Meu Timão

Entrar

Emocionado, Arnaldo Cezar Coelho se despediu das transmissões de futebol neste dia 20 de novembro

Reprodução/TV Globo

3.3K 58

Pode isso, Arnaldo?!

Arnaldo Cezar Coelho se aposenta da TV; ex-juiz está entre os que mais apitaram jogos do Corinthians

Por Meu Timão

visualizações 3.3K comentários 45 0

Ex-juiz de futebol e então comentarista de arbitragem na TV Globo, Arnaldo Cezar Coelho, aos 75 anos de idade, deu fim à segunda carreira nesta terça-feira. Pela última vez ele trabalhou em uma transmissão ao lado do companheiro Galvão Bueno, que não conteve a emoção e chegou a chorar no ar pelo fato de o amigo estar de saída do canal após 29 anos.

“Nós fizemos uma amizade muito grande, muito bonita. Aprendi muito com você, me ensinou muito”, afirmou Galvão, antes mesmo de a bola rolar para o amistoso entre Brasil e Camarões, que terminou com vitória verde-amarela pelo placar de 1 a 0. “Acho que meu dever está cumprido”, completou o agora ex-comentarista.

Arnaldo Cezar Coelho é considerado um dos maiores árbitros de futebol já produzidos pelo Brasil. Em 1982, se tornou o primeiro juiz não-europeu a apitar uma decisão de Copa do Mundo: vitória da Itália por 3 a 1 sobre a seleção da Alemanha.

O que poucos corinthianos sabem, porém, é que o carioca está na história do Corinthians. Foram 72 partidas do Timão apitadas por ele, que se tornou o sexto árbitro que mais esteve à frente de confrontos do clube – 34 vitórias, 23 empates e apenas 15 derrotas.

Irreverente, Arnaldo entraria na Rede Globo em 1989, já como parceiro de transmissão de Galvão Bueno, amigo de longa data. Com o passar dos anos, ganhou fama pelo bordão “a regra é clara!”. Pelo canal, cobriu oito edições de Mundial: 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e, por fim, 2018.

“Nós fizemos uma amizade muito grande, muito bonita. A gente se fala quase todos os dias nesses quase 30 anos. Aprendi muito com você, me ensinou muito. A ser um pouco mais paciente em determinados momentos, nessa mistura da vida de gente de chutar baldes e engolir sapos. E sempre com muita sabedoria”, discursou Galvão ao amigo.

“Te agradeço muito. Vai fazer uma falta muito grande. Mas você vai estar sempre aqui no nosso coração e na nossa cabeça”.

Confira o top 10 dos árbitros que mais apitaram partidas do Timão

  1. Romualdo Arppi Filho - 129 jogos
  2. Dulcídio Wanderley Boschillia - 127 jogos
  3. Armando Marques - 109 jogos
  4. José de Assis Aragão - 106 jogos
  5. João Etzel Filho - 104 jogos
  6. Arnaldo Cezar Coelho - 72 jogos
  7. Roberto Nunes Morgado - 69 jogos
  8. Oscar Scolfaro - 68 jogos
  9. Anacleto Pietrobon - 61 jogos
  10. José Favilli Neto - 52 jogos

Fonte: aplicativo Almanaque do Timão

Veja mais em: História do Corinthians e Fatos marcantes.

Confira mais novidades do Corinthians

45 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop