Meu Timão

Entrar

Pelé sendo marcado pelo zagueiro Ditão, durante um dos duelos entre Corinthians e Santos

1.9K 11

Histórico

Corinthians x Seleção: amistoso que quase impediu Pelé de ir à Copa completa 62 anos

Por Meu Timão

visualizações 1.9K comentários 11 2

Entre os duelos que fazem aniversário neste dia 21 de maio está um amistoso entre Corinthians e a Seleção Brasileira. Mesmo amistosa, a partida reservou um roteiro preocupante para a Seleção menos de um mês antes do início da Copa do Mundo de 1958.

No duelo realizado no Pacaembu, o Corinthians, que já era um dos grandes times do país, entrou em campo com Aldo, Olavo, Ari Clemente, Cássio, Walmir, Benedito, Bataglia, Luizinho, Índio, Rafael e Zague. Mas os comandados do técnico Cláudio não tiveram chance contra uma Seleção repleta de craques.

Comandada por Vicente Feola, a Seleção Brasileira tinha Gilmar, Djalma Santos, Belini, Nilton Santos, Zito, Orlando, Garrincha, Didi, Mazolla, Pelé e Pepe. A equipe, que viria ser campeã do Mundo naquele ano, venceu o Timão por 5 a 0. Os gols foram marcados por Mazolla, Pepe (2x) e Garrincha (2x).

O duelo ficou marcado pelo famoso episódio que quase tirou Pelé da Copa do Mundo daquele ano, quando o lateral-esquerdo corinthiano Ari Clemente deu uma entrada dura no jovem de 17 anos. Pelé teve de deixar a partida. Mais tarde, foi confirmada uma séria lesão que fez o jogador correr o risco de ser cortado da Copa do Mundo.

Vale lembrar que Pelé ficou de fora dos dois primeiros duelos da Copa de 1958, contra a Áustria e a Inglaterra. Mesmo assim, a Seleção se classificou em primeiro lugar no Grupo 4, que ainda contava com a União Soviética - classificada em segundo lugar. Foi o primeiro Mundial conquistado pelo Brasil.

Veja mais em: Retrospecto do Corinthians, Jogos Históricos e História do Corinthians.

Confira mais novidades do Corinthians

11 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop