Meu Timão

Entrar

Antes da retomada das atividades, os clubes terão que cumprir o protocolo da FPF

Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

3.1K 28

Medidas obrigatórias

Clubes recebem protocolo com medidas para retorno do Paulista; Federação não estipula data

Por Meu Timão

visualizações 3.1K comentários 28 10

Mesmo sem uma data prevista para o retorno do futebol, os bastidores da modalidade seguem movimentados por planejamentos para quando a bola puder voltar a rolar. Assim, em meio à pandemia da Covid-19, a Federação Paulista de Futebol (FPF) enviou aos clubes um protocolo para a retomada do Estadual, sem projeção de data.

Obtido e divulgado pelo GloboEsporte.com, o protocolo foi feito com base nas medidas adotadas pelas Federações Espanhola e Catarinense, pela Liga Portugal e pelo RB Leipizig, time alemão que já retornou a suas atividades. Mesmo sem qualquer previsão de data para o Paulistão, o documento da FPF estipula medidas obrigatórias também para antes do retorno, como frequência de testes da Covid-19.

A proposta da Federação é que todos os envolvidos nas partidas sejam testados frequentemente. A primeira bateria de testes deve ser realizada 48 horas antes da data prevista para a retomada dos treinos. Além disso, antes da volta da competição, os testes também seriam refeitos.

Outra medida imposta no documento é de que todas as delegações dos clubes se isolem em seus Centros de Treinamento e hotéis durante toda a competição. O torneio, cabe relembrar, foi paralisado restando duas rodadas para o fim da fase de grupos. Além disso, o modelo de disputa também foi alterado. Agora, quartas e semifinais serão disputadas em jogos únicos, enquanto a final segue prevendo jogos de ida e volta. Com isso, estão previstas 24 partidas.

Buscando minimizar o número de pessoas em contato, as delegações foram reduzidas para 38 integrantes. Ainda de acordo com o protocolo, o uso de máscaras será obrigatório, exceto para jogadores, e a arbitragem e os demais funcionários devem providenciar a própria alimentação.

O Corinthians tem se colocado a favor de aguardar consenso entre todas as autoridades envolvidas para aí sim voltar a treinar e vem mantendo contado com FPF e demais clubes.

E mais: coisas a saber sobre a volta do Corinthians e do futebol

Veja mais em: Pandemia do coronavírus e Campeonato Paulista.

Confira mais novidades do Corinthians

28 Comentários Comentar >

2000 caracteres restantes

Especiais do Meu Timão

Você está acessando o site mobile do Meu Timão.

Acessar versão Desktop.

Acessar versão desktop