelinho Carioca e Marques (duas vezes). Na volta, novo triunfo, dessa vez por 2 a 0, com Marcelinho balançando as redes em duas oportunidades.

Antes de chegar à decisão, o Corinthians ainda deixaria Paraná e Vasco da Gama para trás. O grande destaque fica por conta do segundo jogo contra os cariocas, na semifinal, quando o Timão chegou em sua maior goleada na competição: 5 a 0, com gols de Viola, três vezes, Souza e Ricardo Rocha, contra.

Restavam, então, os dois jogos da decisão para confirmar o título e a invencibilidade na campanha. E os comandados de Eduardo Amorim não decepcionaram. Em casa, triunfo por 2 a 1 contra os gaúchos com gol de Viola e Marcelinho, de falta. Na volta, 1 a 0 no Olímpico, em Porto Alegre, e taça na galeria do Parque São Jorge.

A escalação na grande final tinha Ronaldo; Vitor, Henrique, Célio Silva e Silvinho; Marcelinho Paulista, Bernardo, Marcelinho Carioca e Souza; Viola e Fabinho. Ao todo, o Corinthians marcou 21 gols em sua campanha campeã, sofrendo apenas três tentos.

Veja mais em: Jogos Históricos, História do Corinthians e Copa do Brasil.

Confira mais novidades do Corinthians

30 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop