Meu Timão

Entrar

Gol marcado por Leandro Damião foi erro mais notável contra o Corinthians neste Brasileirão

Reprodução/Premiere

36K 124

Além do Majestoso

Pontos perdidos por erros contra o Corinthians eliminariam chances de rebaixamento; veja análise

Por Meu Timão

visualizações 36K comentários 103 0

A arbitragem ruim em Majestoso que terminou empatado por 1 a 1, neste sábado, revoltou jogadores, comissão técnica e diretoria do Corinthians. Nos discursos, porém, os alvinegros se queixavam da constância com que os erros tem prejudicado o clube. Por mais emotivos que sejam os desabafos, a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dá embasamento para eles.

Poucos sabem, mas, em seu site, a federação analisa os lances polêmicos de cada rodada do Brasileirão. No levantamento, o Corinthians é o time mais prejudicado por equívocos dos homens do apito. Mesmo sem a publicação dos lances do Majestoso, a equipe alvinegra poderia ter seis pontos a mais não fossem os erros.

A análise, porém, só feita pela CBF até a 30ª rodada da competição por enquanto. Motivo de muito questionamento também, o pênalti não marcado sobre Roger, no jogo contra o Botafogo, também não foi analisado pela entidade. Como erros que prejudicaram o Timão, entram três lances, contra Ceará, Internacional e América-MG - relembre cada um deles abaixo.

Relembre os erros que prejudicaram o Corinthians de acordo com a CBF

Corinthians 1 x 1 Ceará - 4ª rodada

Aos quatro minutos do segundo tempo, com o placar empatado em 1 a 1, Pedrinho foi derrubado dentro da área e ganhou cartão amarelo por simulação.

Análise da CBF: Decisão equivocada da arbitragem - pênalti deveria ter sido marcado.
Aplicação da regra: Pisão imprudente dentro da área é infração.

Corinthians 1 x 1 Internacional - 26ª rodada

Pouco antes do intervalo, o atacante Leandro Damião aproveita cobrança de falta no segundo pau e abre o placar para Internacional. Além do atacante, outros três jogadores aparecem em posição irregular.

Análise da CBF: Decisão equivocada - árbitro deveria ter anulado o gol.
Aplicação da regra: De acordo com a regra, o jogador que estiver com qualquer parte de seu corpo mais próximo da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário deve ser punido com tiro livre indireto – impedimento.

América-MG 0 x 0 Corinthians - 27ª rodada

Na reta final da partida, Gabriel invade a área para aproveitar passe de Roger e é derrubado pelo defensor do clube mineiro.

Análise da CBF: Decisão equivocada da arbitragem - pênalti deveria ter sido marcado.
Aplicação da regra: De acordo com o texto de regra, o jogador que dar ou tentar dar um calço em seu adversário deve ser punido com tiro penal ou tiro livre direto contra sua equipe.

Pontos que fazem falta

Levando em conta o resultado das partidas em que o Timão foi prejudicado, a equipe alvinegra poderia estar com seis pontos a mais na tabela do Brasileirão - dois pontos por partida. Com isso, já estaria livre do risco de rebaixamento, com 46 pontos.

O exercício, é claro, não tem exatidão. Adota-se o seguinte critério: contra América-MG e Ceará, o time converteria os pênaltis, vencendo a partida; já contra o Internacional, o gol de Damião não existiria, deixando o placar em 1 a 0 para o Corinthians.

É preciso destacar ainda que o cálculo só leva em conta os erros destacados pela própria CBF. Se colocarmos na conta, por exemplo, o gol mal anulado de Danilo, no Majestoso, o Corinthians chegaria aos 48 pontos - a pontuação colocaria o Timão na zona de classificação para a Libertadores de 2019.

Erros a favor não fariam diferença

O site da federação responsável pela arbitragem nacional mostra ainda dois lances em que o Corinthians foi beneficiado. Nenhum deles, no entanto, teria peso no placar final das partidas.

Os dois são em clássicos: pênalti não marcado para o Palmeiras, que acabou batendo o Timão por 1 a 0; gol de Jonathas na derrota corinthiana para o São Paulo, por 3 a 1, no primeiro turno.

Veja mais em: Campeonato Brasileiro e Erros de arbitragem.

Confira mais novidades do Corinthians

103 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop